Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

17º. Jesus nos fala por meio de histórias

2,232 views

Published on

As parábolas de Jesus.

Published in: Education
  • Be the first to comment

17º. Jesus nos fala por meio de histórias

  1. 1. 17 º Encontro NOS FALA POR MEIO DE PARÁBOLAS
  2. 2. Parábolas – Historias contadas para tirar um ensinamentos de vida. Vejamos - Lucas 8,4-15 Neste texto vimos uma pequena .................... Essa história se chama “Parábolas”.
  3. 3. O que é uma Parábola? É uma comparação tirada da experiência de vida e da realidade que a gente compreende, reflete, despertando o gosto pela ação. - Toda Parábola tem uma idéia e uma comparação coma a vida real. - A Parábola possui 3 elementos: + A coisa que se compara; + A coisa com que se compara; + O ponto preciso da comparação, o que nos faz refletir e agir.
  4. 4. Como Jesus usou as Parábolas? + Fez comparação com a vida dos camponeses galileus. + O ponto principal é a vinda do Reino de Deus. + Dinamismo interno, ou seja, a parabola foi feita com a intenção de atingir o interno para depois o externo. A pessoa é tocada internamente e é chamada a agir, a transformar a sua vida. + Colocou situações críticas do povo. - As parábolas são para entender? + A Parábola não é uma fórmula fechada, ela é aberta para provocar a reflexão e a tomada de atitudes das pessoas. + Quanto maior a fé das pessoas, maior o entendimento dela sobre as parábolas. - As Parábolas são: +instrumentos de diálogo + elaboradas a partir da experiência do dia a dia. + pretende levar à conversão e à ação.
  5. 5. Contando as “parábolas” , Jesus levou as pessoas a viverem os acontecimentos do dia-a-dia de modo diferente. Nestas histórias, Jesus fazia comparações com os problemas das pessoas, da comunidade e da sociedade para todos os seu discípulos compreendessem o bem que Ele desejava ensinar para mudar todos esses problemas.
  6. 6. Lista de Parábolas: 1- Semeador: Mt 13,5-8 2- O joio: Mt 13, 24-30 3- O grão de mostarda: Mt 13,31-32 4- O fermento: Mt 13,33 5- O tesouro escondido: Mt 13,44 6- A pérola: Mt 13,45-46 7- A vela e o candelabro: Lc 11,33ss 8- A rede: Mt 13,47-50 9- A semente: Mc 4, 26-29 10- A dracma perdida: Lc 15,8-10 11- As dez moedas: Lc 19,12-17 12- Bom Samaritano: Lc 10,25-37 13- Filho Pródigo: Lc 15,11-32
  7. 7. Jesus nos ensina a perdoar. Vamos conhecer uma nova parábola? Ler Lucas 15, 11-32 •Pensamos juntos: Por que será que Jesus contou essa parábola para os seus amigos? •Aquele que se afasta de Deus comete muitos pecados. •Para recebermos o perdão devemos estar arrependidos.
  8. 8. •Deus nos ama, por isso Ele é Misericordioso. •Quando fazemos algo errado devemos pedir perdão a Deus •Deus é bom por isso perdoa os seus filhos. •Quem ama perdoa.Devemos perdoar sempre.
  9. 9. Jesus é um amigo de verdade É bom ter Jesus para nos ajudar. Quando temos coisa difícil para fazer. Quando estamos com medo ou doentes. Jesus é o Salvador Jesus quer morar no seu coração. Ele tem muitas coisas boas para você. Aqui na terra e também no Céu. Eu quero Jesus! Então faça agora esta oração: “Senhor Jesus, eu te aceito como meu amigo e salvador. Não deixa coisas ruins entrar no meu coração. Fica morando no meu coração para sempre. Amém”. De hoje em diante Jesus é o seu Salvador e também o seu Amigo. Leia a Bíblia. Faça sempre o que Jesus ensinou. Você vai ser muito feliz.
  10. 10. Jesus estará a tua espera É muito importante a sua presença no próximo encontro Visite nosso blog – www.catequesesantuariosjt.blogspot.com Missas as 7h, 8h30, 10h e as 18h

×