Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

2016 11 16_indicadores

152 views

Published on

Indicadores

Published in: Leadership & Management
  • Be the first to comment

2016 11 16_indicadores

  1. 1. Definição, Atributos e Classificação Carlos Alberto de Sousa – 16/11/2016
  2. 2. É um número, porcentagem ou razão que mede um aspecto do desempenho, com o objetivo de comparar esta medida com metas preestabelecidas. (Tribunal de Contas da União) Segundo o CBoK a palavra indicador poderia ser relacionada a intenção de “INDICAR A DOR” e ser capaz de indicar as “DORES” organizacionais.
  3. 3. Útil Representativo Com confiabilidade metodológica Com confiabilidade de fonte Dados disponíveis Econômico de se obter De simples comunicação Tempestivo Sensível a variações do processo
  4. 4. Por nível hierárquico Operacional Gerencial Estratégico Por tema Qualidade Custo Entrega Moral Segurança
  5. 5. INDICADOR SIGNIFICADO Estratégico São usados para avaliar os principais efeitos da estratégia nas partes interessadas e nas causas desses efeitos, refletindo os objetivos e as ações que pertencem à organização como um todo e não a um setor específico. Gerencial (Tático) São usados para verificar a contribuição dos setores (departamentos ou unidades) e/ou dos macroprocessos organizacionais à estratégia e para avaliar se esses setores e/ou macro processos buscam a melhoria contínua de forma equilibrada Operacional Servem para avaliar se os processos ou rotinas individuais estão sujeitos à melhoria contínua e à busca da excelência.
  6. 6. Tipo Significado Efetividade Resultados gerados pelos produtos/serviços. Eficácia Quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (beneficiário direto dos produtos e serviços da organização). Eficiência Relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados (inputs), relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade. Execução Realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecido. Economicidade Alinhado ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos. Excelência Conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade.
  7. 7. INDICADORES DE RESULTADOS (lagging indicators) INDICADORES DE ESFORÇO (leading indicators) Medem o efeito após um certo tempo. Medem a causa antes do efeito acontecer. Servem para verificar se os objetivos estão sendo atingidos e o desempenho final do processo. Servem para verificar se os planos ligados aos fatores críticos de sucesso estão sendo cumpridos. Apropriados para a medição e alcance dos objetivos. Apropriados para medição de planos de ação, projetos, iniciativas e estratégias.
  8. 8. Indicadores de Esforço (drivers) Indicadores de Resultado (outcomes) Economicidade Excelência Execução Eficácia Efetividade Eficiência
  9. 9. Operacionai s Táticos Estratégicos Economicidade Excelência Execução Eficácia Eficiência Efetividade
  10. 10. Um sistema de medição que possui apenas indicadores de esforço reflete falta de objetividade, maior preocupação com os meios que com os resultados. Um sistema de medição que possui apenas indicadores de resultado reflete falta de conexão entre a estratégia, os meios e os resultados. Para deixar mais claro, a Alta Direção ficará apenas na torcida para que os resultados aconteçam.
  11. 11.  Relevantes - mudaria em matéria de valor para as partes interessadas e incentivar o comportamento desejado?  No formato adequado - seria uma razão ou a percentagem ser mais apropriado do que um valor absoluto? Seria uma média ou máxima ser mais apropriado do que uma média?  Previsíveis - será razoavelmente fácil para as partes interessadas relevantes para prever um valor realista para a melhoria potencial?  Fáceis de mensurar- são as métricas subjacentes para a medida já capturado pela organização ou podem ser capturados por um sistema proposto?  Incorruptíveis - deve indivíduos tomar as medidas adequadas para massagear os valores?  Oportunos - vai Periodicidade ser suficiente para observar as tendências sem ser onerosa?  Inequívocos - resultados podem ser apresentados visualmente, de tal forma que as partes interessadas de ali pode facilmente compreende-los?  Consistentes - vão as métricas ser recolhidos da mesma forma, utilizando os mesmos critérios, para o futuro próximo?
  12. 12. PLAN DO CHECK ACT PLAN PLAN PLAN ACT ACT DO DO CHECK CHECK RESULTADOS/BENEFÍCIOS
  13. 13. Benefícios Entregas MENSAGEM FINAL
  14. 14. casalberto@outlook.com.br Obrigado! Casal Sousa

×