Tecnologia assistiva na inclusão

7,220 views

Published on

Palestra ministrada por Carolina Schimer no I Simposio Alfabetização Transtornos de Aprendizagem e Deficiência Intelectual, organizado pela Cariocas Eventos em19 de maio 2012. www.simposioalfabetizacao.com

Published in: Education

Tecnologia assistiva na inclusão

  1. 1. A Importância da TecnologiaAssistiva na Inclusão Escolar Carolina Rizzotto Schirmer Doutora em Educação pela UERJ
  2. 2. Tecnologia Assistiva ?
  3. 3. Tecnologia Assistiva “Para as pessoas, a tecnologia torna as coisasmais fáceis. Para as pessoas com deficiência, atecnologia torna as coisas possíveis”. Mary Pat Radabaugh
  4. 4. TA A TA é uma área do conhecimento, decaracterística interdisciplinar, que englobaprodutos, recursos, metodologias, estratégias,práticas e serviços que objetivam promover afuncionalidade, relacionada à atividade e participação,de pessoas com deficiência, incapacidades oumobilidade reduzida, visando sua autonomia,independência, qualidade de vida e inclusão social.Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2008.
  5. 5. Equipe -TA Conhecimento Especializado Conhecimento Conhecimento Escolar Clínico ALUNO Família
  6. 6. TA - Legislação Brasileira No Brasil, assim como a acessibilidade é umdireito adquirido pelo cidadão, os recursos e serviçosde TA que a possibilitam também o são.Tecnologia Assistiva Ajudas técnicas no Art.61 dodecreto 5296 de dezembro de 2004, quando se tratade garantir: “Produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologiaadaptados ou especialmente projetados para melhorar afuncionalidade da pessoa portadora de deficiência ou commobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ouassistida” (BRASIL, 2004).
  7. 7. TA - Legislação Brasileira O Decreto 3298 de 20 de dezembro de 1999cita quais são os recursos garantidos as pessoas comdeficiência e entre eles encontramos: “Equipamentos, maquinarias e utensílios de trabalhoespecialmente desenhados ou adaptados para o uso por pessoaportadora de deficiência; elementos de mobilidade, cuidado ehigiene pessoal necessários para facilitar a autonomia e a segurançada pessoa portadora de deficiência; elementos para facilitar acomunicação, a informação e a sinalização para a pessoaportadora de deficiência; equipamentos e material pedagógicoespecial para a educação, capacitação e recreação da pessoaportadora de deficiência; adaptações ambientais e outras quegarantem o acesso, a melhoria funcional e a autonomia pessoal”.(BRASIL, 1999)
  8. 8. Tecnologia Assistiva Romper Barreiras Garantir Acesso (Espaço físico; Relações interpessoais; Projetos eações variadas do contexto escolar; Conhecimento)
  9. 9. TECNOLOGIA ASSISTIVA
  10. 10. Categorias/ Modalidade de TA Recursos de Acessibilidade ao Computador Auxílios de Vida Diária Adequação Postural Sistemas de Controle de Ambiental Auxílio de Mobilidade Projetos Arquitetônicos Órteses e Próteses Auxílios para Cegos ou Visão Subnormal Auxílios para Surdos Adaptações em Veículos Automotores Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA)
  11. 11. TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃOComunicação Ampliada e Alternativa (CAA)Recursos de Acessibilidade ao ComputadorAuxílios de Vida Diária
  12. 12. CAA Comunicação Alternativa e AmpliadaDefinição:A Comunicação Alternativa e Ampliada - CAA ... se propõema compensar (temporária ou permanentemente) aincapacidade ou deficiência do indivíduo com desordemsevera de comunicação expressiva (ASHA, 1989. AmericanSpeech-Language-Hearing Association).
  13. 13. CAA Comunicação Aumentativa e Alternativa ObjetivoValorizar todos os sinais expressivos do indivíduoe ordenando-os para o estabelecimento de umacomunicação rápida e eficiente.
  14. 14. CAA hoje...CAA no passado...
  15. 15. “CAA quer dizer resolução de problemas, senso comum, tentativa e erro, flexibilidade...é pensar de outro jeito” Rohschild e Norris (2001)
  16. 16. EXEMPLOS DE RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA
  17. 17. Cartões e porta-cartões com símbolos PCS
  18. 18. Cartões e porta-cartões com fotos e desenhos
  19. 19. Pranchas de comunicação
  20. 20. Agendas e calendários
  21. 21. Agendas e calendários
  22. 22. Alta Tecnologia em Comunicação VocalizadoresComputador(pranchas dinâmicas; escrita e voz)
  23. 23. Pranchas Dinâmicas - Software SDP
  24. 24. Auxílios para a vida diária Materiais e produtos para auxílio em tarefas rotineiras tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais, manutenção da casa etc. No contexto educacional, são exemplos, os materiais escolares e pedagógicos especiais ou adaptados.
  25. 25. Material Escolar Adaptado
  26. 26. Adequação de material didático
  27. 27. ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO
  28. 28. Recursos de Acessibilidade ao Computador Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz –auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem o computador. Ex.: DOS VOX Jaws, Braille Fácil, Lente Pro. NCE/UFRJ
  29. 29. Informática Acessível:Obras de Irmã Dulce - Salvador
  30. 30. Recursos de Hardware - Teclados
  31. 31. Recursos de Hardware – mouses
  32. 32. Recursos de Hardware acionadores
  33. 33. Recursos de output/saída - SoftwaresTeclados virtuais (com e sem sistema de varredura, com e semsíntese de voz)• teclado virtual do sistema windows• teclado virtual - http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/• teclado do comunique – www.comunicacaoalternativa.com.br• teclado do MicroFênix - http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/Mouses virtuais (sistema de varredura)• MicroFênix - http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/• ETM - http://www.projetoetm.com.brSoftwares especiais(para a produção de jogos e atividades)• Classroom Suite da Intellitools• Software para Necessidades Educacionais EspeciaisSEN - Special Educational Needs Software – www.assistiva.com.br
  34. 34. Softwares de Comunicação Alternativa• Boardmaker com Speaking Dinamically Pro• Escrevendo com Símbolos – ECS• Comunique – www.comunicacaoalternativa.com.br• Editor livre de prancha – http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/ + SITES INTERESSANTES
  35. 35. https://sites.google.com/site/tecnologiaassistivaufrj/ professores
  36. 36. ARASAAC
  37. 37. http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/
  38. 38. http://www.lateca-uerj.net/
  39. 39. http://www.assistiva.com.br/
  40. 40. OBRIGADA!ead.carolina@gmail.comhttp://www.lateca-uerj.net/

×