Aula 6 - Conceitos Econômicos

480 views

Published on

Slides-aula sobre conceitos de economia, para turma de Logística, demonstrando os diferentes tipos de necessidades dos indivíduos, a economia descritiva, teorias e políticas econômicas, macroeconomia e microeconomia, e o conceito de leis.

Published in: Economy & Finance
  • Be the first to comment

Aula 6 - Conceitos Econômicos

  1. 1. Conceitos Econômicos GERENCIAMENTO E ECONOMIA DE SISTEMAS LOGÍSTICOS AULA 5
  2. 2. Definição de Economia A palavra economia é de origem Grega oikos = casa e nomos = governo, administração. Xenofontes (455 a 345 a.c.) foi o primeiro a usar o termo Economia no sentido exposto anteriormente, ou seja, abrangendo apenas o governo ou a administração do lar. Economia é uma ciência social, pois estuda a situação econômica da sociedade. A economia se ocupa das questões relativas a satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade.
  3. 3. Tipos de Necessidade Necessidades do individuo - Natural: • Comer Necessidade Social: • Festa de casamento Necessidades da sociedade – Coletivas: • O transporte Necessidades vitais ou primarias: • Os alimentos Necessidades civilizadas ou secundárias: • O turismo
  4. 4. Satisfação das Necessidades
  5. 5. Definição e Divisão do Estudo A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
  6. 6. Definição e Divisão do Estudo
  7. 7. Divisão do Estudo de Economia Economia Descritiva. É a partir dos levantamentos descritivos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o complexo de conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva. Teoria Econômica - A teoria econômica adota duas posições distintas na apresentação e análise do fenômeno econômico Microeconomia Macroeconomia Política Econômica - os desenvolvimentos elaborados no compartimento da teoria econômica tem a finalidade de servir a política econômica. Nesse terceiro compartimento é que serão utilizados os princípios, as teorias, os modelos e as leis
  8. 8. As Leis da Economia Lei é a relação entre um fenômeno e sua causa, Economia política é uma ciência e consequentemente possui princípios, normas e leis. Leis Naturais • São aquelas de forma global, gerias; exprimem uma relação constante entre a causa e o efeito. Ex: leis físicas são aquelas onde cientistas podem determinar perfeitamente a causa; a água a zero grau congela. Leis Sociais • Exprimem a tendência que certos fatos têm em produzir certos efeitos. Ex: fenômenos econômicos podem garantir a tendência de acontecimento do fato, segundo as condições propostas; a escassez do produto indica um aumento do preço. Leis Tipicamente Econômicas • Lei da oferta e da procura - essa lei diz que o preço aumenta. Não pode dizer quanto (em valores), quando e como acontecera e nem em que medida poderá ser produzido.

×