Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Preservação das espécies

4,531 views

Published on

Trabalho realizado com os alunos do 9º ano regular do colégio CIEP Brizolão 038 Santos Dumont, localizado em Petrópolis-RJ, onde os alunos puderam desenvolver iniciativas de como promover a sustentabilidade ambiental.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Preservação das espécies

  1. 1. Preservação das Espécies CIEP SANTOS DUMONT - PETRÓPOLIS Nomes: Thamirez ,Jonas e Silvia.
  2. 2. O que é extinção? Extinção em biologia significa total desaparecimento de espécie, subespécie ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado sendo a morte do último indivíduo da espécie. Espécies em extinção são espécies que estão próximas ou muito próximas de ter seu último indivíduo morto. Podem ser tanto animais quanto plantas.
  3. 3. Animais em extinção no Brasil
  4. 4. Em nosso país, centenas de espécies correm o risco de serem extintas!
  5. 5. Algumas espécies de animais em extinção no Brasil
  6. 6. Várias espécies de mamíferos, répteis, insetos, anfíbios, aves e plantas em todo o mundo foram extintas nas ultimas décadas e outras milhares estão em extinção.
  7. 7. <ul><li>Existe a extinção que ocorre de forma natural, ou seja, a extinção de uma determinada espécie pode ocorrer devida as mudanças climáticas, parasitas, competições entre as espécies, etc. </li></ul><ul><li>E há também, a extinção provocada por atividades antrópicas, como a alteração do habitat de uma determinada espécie, a captura ilegal, poluição, derramamento de óleo nos mares e rios, urbanização, desmatamento, queimadas e biopirataria (tráficos de animais e madeiras). </li></ul><ul><li>Não há duvida de que a atividade humana tem aumentado o numero de espécie no mundo todo. </li></ul>Causas da Extinção de Espécies
  8. 8. Imagens de algumas causas da extinção de espécies
  9. 9. Consequências da Extinção de Espécies Desequilíbrio no ecossistema e no habitat, o que resultará em graves consequências nos padrões de vida e no futuro da humanidade. O que pode acontecer é tão grave, que nem cientistas sabem ao certo prever os prejuízos para o planeta e para a humanidade.
  10. 10. Ações para evitar a extinção de espécies <ul><li>Conhecimento prévio das espécies (ação desenvolvida pelo projeto Catalogando na Escola); não há como preservar sem conhecer previamente a biodiversidade. </li></ul><ul><li>Denunciar o comércio ilegal de animais; </li></ul><ul><li>Lutar contra o desmatamento, queimadas e qualquer outro tipo de poluição dos ecossistemas; </li></ul>
  11. 11. Resultado: conservação da biodiversidade Através dessas medidas,o ecossistema será melhor conhecido e preservado, possibilitando ainda condições de sua total restauração!!!!

×