Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Power point rios eduardo

189 views

Published on

Os rios

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Power point rios eduardo

  1. 1. OS RIOSOS RIOS
  2. 2. Rio: curso permanente de água doce. Nascente: lugar onde o rio nasce. Leito: terreno por onde correm as águas do rio. Margens: terrenos que ficam de um lado e do outro lado do rio.
  3. 3. Foz: local onde as águas de um rio ou um curso de água desaguam, no mar, noutro rio ou lago. Afluente: rio que desagua noutro rio maior. Caudal: volume de água que passa numa determinada secção do rio por unidade de tempo.
  4. 4. OS RIOS SÃO FONTES DE RIQUEZA PARA O PAÍS, PORQUE AS SUAS ÁGUAS PODEM SER APROVEITADAS PARA:  abastecimento de água às populações;  via de comunicação e transporte;  atividade piscatória;  irrigação dos campos agrícolas;  obtenção de eletricidade;  prática de desportos náuticos;
  5. 5. OS RIOS “Os maiores rios portugueses nascem em Espanha e desaguam no oceano Atlântico”; “Os mais pequenos nascem nas montanhas portuguesas”;
  6. 6. RIO MINHO - Nasce nos Montes Cantábricos, em Espanha; - Serve de fronteira de Melgaço até Caminha, onde desagua no oceano Atlântico; - Tem um percurso de 340 km.
  7. 7. O CAUDAL DOS RIOS É INFLUENCIADO PELO CLIMA.  no NORTE do país chove mais e por isso os rios do norte têm um caudal maior;  A maioria dos rios portugueses corre de este para oeste; EXCEPTO:  RIO SADO que corre de sul para norte,  GUADIANA que corre de norte para o sul.
  8. 8. Nos Açores e na Madeira existem apenas ribeiras. As principais são:
  9. 9. MADEIRA - Ribeira da Janela; - Ribeira Brava; - Ribeira dos Socorridos.
  10. 10. AÇORES - Ribeira Grande (na Ilha de São Miguel) - Ribeira da Areira (na Ilha de São Jorge)
  11. 11. PROFESSOR DE PALMO E MEIO: EDUARDO DA CUNHA PEREIRA 4º B
  12. 12. FIM

×