TRABALHO DE GEOGRAFIA
Capitulo 5
Paginas 104 á 114
INTEGRANTES DO GRUPO:
 Felipe Filgueiras
 Lilian Casais
 Ronaldo Assis
 Talita Bonfim
 Thauany Maia
INTRODUÇÃO
 Este trabalho tem por finalidade aprofundar-se nos seguintes
temas:
 Recriando as paisagens da terra
 Força...
FORÇAS INTERNAS E MUDANÇAS NA SUPERFÍCIE
 As forças internas que agem na alteração das feições da superfície
terrestre fo...
FALHAS
 A medida que deslizam sobre o manto líquido, as placas comprimem ou
esticam as rochas subterrâneas, que sofrem en...
DOBRAS
 As dobras são curvaturas causadas por esforços de natureza tectônicas,
por intrusões magnéticas ou por efeitos at...
ENTRANHAS DA TERRA,
O VULCANISMO
 Submetido a elevadas temperaturas, o magma contém gases que o
movimentam e pressionam a...
TERREMOTOS
 Gerado pelas placas tectônicas, por desmoronamentos internos ou em
virtude de grande energia liberada pelo vu...
A CROSTA TERRESTRE:GRANDES ESTRUTURAS
 Como você viu nos itens anteriores, eventos geológicos muito
vigorosos impulsionad...
ESCUDOS CRISTALINOS
 Escudo cristalino, em geologia, é uma grande área de rochas
ígneas e metamórficas de alta temperatur...
BACIAS SEDIMENTARES
 São depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo
preenchidas por sedimentos (substâncias d...
DOBRAMENTOS MODERNOS
 São estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco
resistentes que foram afetadas p...
ANEXOS
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 Livro de geografia( geografia em construção volume 1) paginas 104 á 114.
 http://www.algosob...
AGRADECIMENTOS
Obrigado!!!
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Trabalho de geografia

1,711 views

Published on

dobramentos vulcanismo falhamentos falhas dobras terremotos tectonismo e etc...

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,711
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho de geografia

  1. 1. TRABALHO DE GEOGRAFIA Capitulo 5 Paginas 104 á 114
  2. 2. INTEGRANTES DO GRUPO:  Felipe Filgueiras  Lilian Casais  Ronaldo Assis  Talita Bonfim  Thauany Maia
  3. 3. INTRODUÇÃO  Este trabalho tem por finalidade aprofundar-se nos seguintes temas:  Recriando as paisagens da terra  Forças internas e mudanças na superfície (falhas, dobras, entranhas da terra o vulcanismo, terremoto.)  A crosta terrestre:grandes estruturas (escudos cristalinos,bacias sedimentares, dobramentos modernos.)
  4. 4. FORÇAS INTERNAS E MUDANÇAS NA SUPERFÍCIE  As forças internas que agem na alteração das feições da superfície terrestre formam diversos tipo de deformações em terrenos. Os dois tipos de deformações elementares são os dobramentos e as falhas. As placas tectônica flutuam sobre o manto liquido, deslocando-se alguns centímetros por ano. Nesse processo, elas podem comprimir, esticar ou até mesmo quebrar os estratos rochosos subterrâneos, do que resultam diversas formas de relevo, como você verá a seguir.
  5. 5. FALHAS  A medida que deslizam sobre o manto líquido, as placas comprimem ou esticam as rochas subterrâneas, que sofrem enorme pressão. Às vezes, a pressão na crosta é tão intensa que pode formar uma zona ou faixa de tenção e atrito junto ao limite entre duas placas da crosta. Podendo ocorrer fratura. Assim quando as rochas fraturadas deslizam, deslocam- se em relação ao outro surgindo assim falhas.  Existem três tipos de falhas:  Falhas normais: os blocos se afastam-se um do outro.  Falhas inversas: os blocos se movem-se um em direção outro.  Falhas laterais ou transformante: os blocos se movem lateralmente em direções opostas, um contra o outro.
  6. 6. DOBRAS  As dobras são curvaturas causadas por esforços de natureza tectônicas, por intrusões magnéticas ou por efeitos atectônicos. Se a forca da ação mecânica for brusca ao invés de ocorrer o dobramento teremos a ruptura desta rocha. A parte da rocha que resiste a pressão das camadas superiores, mantendo-se dobrada sem sofrer nenhum tipo de fratura ou deformações secundárias é denominada camada competente. Se ocorrer fratura, deformação ou não houver resistência à forca de dobramento, esta camada será denominada incompetente.  As dobras são constituídas pelas seguintes partes: Flancos, Eixo, Plano axial, Crista, Plano da crista.  As dobras apresentam diferenças quanto a morfologia, sendo que podem ser: Anticlinal, Sinclinal, Monoclinal, Assimétrica, Deitada, Em leque.
  7. 7. ENTRANHAS DA TERRA, O VULCANISMO  Submetido a elevadas temperaturas, o magma contém gases que o movimentam e pressionam a crosta terrestre. Essas pressões podem originar fraturas e fissuras por onde o magma se derrama na superfície terrestre. O vulcanismo é nada mais nada menos que, conjunto de fenômenos provocados pela chegada do magma à superfície terrestre ao encontrar rochas pouco resistentes isso acontece sobre tudo nas zonas de contato de placas tectônicas. O esquema ao lado ilustra parte desse processo.
  8. 8. TERREMOTOS  Gerado pelas placas tectônicas, por desmoronamentos internos ou em virtude de grande energia liberada pelo vulcanismo, esses tremores são chamados de abalos sísmicos. Percebidos pelas pessoas ou por meio de sismógrafos, eles se propagam em ondas pelas rochas, atingindo áreas distantes do epicentro (ponto na superfície da terra diretamente acima do local onde se registra a maior intensidade do tremor). Quando os abalos sísmicos ocorrem nas áreas continentais, recebe o nome de terremoto; se acontecem no fundo dos oceanos, são chamados de maremotos. Esses últimos podem causar tsunamis, ondas gigantes de até 40m de altura.
  9. 9. A CROSTA TERRESTRE:GRANDES ESTRUTURAS  Como você viu nos itens anteriores, eventos geológicos muito vigorosos impulsionados pela energia contida no interior do planeta acabaram por condicionar estruturas na superfícies das terras emersas. Do ponto de vista geológico, as terras emersas do planeta podem ser classificadas em três grandes tipos principais de estrutura ou províncias geológicas, ou seja, grandes áreas com a mesma origem e formação geológica: Os escudos cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos. A disposição das rochas determina esses três tipos de formações estruturais do relevo terrestre.
  10. 10. ESCUDOS CRISTALINOS  Escudo cristalino, em geologia, é uma grande área de rochas ígneas e metamórficas de alta temperatura do Pré-Cambriano que se encontram expostas, formando zonas tectonicamente estáveis. Em todos os escudos a idade das rochas é superior a 570 milhões de anos chegando mesmo aos 3 bilhões e meio de anos. São das primeiras formações rochosas terrestres. Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do proterozoica, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas.
  11. 11. BACIAS SEDIMENTARES  São depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros.Na maioria dos casos as bacias sedimentares estão localizadas em regiões limítrofes de placas tectônicas e são classificadas em: bacias extensionais, quando localizadas nas margens construtivas das placas; bacias colisionais, quando localizadas em margens destrutivas de placas; bacias transtensionais, quando localizadas nas margens transformantes de placas tectônicas. E, existem ainda, as bacias sedimentares formadas em locais longe dos limites de placas tectônicas, como as bacias intra- cratônicas, formadas aparentemente, por movimentos do manto terrestre.
  12. 12. DOBRAMENTOS MODERNOS  São estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes que foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras. Em regiões como os Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, o Atlas e o Himalaia, são frequentes os terremotos e as atividades vulcânicas. Apresentam também as maiores elevações da superfície terrestre. Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras. As falhas resultam de forças, pressões verticais ou inclinadas, provocando o desnivelamento das rochas resistentes.
  13. 13. ANEXOS
  14. 14. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS  Livro de geografia( geografia em construção volume 1) paginas 104 á 114.  http://www.algosobre.com.br/geografia/dobras-e-falhas.html  https://www.google.com.br/imagens  http://www.slideshare.net/verafurlan/normas-abnt  http://pt.wikipedia.org/wiki/Falha_geol%C3%B3gica  http://www.angelfire.com/al/Geografia/forcain.html  http://pt.wikipedia.org/wiki/Superf%C3%ADcie_terrestre  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/placas-tectonicas/placas- tectonicas-9.php  http://www.uff.br/revistaabril/revista- 02/009_ana%20maria%20oliveira.pdf  http://www.academia.edu/421645/O_conceito_de_paisagem_na_geo grafia_e_sua_relacao_com_o_conceito_de_cultura  http://www.infoescola.com/geografia/bacia-sedimentar/
  15. 15. AGRADECIMENTOS Obrigado!!!

×