Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

17 encontro A Santa Ceia

3,166 views

Published on

Jesus ia morrer no dia seguinte. E o sabia.
Mas antecipava o sacrifício. Oferece-se antes. Como pão. Como alimento.
Na mais completa entrega. Para permanecer conosco. Sustentando-nos. Escondido no pão. É um mistério de AMOR.  Mt 26, 17-28

Published in: Education
  • Be the first to comment

17 encontro A Santa Ceia

  1. 1. 17 º Encontro
  2. 2. Jesus ia morrer no dia seguinte. E o sabia. Mas antecipava o sacrifício. Oferece-se antes. Como pão. Como alimento. Na mais completa entrega. Para permanecer conosco. Sustentando-nos. Escondido no pão. É um mistério de AMOR. - Mt 26, 17-28
  3. 3. É a celebração da ceia feita por Jesus com seus discípulos antes da sua paixão, morte na cruz e ressurreição. O acontecimento é contado por todos os 4 evangelistas e também por Paulo: Mateus 26,17-29: No primeiro dia dos ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus dizendo: "Onde queres que te preparemos para comer a Páscoa?"... Marcos 14,12-25: No primeiro dia dos ázimos, quando se imolava a Páscoa, os seus discípulos lhe disseram: "Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?" ... Lucas 22,7-38: Veio o dia dos Ázimos, quando devia ser imolada a páscoa. Jesus então enviou Pedro e João, dizendo: "Ide preparar-nos a páscoa para comermos". Perguntaram-lhe: "Onde queres que a preparemos?"... João 13 - 17: Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo apara o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia... o episódio é lembrado também por Paulo na sua carta aos Coríntios: - (1Coríntios 11,23-25).
  4. 4. Jesus celebra a ultima ceia e institui a nova Pascoa, a nova Aliança
  5. 5. No Antigo Testamento, a festa da pascoa era um grande acontecimento para os judeus. Todos os anos eles reuniam-se para comemorar a libertação do Egito. - A passagem da escravidão para a liberdade. Jesus celebra a nova pascoa – que é a passagem da morte para a vida.
  6. 6. No antigo Testamento - No terceiro mês, depois da saída do Egito, o povo chegou ao Monte Sinai Moisés subiu sozinho a montanha e lá aceitou esta aliança com Deus; Se vocês obedecerem ao que estou falando e forem fiéis a minha Aliança, vocês serão meu povo mais querido entre todos os povos. (Ex 19, 1-6) No Novo Testamento – Jesus é a nova Aliança – em sua Paixão, Morte e Ressurreiçã Jesus se entrega na cruz para a libertação da humanidade. Jesus nos deixa uma novo mandamento – “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho Amado” Disse-Ihe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente." João 11:25-26
  7. 7. Na Santa ceia Jesus se torna Alimento para todos nos. Instituindo (declarando) a Santa eucaristia – dizendo, que o pão é o seu Corpo e vinho é o seu Sangue Jesus prometeu a Eucaristia com as palavras: “EU SOU O PÃO DA VIDA. AQUELE QUE VEM A MIM NÃO TERÁ MAIS FOME E AQUELE QUE CRÊ EM MIM, NÃO TERÁ MAIS SEDE. EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCI DO CÉU. QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE. E O PÃO QUE EU DAREI É A MINHA
  8. 8. Durante a ceia, Jesus nos deixou a certeza de seu amor por nós, deixou-nos como alimento a Eucaristia que nos faria participantes do Reino de Deus e ao mesmo tempo a certeza de sua presença no meio de nós. Jesus abençoou o pão, deu aos apóstolos e disse: - Tomai e comei todos vós, ISTO É O MEU CORPO que é dado por vós, depois abençoou o cálice com vinho e disse: - Tomai e bebei todos vós, ESTE É O MEU SANGUE, que será derramado por vós para o perdão dos pecados, e disse também: " Fazei isto em minha memória". Este gesto de Jesus não é para que se recorde, mas que em cada missa( Eucaristia), se torne vivo o que Ele fez. O pão e o vinho, depois de serem consagrados se tornam Corpo e Sangue de Jesus. O ato de consagrar torna real o mistério da transubstanciação, pois a substância pão e vinho se transformam: Tornam-se outra realidade - Corpo e Sangue do Senhor.
  9. 9. Sem fé, ninguém entende a Eucaristia. É por isso que o sacerdote diz após a Consagração: - Eis o mistério da fé. Neste momento, nos levantamos para responder: - Anunciamos Senhor a Vossa morte e proclamamos a Vossa Ressurreição. Jesus disse "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes do seu sangue não tereis a vida em vós. " Felizes os convidados a participar da ceia do Senhor. Jesus nos convidou pessoalmente, Ele mesmo nos chamou para recebe-Lo. Ele nos convidou para a festa, mas para responder a este convite, devemos nos preparar para este momento tão grande e tão santo. Devemos nos examinar antes de comer deste pão e deste cálice, pois todo aquele que O receber indignamente, isto é , em pecado, estará comungando a sua própria condenação" O sacerdote diz: - Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus se ofereceu em sacrifício, por nossos pecados. E nós humildemente respondemos: " Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
  10. 10. Jesus não instituiu só para os apóstolos este sacrifício (incruento), em que os convivas se alimentam da Vítima. "Fazei isto em minha memória" – disse Ele, pensando em nós. E "isto em Sua memória", é a missa – em que nós somos os participantes.
  11. 11. A presença no pão e no vinho é o meio que Cristo pensou para tornar possível nossa incorporação a sua vida de Ressuscitado e também nossa participação em sua nova aliança. O símbolo escolhido, o da refeição, é o melhor para exprimir a profundidade deste encontro interpessoal entre Cristo e sua comunidade. A ceia do Senhor nos faz entrar na dinâmica de sua Páscoa e de sua vida definitiva, alimentando-nos, com seu corpo e sangue. Jesus não instituiu só para os apóstolos este sacrifício (incruento), em que os convivas se alimentam da Vítima. "Fazei isto em minha memória" – disse Ele, pensando em nós. E "isto em Sua memória", é a missa – em que nós somos os participantes.
  12. 12. Missa no Santuario São Judas 7h, 8h30, 10h e as 18h Fiquem com Deus e tenham uma ótima semana

×