Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

12º encontro joao batista

3,171 views

Published on

12 Encontro - Catequese - João Batista e o Batismo de Jesus.
João Batista nasceu quando os pais já eram idosos; este acontecimento também foi anunciado pelo anjo Gabriel ao pai Zacarias (Lucas 1, 5-25).
Jesus quis ser batizado por João, para mostrar que viera para assumir os nossos pecados, deixando-se contar entre os pecadores. Jesus é o Salvador do mundo: Ele é o homem novo, que vence o pecado e a morte. Com Ele e por meio dEle, uma multidão de irmãos de todas as raças e culturas, tornam-se o princípio de uma humanidade nova.

Published in: Education
  • Be the first to comment

12º encontro joao batista

  1. 1. 12 º Encontro
  2. 2. João Batista nasceu quando os pais já eram idosos; este acontecimento também foi anunciado pelo anjo Gabriel ao pai Zacarias (Lucas 1, 5-25). De acordo com as palavras de Jesus, João Batista foi o maior de todos os profetas. No ano 27, ele apareceu como profeta, iniciando sua pregação. Alguns chegaram a acreditar que João era o Messias. Ainda no ventre da mãe, João reconhece a presença do Menino Jesus quando Isabel recebe a visita de Maria.
  3. 3. João Batista e o cordeiro de Deus, primos, companheiros de uma mesma missão. Quando João ficou jovem Retirou-se para o deserto. E no deserto iniciou suas pregações. Anunciava a vinda do Messias. "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (Mateus 3:2)
  4. 4. João no deserto alimentava-se de mel silvestre e vestia-se com peles de camelos. Levava uma vida de grande autencidade, não suportava hipocrisia e fingimento. Suas palavras eram exigentes e fortes. Ele pregava a prática da justiça, e convidava as pessoas a se arrependerem de seus pecados.
  5. 5. João Batista anunciava com … A sua voz As suas mãos O seu exemplo e a sua mensagem São João apresenta Cristo Jesus com luz de Deus que vem ao mundo e que ilumina todo o ser humano. Jo 8,12
  6. 6. "Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é que vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado" (Jo 1,26-27) João Batista batizava com agua, “não perdoava os pecados” , mas somente despertava o sentimento de arrependimento, isto é, O DESEJO DE CONVERSÃO A profecia aponta para a obra de preparo feita por João. Ele é a voz do deserto clamando: "Preparai o caminho do Senhor" (Isaías 40:3). João foi o precursor de Jesus, aquele que veio antes Dele para preparar os caminhos do Senhor. João fazia pregações duras contra as autoridades judaicas e romanas e batizava o povo pregando o arrependimento e alertando os israelitas de que havia chegado o tempo oportuno para a chegada do Messias. João Batista, assim era chamado porque batizava as pessoas "Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. Esse é que vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado" (Jo 1,26-27)
  7. 7. Quando Jesus foi batizado por João Batista, este viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e repousar sobre Jesus. Ao mesmo tempo uma voz se fez ouvir: "Eis meu Filho muito amado em quem ponho a minha afeição" (Mt 3,17). Esta foi uma manifestação da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus vai ao rio Jordão para ser batizado por João. Ao vê-lo, João disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. É esse de quem eu disse: Depois de mim virá um homem que me é superior, porque existe antes de mim" (Jo 1,29-30). João hesita em batizar Jesus, pois sabia que Ele não tinha pecado e lhe diz: "Eu devo ser batizado por Ti e Tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então, João cedeu" (Mt 3,14-15).
  8. 8. Jesus quis ser batizado por João, para mostrar que viera para assumir os nossos pecados, deixando-se contar entre os pecadores. Jesus é o Salvador do mundo: Ele é o homem novo, que vence o pecado e a morte. Com Ele e por meio dEle, uma multidão de irmãos de todas as raças e culturas, tornam-se o princípio de uma humanidade nova. Após o Batismo no Jordão, repleto do Espírito Santo, Jesus foi para o deserto, onde permaneceu durante 40 dias e foi tentado por Satanás (Mt 4,1-11). Depois Jesus voltou para a Galiléia, onde iniciou sua vida pública. João Batista foi o ultimo dos Profetas do antigo testamento, escolhido por Deus, não somente para anunciar a vinda do Messias, para dizer que ele já estava presente no meio de nós.
  9. 9. João Batista ocupa um lugar de destaque no Novo Testamento, pois foi a fiel testemunha do Cristo, quem preparou em tudo o caminho do Messias. Por amor, não hesitou nem mesmo diante da possibilidade de perder a própria vida. São João Batista... Rogai por nós! João era homem mais importante do mundo depois de Jesus. Veja o que disse Jesus sobre João: “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista.” (Lucas 7:28a). No dia 24 de junho, a Igreja celebra o nascimento de João Batista, “o maior dos profetas Senhor” e seu martírio, celebrado em 29 de agosto. Ele e a Virgem Maria são os únicos em que a liturgia lembra o nascimento. Os demais santos são comemorados no dia da morte, mas João é comemorado duas vezes: no nascimento e no seu martírio.
  10. 10. ORAÇÃO FINAL Santuário São Judas Tadeu Missas: 7h – 8h30 – 10h e 18 Visite nosso blog – catequesesantuariosjt.blogspot.com.br

×