Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Legislação empresarial

7,830 views

Published on

Published in: News & Politics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Legislação empresarial

  1. 1. Legislação Empresarial – 2.2. Direito Público e Direito Privado: Critérios de Distinção: 1) A Natureza dos Interesses: O Direito Público protege os interesses públicos e o Direito Privado protege os interesses privados. 2) O critério de qualidade dos sujeitos: São de Direito Público as normas que regulam as relações em que intervenha o estado ou qualquer outro ente público geral; São de Direito Privado as situações em que surgem só as particulares. 3) Critério da posição dos sujeitos na relação jurídica: O Direito Público é constituído pelas normas que regulam a atividade doestado e outras entidades públicas enquanto sujeitos dotados de poder. Já o Direito Privado é o conjunto das normas que regulam as relações entre os particulares em posição de igualdade. Fases do processo legislativo da elaboração de leis: Elaboração:Elaborar o texto da lei (deputados/ grupos patrimoniais/ governo); Aprovação:Aprovação das leis por maioria na Assembleia da República e os Decretos de Lei por maioria em conselho de ministros; Promulgação:As leis, os decretos de lei e os decretos regulamentares carecem de promulgação do Presidente da República.
  2. 2.  Publicação: A lei é publicada no Diário da República, com a publicação a lei passa a ser obrigatória. Classificação dos ramos do Direito: Direito Público: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Financeiro; Direito Penal; Direito Fiscal; Direito Processual. Direito Privado: Direito Civil; Direito de Trabalho; Direito Comercial; Direito Internacional Privado. Norma Jurídica Regra de conduta imperativa (ou obrigatória), geral e abstracta. Características da Norma Jurídica Imperatividade: obriga adoção de uma conduta; Generalidade: aplica-se a todos os indivíduos; Abstracção: contempla um certo número de situações; Coercibilidade: imposição à força.
  3. 3. Noção de Direito Público Conjunto de ramos de direito que visa garantir predominantemente os interesses do estado. Noção de Direito Privado Conjunto de ramos de direito que salvaguarda maioritariamente o interesses particular. Noção de Firma Nome comercial com o qual os comerciantes assinaram todos os documentos. Requisitos da Firma Distinta:Deve ser diferente de todas as outras já existentes para evitar confusões ou erros. Registada:No Registo Nacional de Pessoas Colectivas (RNPC) a fim de se evitar confusões com algumas firmas semelhantes. Verdadeira:Os elementos que compõem a firma devem ser verdadeiros e não induzir em erro.

×