Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

2019_APRES_CASAL_QUALIDADE_INOVACAO_MOTIVACAO

91 views

Published on

Apresentação sobre três temas que não deveriam ser separados.

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

2019_APRES_CASAL_QUALIDADE_INOVACAO_MOTIVACAO

  1. 1. iNOVAÇÃO, QUALIDADE E MOTIVAÇÃO... Carlos Alberto - Casal COMO AS ORGANIZAÇÕES ABORDAM ESTES SISTEMAS?
  2. 2. Por que esses resultados são importantes? Qual resultado eu pretendo obter? O que faz esta palestra ser relevante para mim?
  3. 3. O QUE É TRABALHO?
  4. 4. O QUE É TRABALHO? ... de que ele é composto? Atividade física (prazer de fazer) Criatividade (prazer de pensar) Sociabilidade ( satisfação de compartilhar ) Uma atividade... que produz algo de valor... para alguém.
  5. 5. ABORDAGEM PARA EXECUÇÃO DAS TAREFAS Empregar pessoas no lugar das máquinas • AUTOMAÇÃO Empregar pessoas para trabalhar com máquinas • AUTONOMAÇÃO
  6. 6. Se desejamos provocar mudanças duradouras na maneira com que as empresas funcionam, precisamos tratar o problema dos dois lados: temos que repensar a arquitetura da gestão para estimular e motivar os colaboradores enquanto pessoas também temos de repensar a prática da gestão, uma pessoa por vez, para garantir que todos estejamos agindo para apoiar mudanças mais abrangentes
  7. 7. Provocação: CRIATIVIDADE X PADRONIZAÇÃO
  8. 8. PADRONIZAÇÃO PODE SER... Dos Produtos / Serviços • importante para garantir a qualidade, confiabilidade, redução dos custos e aumento da produtividade, além de simplificar o pós venda Do Trabalho – aqui mora o perigo ... • é incompatível com a motivação, pois restringe a criatividade e engenhosidade que poderiam ser exploradas pelos trabalhadores; • mesmo que muito tempo e esforço sejam dedicados à padronização de métodos de trabalho, muitas vezes eles não serão obedecidos
  9. 9. PADRÕES DE TRABALHO - Como deveriam ser... Objetivos do trabalho: • especificações ou padrões de qualidade dos produtos intermediários ou finais a serem produzidos pelo processo Restrições para execução do trabalho: • restrições que devem ser respeitadas na realização do trabalho (segurança, que asseguram a qualidade do produto, etc.) Meios e métodos a serem aplicados na realização do trabalho • Cuidado com os metodologistas!
  10. 10. Clareza de OBJETIVOS e opção para os métodos Objetivos de trabalho claros; Liberdade para escolha dos meios e métodos para alcançar os objetivos; Para criar senso de responsabilidade as obrigações de cada um devem estar claras, serem justas e honestas.
  11. 11. Maturidadeeinovação Fontes: http://www.eddiebauer.com/static/img/mp/everest/map_everest_large.jpg Quantos degraus são necessários para implementar uma inovação?
  12. 12. MELHORIA CONTÍNUA E INOVAÇÃO
  13. 13. Fonte: Silvio Meira
  14. 14. MUDANÇA NUNCA É DOLORIDA, SOMENTE A RESISTÊNCIA PARA MUDANÇA QUE É.
  15. 15. Respeito às leis da física
  16. 16. E AO COMPORTAMENTO HUMANO?
  17. 17. POR QUE OS ESPORTES SÃO DIVERTIDOS? Como seus conceitos poderiam ser incorporados ao trabalho?
  18. 18. Os esportes são divertidos porque contêm componentes de humanidade, enquanto o trabalho, às vezes, fica desagradável porque se torna, até certo, ponto desumano; A chave para a motivação das pessoas depende da incorporação e da aplicação dos componentes da humanidade, isto é, criatividade, sociabilidade e demais aspectos no dia a dia do trabalho.
  19. 19. AUTONOMIA E VOLUNTARIEDADE (1) Our sporting activities are always independent and voluntary. •CCQ •GMC •CPI
  20. 20. IMPREVISIBILIDADE (2) The score does not always turn out as the player wishes, even though he/she makes great efforts.
  21. 21. TENSÃO (3) The player’s mental faculties are under strain from time to time.
  22. 22. RITMO (4) Rhythm is important in sporting activities.
  23. 23. COMPARAÇÕES JUSTAS (5) A fair and impartial comparison is always made in respect to the score.
  24. 24. RESULTADO IMEDIATO (6) The score is known to the player without any delay.
  25. 25. RESULTADO + IMPORTANTE QUE ... ... Estilo.(7) The score is decisive for each player.
  26. 26. ESFORÇO E HABILIDADE (8) A player’s efforts are precisely reflected in his/her own score.
  27. 27. RESULTADO E RECOMPENSA (10) The score has no relation to money.
  28. 28. RECONHECIMENTO (9) An individual score is clearly recognized by the other participants.
  29. 29. • “O que as empresas ocidentais precisam fazer é "desaprender" sua visão existente de conhecimento e prestar mais atenção ao (1) conhecimento tácito, (2) criar novos conhecimentos e (3) ter todos na Organização envolvidos. Só então a Organização pode ser vista como um organismo vivo capaz de criar inovação contínua de maneira auto- organizada.” Takeuchi, 1998.
  30. 30. Como foi? Qual é a minha reflexão final ? Alguma questão importante não foi abordada?
  31. 31. Casal@cemig.com.br 31 996 180 544 Obrigado "Não duvide que um pequeno grupo de cidadãos conscientes e interessados possam mudar o mundo. Afinal, foi isso que sempre aconteceu". ― Margaret Mead

×