Aula 2 Impactos Ambientais

873 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
873
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
44
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula 2 Impactos Ambientais

  1. 1. Aula 2 Impactos Ambientais Prof. Carlos Priante
  2. 2. A Natureza sempre devolverá aquilo que causamos à ela.
  3. 3. Fim do Mundo ???
  4. 4. Impacto Ambiental  É o resultado de uma alteração no meio ambiente. Quem faz esta ação é quem tem o poder de agir sobre o meio ambiente: o ser humano.  Os animais não interferem nos ciclos naturais, mas se adaptam a eles.
  5. 5. Exemplos  Erosão  Desmatamento  Efeito Estufa  Destruição da camada de ozônio  Chuva ácida  Inversão Térmica  Desgelo das placas
  6. 6. Como tudo começou....  Começou a mais ou menos 2 milhões de anos, quando nossos ancestrais passaram a realizar suas descobertas e a evoluir suas tecnologias primárias (fogo, agricultura, domesticação de animais).  Com essas descobertas o homem não precisou mais caçar ou coletar alimento da natureza, ele passou a produzi-los.  E para isso ele utilizou os recursos naturais que possuía.
  7. 7.  Com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento industrial, aumentou-se o uso destes recursos.  Porém, passou a ser mais intensivo a partir do século XVIII, com a Revolução Industrial.  A exploração e queima do carvão mineralutilizado nas indústrias são um dos principais responsáveis pela poluição da atmosfera.
  8. 8. Por quê ???  Devido às alterações Bióticas a Abióticas
  9. 9. Alterações Bióticas São alterações ao meio ambiente relacionadas aos fatores bióticos, ou seja orgânicos; à vida.
  10. 10. Extinção de espécies  As espécies podem se extinguir por processos naturais ou por influência humana.  Pode ocorrer por ação predatória (caça, pesca, etc) sem devido manuseio,  Ou por modificações no ambiente natural dessas espécies.
  11. 11. Animais extintos pela caça As suas costas listradas valeram-lhe a alcunha de tigre ou lobo da Tasmânia. Habitava a Austrália e a Nova Guiné e acabou sendo extinto, em 1936, por causa da caça. Era o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos. Tilacino Rinoceronte Negro do Oeste Africano É o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie do rinoceronte desapareceu do centro- oeste africano. Consegue adivinhar o motivo? A caça de predadores.
  12. 12. Mais uma vez, a caça predatória dizimou esta espécie, que habitava o Curdistão, a China, o Irã, o Afeganistão e a Turquia. Desapareceu definitivamente nos anos 1960, mas já no século XIX o Império Russo tinha determinado a sua matança, para tornar a região mais colonizável. Mamífero de grandes dimensões – podia ultrapassar os dois metros de comprimento -, habitava o mar do Caribe e era cobiçado por pescadores, graças à sua pele. Foi vista pela última vez há mais de 80 anos. Tigre-do-Cáspio Foca-monge-do-caribe
  13. 13. Introdução de espécies  A natureza precisa de equilíbrio e para mantê-lo ela possui uma forma de controle da densidade populacional: o Competição o Predação o Parasitismo etc.
  14. 14.  Quando introduzimos em um ambiente uma espécie de outro ecossistema, quebramos o equilíbrio da natureza.  No Brasil temos os casos dos pombos, pardais e dos camundongos. Por exemplo: Pode não haver predadores desta espécie introduzida, assim ela se reproduzira excessivamente, esgotando o alimento de seu novo ambiente.
  15. 15.  Um caso recente de praga terrestre é do caramujo africano Achatina fulica, introduzido como criação para a alimentação humana, que se alastrou por quase todo o Brasil, se tornando praga agrícola, especialmente no litoral.  Atacam e destroem plantações de pequena agricultura, como a mandioca, batata-doce, carás, feijão, amendoim, abóbora, mamão, tomate e verduras diversas.
  16. 16. Alterações Abióticas São as alterações no meio ambiente relacionadas aos fatores abióticos, ou seja, sem vida. Podem ser causados por liberação de matéria ou energia ao meio. É o caso da poluição ambiental.
  17. 17. Desmatamento  Aproximadamente 10% a 12% da floresta em todos os países da região amazônica já tenham desaparecido.  No Brasil, por exemplo, é comum que o corte raso da floresta seja feito para dar lugar às pastagens para o gado em fazendas.  A Mata Atlântica é explorada desde a época da colonização pela extração do Pau-Brasil e, depois pelo cultivo de monoculturas como o café e a cana- de-açúcar.  Foi reduzida a apenas, 7% da sua cobertura original. Com isso cerca de 261 espécies de mamíferos, 1020 de pássaros, 197 espécies de répteis, 340 de anfíbios, 350 de peixes e cerca de 20 mil espécies vegetais, estão seriamente ameaçadas.
  18. 18. Então pra que ???  Extração de madeira;  Instalação de projetos agropecuários;  Implantação de projetos de mineração;  Instalação ou expansão de garimpos;  Construção de usinas hidrelétricas;  Incêndios;  Queimadas (técnica de cultivo tradicional).
  19. 19. Consequências ...  Aumento do processo erosivo  Assoreamento dos rios e lagos, que resulta do aumento da sedimentação, que provoca enchentes;  Diminuição dos índices pluviométricos, em consequência do fim da transpiração das plantas;  Elevação das temperaturas locais e regionais, como consequência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto.  Agravamento do processo de desertificação;
  20. 20. Erosão  A erosão é um processo de deslocamento de terra ou de rochas de uma superfície.  Pode ocorrer naturalmente, pela ação de chuvas, por exemplo,  Ou pela ação do homem que ao retirar a cobertura vegetal de um solo, faz com que este solo perca sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a infiltrar no solo.  Esta infiltração pode causar a instabilidade do solo e a erosão.
  21. 21.  Devido a erosão, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas.  Os prejuízos econômicos também são significativos, pois é comum as erosões provocarem fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de transporte.
  22. 22. Como mudar isso ???  Não retirar coberturas vegetais de solos, principalmente de regiões montanhosas;  Planejar qualquer tipo de construção (rodovias, prédios, hidrelétricas, túneis, etc) para que não ocorra, no momento ou futuramente, o deslocamento de terra;  Monitorar as mudanças que ocorrem no solo;  Realizar o reflorestamento de áreas devastadas, principalmente em regiões de encosta.
  23. 23. Poluição do Ar  A poluição do ar ocorre principalmente pelo uso dos combustíveis fosseis.  Principalmente o carvão mineral e o petróleo e seus derivados (gasolina e diesel).  A queima destes combustíveis libera na atmosfera gases prejudiciais como o monóxido de carbono e o dióxido de carbono.
  24. 24.  A saúde do ser humano é a mais afetada com esta poluição, com doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma.  Ou com irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na mucosa da garganta.
  25. 25. China 1 milhão de mortes
  26. 26. Consequências... Chuva ácida  É formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente.  Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblinas e até mesmo neve.  A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre.
  27. 27. Efeito Estufa  O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre.  O século XX foi considerado o mais quente dos últimos 500 anos.  E com o aumento da temperatura temos, prioncipalmente, o derretimento das calotas polares e, assim, o aumento do nível dos mares.
  28. 28.  O efeito estufa é ocorre devido à derrubada de florestas e às queimadas.  Outro principal fator é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, gerados pela queima de combustíveis fósseis.  Os gases poluentes se acumulam em determinada região da atmosfera, impedindo que o calor se dissipe. (Dióxido e monóxido de carbono, metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio)
  29. 29. Destruição da Camada de ozônio  A camada de ozônio é uma área da estratosfera que possui uma elevada concentração de ozônio.  Esta camada funciona como uma espécie de "escudo protetor" para o planeta Terra, pois absorve cerca de 98% da radiação ultravioleta de alta frequência emitida pelo Sol.  Em 1983, descobriu-se que havia um buraco na camada de ozônio na área da estratosfera sobre o território da Antártica.  Este buraco era de grandes proporções, pois tinha cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados. Na década de 1980 outros buracos de menor proporção foram encontrados em vários pontos da estratosfera.
  30. 30.  A principal causa é a reação química dos CFCs (clorofluorcarbonos) com o ozônio.  Os CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar- condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes.  Os CFCs entram em processo de decomposição na estratosfera, através da atuação dos raios ultravioletas, quebrando as ligações do ozônio e destruindo suas moléculas.
  31. 31.  A radiação não é absorvida devido aos buracos, podendo provocar câncer de pele.  O buraco na camada de ozônio também tem uma leve relação com o aumento do aquecimento global.
  32. 32. Degelo
  33. 33. É uma coisa bonita ???
  34. 34. SQN...  https://www.youtube.com/watch?v=jg5LgQywtP0
  35. 35. Sugestão
  36. 36. Poluição das águas  Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água.  No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas).  - 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos.  - 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma: - 29,7% aquíferos; - 68,9% calotas polares; - 0,5% rios e lagos; - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).
  37. 37.  A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água.  Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.  Este desperdício relacionado à poluição das águas tornam a situação ainda mais preocupante.
  38. 38. Derramamento de petróleo  Causado principalmente por acidentes de navios e plataformas de petróleo.  A densa camada escura formada impede a fotossíntese e a troca de gases entre a água do mar e o ar.  Assim há a morte de algas e animais, principalmente por intoxicação, ou por asfixia no caso dos peixes.  As aves também são afetadas, pois suas penas ficam recobertas de petróleo, impedindo que elas voem e realizem a regulação térmica.
  39. 39. Fontes de poluição  A água tem várias fontes de poluição, a maior delas está nas cidades.  A falta de saneamento básico contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indústrias seja jogado nos rios e córregos.  Muitas das estações de tratamento de esgoto descartam o lixo produzido diretamente nas águas correntes
  40. 40.  Os lixos dos aterros municipais quando vazam acabam indo para as águas subterrâneas.  Produtos químicos usados nas casas e apartamentos como solventes de tinta e limpadores de forno são jogados no lixo ou no esgoto.  De uma maneira ou de outra acabam sempre indo parar na água que abastece as cidades.
  41. 41.  A chuva ácida é outra das grandes fontes de poluição da água. Sua capacidade de destruição é tão grande que chega a acabar com a vida aquática.  Os produtos agrotóxicos usados nas lavouras infiltram-se no solo e escorrem para os rios, lagos e até às águas subterrâneas.
  42. 42. Consequências...
  43. 43. Como resolver esta situação: E agora José ??? Alternativas ???
  44. 44.  Mais uso de energias limpas.  Substituir os carros a base de combustíveis fosseis por carros movidos a energia elétrica, solar ou até mesmo a álcool.  Reciclar.  Reutilizar água.  Investir em educação.
  45. 45. Atividade  Pesquisar sobre Poluição Sonora, Poluição por elementos Radioativos e Poluição por elementos não-biodegradáveis.  Fazer um resumo de no mínimo 10 linhas, citando exemplos, as causas e consequências de cada poluição.

×