Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

2º Encontro Catequese - Igreja-Missa-Biblia

2,786 views

Published on

Segundo encontro da Catequese - Temas Igreja - Missa - Biblia
para inicio uma breve explicação sobre a Estrutura da nossa fé Catolica

Published in: Education
  • Be the first to comment

2º Encontro Catequese - Igreja-Missa-Biblia

  1. 1. 2 º Encontro
  2. 2. A igreja é a família de Deus Igreja é a reunião do povo de Deus. Deve ser uma comunidade viva, com a finalidade de continuar a missão que Jesus nos deixou.
  3. 3. A palavra IGREJA vem do grego EKKALEIN, que significa : CHAMAR. A Igreja é pois, a assembleia dos chamados e eleitos por Deus, para levar a BOA NOVA de JESUS CRISTO á humanidade
  4. 4. A igreja somos todos nós que temos a mesma fé. Não é somente o Papa, o padre, as freiras ou os religiosos que formam a Igreja. Eles estão a serviço da Igreja. Nós também somos Igreja.
  5. 5. BISPO Dom José Negri Bispo da Diocese de Santo Amaro Papa Francisco Presbíteros ou Padres Através do sacramento da ordem são portadores de Graça para pregar o EVANGELHO, conquistando os fiéis e celebrar o culto divino. São sucessores dos apóstolos até o fim dos tempos. Tem como missão ensinar e pregar o EVANGELHO a toda criatura, para que alcance a salvação pela fé.
  6. 6. Servem ao povo de Deus no serviço da Liturgia, da palavra e da caridade. Estão a serviço do povo de Deus em comunhão com o bispo e o presbítero. Não realizam Missas. Diáconos São os fiéis em Cristo pelo batismo e constitui o povo de Deus. São chamados para construir a Igreja. Leigos/Fiéis §1267 INCORPORADOS À IGREJA, CORPO DE CRISTO - O batismo faz-nos membros do Corpo de Cristo. "Somos membros uns dos outros" (Ef 4,25). O Batismo incorpora à Igreja. "Fomos todos batizados num só Espírito para sermos um só corpo" (1Cor 12,13).
  7. 7. A Igreja Católica Apostólica Romana é a família de Deus. Uma vez reunidos em comunidade, o povo de Deus, ao celebrar a Palavra e a Eucaristia cumprem o mandamento de Cristo de fazer isto para recordar a sua memória até que ele volte outra vez.
  8. 8. A Missa é a reunião da família de Deus para louvar e agradecer, pedir perdão e se alimentar com o Corpo de Jesus.
  9. 9. ENTRADA É a procissão do povo de Deus que se dirige à casa do Pai. Todos estão alegres e cantando. 1 SAUDAÇÃO No início da Missa o padre faz uma pequena saudação, cumprimentando os participantes.2
  10. 10. ATO PENITENCIAL Para participar da Celebração devemos estar com o coração bem limpo, sem nenhum pecado; por isso pedimos perdão a Deus.
  11. 11. GLÓRIA Sabemos que Deus sempre nos perdoa. Nós o louvamos cantando ou rezando o GLÓRIA. 4 LEITURAS Até agora Deus nos ouviu. É a nossa hora de ouvi-lo contemplando as três leituras apresentadas pela igreja a cada missa ou celebração da palavra. 5
  12. 12. Onde o padre explica a mensagem tirada das leituras da Bíblia e a posição mais coerente do cristão frente ao mundo atual. 6HOMILIA
  13. 13. ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA Na oração da assembleia, a comunidade faz os seus agradecimentos e/ou pedidos. 8 CREDO Nós acreditamos nas coisas de Deus, por isso rezamos o CREDO. Logo após a Homilia. 7
  14. 14. OFERTÓRIO9 10 ORAÇÃO DO PAI-NOSSO É a oração que JESUS nos ensinou. É a procissão do povo de Deus que se dirige à casa do Pai. Todos estão alegres e cantando. ORAÇÃO EUCARÍSTICA O pão e o vinho são transformados no Corpo e Sangue de Jesus Cristo, no momento da consagração.
  15. 15. ORAÇÃO PELA IGREJA Na ORAÇÃO PELA IGREJA, pedimos pela unidade e pela paz. 12 SAUDAÇÃO DA PAZ é a hora de desejar ao irmão a PAZ de Cristo. 13 CORDEIRO DE DEUS é a oração que nos diz que só Cristo pode perdoar a nossos pecados. 14
  16. 16. COMUNHÃO é a hora da refeição, onde o próprio Cristo é nosso alimento. Comungando, nós também nós comprometemos com toda a humanidade que sofre e se alegra. AÇÃO DE GRAÇAS Por causa de tudo que temos e somos, nós agradecemos ao Senhor. 16
  17. 17. DESPEDIDA O padre dá a bênção e se despede. Só que ela não deve terminar aí. Ela deve continuar durante a semana, lembrando- nos do que celebramos.
  18. 18. BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS A Bíblia é a palavra de Deus porque através da Bíblia Deus fala às pessoas. Deus fala pela Bíblia para nos animar e orientar na caminhada cristã. Deus nos fala também pelos acontecimentos de cada dia.
  19. 19. • A Bíblia fala da história do Povo que foi escolhido por Deus. A Bíblia nos ajuda a viver conforme o desejo de Deus. A Bíblia é o livro mais lido no mundo e mais conhecido no mundo inteiro. • A palavra Bíblia vem da língua grega e quer dizer “coleção de livros” ou “biblioteca”. • A Palavra de Deus é para ser vivida. O crismando é, sobretudo um Cristão, que compreendendo a sua importância no mundo, ler, medita e reflete a Palavra de Deus, e pela ação do Espírito Santo, toma a decisão acertada em sua vida.
  20. 20. A FUNÇÃO DA BÍBLIA • Diz a palavra de Deus: “Toda a escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na Justiça. Por ele o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2 Tm. 3.16-17)
  21. 21. DIVISÃO DA BÍBLIA A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento.
  22. 22. ANTIGO TESTAMENTO Fala da história do povo que Deus escolheu para fazer a Aliança. Foi escrita antes do nascimento de Jesus. Possui 46 livros. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, Samuel 1e 2, Reis 1e 2, Crônicas 1 e 2, Esdras, Neemias, Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico, Sabedoria, Eclesiástico, Tobias, Judite, Ester, Macabeus 1 e 2, Isaias, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
  23. 23. NOVO TESTAMENTO Relembra a Aliança feita entre Deus e o povo. Foi escrita depois da Ressurreição de Jesus. Possui 27 livros. São eles: os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, Atos dos Apóstolos, Tiago, Pedro 1e 2, João 1, 2 e 3, Judas, Romanos, Coríntios 1 e 2, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalon 1 e 2, Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus e Apocalipse.
  24. 24. • A Bíblia tem 73 livros, divididos em capítulos e versículos. • Os capítulos e versículos são indicados de forma abreviada. Veja o exemplo: Mt 4, 1-5, que quer dizer: Evangelho de São Mateus, Capítulo 4, Versículo de 1 a 5. • É muito importante que toda a família tenha a Bíblia. • A Bíblia é a palavra de Deus. Vamos ouvir a palavra de Deus sempre com atenção e muito amor no coração!
  25. 25. DIVISÃO DA BÍBLIA
  26. 26. Como manusear a Bíblia? Para manusear a Bíblia é necessário seguir alguns passos:  Saber o Nome ou o Título do Livro - ver se o Livro está no Antigo ou no Novo Testamento; (oriente-se pelo índice). No índice, verificar a abreviatura do Livro. Número do Capítulo está sempre em tamanho grande, no início do capítulo do Livro.  Número do versículo está sempre em tamanho menor, espalhado pelo meio do texto.  Entre o número do capítulo e do versículo vai sempre uma vírgula.  Se o texto abranger mais de um versículo, então separa-se a seqüência dos versículos por um traço. Ás vezes encontramos um “s” ou dois “ss” depois do versículo. Quer dizer “versículo seguinte” ou “versículos seguintes”. Ás vezes encontramos um “a” ou um “b” após o versículo. Indicam se é a primeira ou a segunda parte do versículo. Isso acontece quando o versículo é formado por uma ou mais frases
  27. 27. DOMINGO DIA DO SENHOR Não esqueçam de participarem da MISSA aos domingos. Faz parte da catequese Horário das missas aos domingos; 7h | 8h30 | 10h | 18h Fiquem com Deus e até o próximo ENCONTRO
  28. 28. ORAÇÃO FINAL Santuário São Judas Tadeu Visite nosso blog - www.catequesesantuariosjt.blogspot.com

×