Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sistema esquelético do subfilo dos vertebrados

Um trabalho claro e sucinto dos sistema esquelético de todas as classes do subfilo dos vertebrados. Agnatos, Peixes e tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Sistema esquelético do subfilo dos vertebrados

  1. 1. O sistema esquelético tem por funções aos vertebrados, sustentação do organismo (apoio para o corpo), Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro), Base mecânica para o movimento, Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo), Hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas)
  2. 2. São vertebrados primitivos sem mandíbula e de esqueleto cartilaginoso. Peixes-bruxas da classe Myxine, tem crânio de cartilagens, entretanto, não possuem vértebras e a sustentação do corpo está a cargo da notocorda que perdura na fase adulta.
  3. 3. Lampreias da classe Petromyzontida, a notocorda que surge durante o desenvolvimento embrionário perdura por toda a vida das lampreias e sobre ela, existem vértebras rudimentares, comparáveis a pequenos cavaletes cartilaginosos. O crânio é formado por placas cartilaginosas e tecidos fibrosos.
  4. 4. São vertebrados como ossos cartilaginosos. O esqueleto é formado por tecido cartilaginoso, podendo ocorrer deposição de carbonato de cálcio, mas isso não significa ossificação. Possuem esqueleto axial (crânio e coluna vertebral) e apendicular (nadadeiras).
  5. 5. Não existem suturas no crânio, ou seja, ele é inteiriço. A caixa craniana é uma peça cartilaginosa única. A notocorda não foi totalmente substituída pela coluna vertebral, estando presentes resquícios entre uma vértebra e outra.
  6. 6. O esqueleto dos actinopterígios, bem como o de outros vertebrados, é dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. A coluna vertebral é formada por vértebras articuladas, constituídas por uma região central compactada e por um anel dorsal onde se aloja a medula espinhal. As vértebras do tronco apresentam projeções ventrais pontiagudas. As costelas dão sustentação à parede do corpo, além de proteger os órgãos internos.
  7. 7. São tetrápodes, apresentam esqueleto ósseo, dividido em esqueleto axial e apendicular. Possuem o cíngulo dos membros anteriores, ou cintura escapular, e o cíngulo dos membros posteriores, ou cintura pélvica.
  8. 8. É semelhante ao dos outros tetrápodes, apesar de certos grupos apresentarem grandes modificações esqueléticas devido a adaptação a determinados modos de vida. As serpentes, por exemplo, não tem pernas, portanto não apresentam esqueleto apendicular.
  9. 9. Outro exemplo é o dos quelônios, cujas costelas são fundidas à carapaça óssea. A estrutura do crânio e do esqueleto apendicular dos répteis pode ser considerada mais avançada que a dos anfíbios.
  10. 10. Todas as aves têm a mesma estrutura esquelética de esqueleto básica, que varia para atender ao seu modo de vida. As aves também perderam os dentes e os ossos da mandíbulas, que fazem o esqueleto mais pesado em outros animais, e seus crânios são normalmente muito menores em relação ao tamanho do corpo.
  11. 11. Outras diferenças facilmente visíveis nos esqueletos das aves incluem o número de vértebras do pescoço, que varia de acordo com o estilo de vida.
  12. 12. Os cisnes têm cerca de 25 vértebras em seus pescoços, enquanto as galinhas têm 14 e papagaios podem ter até 9. Outras aves, como o avestruz e a ema, têm os ossos das pernas extremamente longos, que sustentam seu peso e permitem que corram em alta velocidade. Os ossos das aves são, em sua maioria, ocos. As asas são controladas por poderosos músculos presos a quilha, uma projeção existente no osso esterno.
  13. 13. 1) Crânio — protege o cérebro e pode ter um volume muito grande; 2) Coluna vertebral — eixo formado por peças articuladas chamadas vértebras, que protege a medula espinhal; 3) Costelas — formam a caixa torácica que protege os pulmões e o coração; 4) Ossos — formam as duas extremidades anteriores e as duas posteriores. Tais extremidades podem estar adaptadas a várias funções, como correr, cavar, voar ou nadar.

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • kaahmagalhaes94

    May. 2, 2015
  • Franzynhaaa

    Dec. 9, 2015

Um trabalho claro e sucinto dos sistema esquelético de todas as classes do subfilo dos vertebrados. Agnatos, Peixes e tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Views

Total views

5,186

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

2

Actions

Downloads

50

Shares

0

Comments

0

Likes

2

×