Successfully reported this slideshow.

PROJETO CASA SEGURA

1,366 views

Published on

Rio Grande do Sul

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

PROJETO CASA SEGURA

  1. 1. SEGURA – PREFEITURA MUNICIPAL DE SELBACH - RS Prevenindo quedas em idosos.
  2. 2. Conhecendo Selbach  Uma pitoresca cidade de colonização alemã no centro do estado gaúcho, com cerca de cinco mil habitantes e destes 14% são idosos, sendo quase o dobro do percentual nacional. Estes idosos estão espalhados por uma vasta área rural, desta forma este município se torna um ótimo local para
  3. 3. Como Tudo Começou.  Tudo começou em 2011 com a Portaria 227 de 09/09/2011 que disponibilizava Recursos para Projetos Prevenção de Violências e Acidentes, para elaborar o projeto começamos a rever os nossos dados epidemiológicos e percebemos quão grave era o problema das quedas no ambiente doméstico com a população idosa, ai construímos um projeto tendo este tema em foco. Nas entrevistas que fizemos com os idosos percebemos que eles não tinham consciência do problema e de sua dimensão. O filho de um idoso nos apontou um caminho que não era abordado, ao nos dizer que os comerciantes de material de construção não sabiam como orientar seus clientes idosos sobre comprar materiais que reduzissem o risco de quedas, no caso citado um vendedor disse para o idoso comprar um piso mais liso por ser mais fácil de limpar, a arquiteta projetou uma casa cheia de degraus e escadarias que só dificultam a mobilidade do idoso, outro problema apontado é que os proprietários de estabelecimentos comerciais e de serviços não costumam planejá-los para o público idoso, não deixando corrimãos, rampas, nem pisos antiderrapantes, o uso extensivo de produtos que só dificultam a mobilidade da população idosa em que faz alguns idosos não freqüentar certos locais.
  4. 4. Encontro Regional Sobre Saúde do Idoso  A Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, organizou no dia 12 de julho de 2012 o Encontro Regional Sobre Saúde do Idoso, foram realizados dois painéis: Prevenção de Quedas no Ambiente Doméstico, com o professor doutor Rodolfo Herbeto Schneider, médico geriatra da PUC RS, de Porto Alegre; e Políticas de Atenção ao Idoso e o Papel da Família, com a advogada e procuradora do município de Selbach, Rudineia Cervieri. Neste primeiro momento o público alvo foram os profissionais de saúde e assistência social de
  5. 5. Encontro Regional Sobre Saúde do Idoso  Na parte da tarde do mesmo dia foi a vez do doutor Schneider falar para os idosos. A presença de quase uma centena de idosos ajudou a conscientizá-los sobre a importância do tema e mostrou que muitos ainda nutrem duvidas e questionamentos.
  6. 6. Grupos de Atenção a Saúde  Mesmo o município tendo uma pequena população, ainda assim existem 27 grupos de atenção a saúde incluindo hipertensos e diabéticos. Porém a grande maioria dos freqüentadores destes grupos são pessoas com mais de 60 anos de idade. Ao invés de se criar outros grupos específicos para os idosos, utilizamos a estrutura já existente e incluímos a exibição de uma apresentação de slides sobre o tema de como manter a moradia do idoso segura, com a distribuição de
  7. 7. Panfleto “Idoso, Sua Casa é Segura?”  Capa com tema instigante que coloca o idoso como ator de sua segurança. A capa simula uma situação real.
  8. 8.  Na parte interna, pouca matéria escrita, pois o número de analfabetos é bem maior entre os idosos, dicas diretas e imagens didáticas. Panfleto “Idoso, Sua Casa é Segura?”
  9. 9. Visitas ao comércio.  O ambiente doméstico é o local mais comum para quedas, e este ambiente é composto por produtos comercializados por vários estabelecimentos de materiais de construção, moveis e eletrodomésticos. Bem como arquitetos, engenheiros e trabalhadores da construção civil. A nossa cultura destaca mais a estética do que a segurança. E quando estes moradores ficarem idosos?
  10. 10. Visitas ao Comércio.  A idéia de que o bonito e o seguro não se misturam ainda é comum entre arquitetos, construtores e comerciantes de materiais de construção. Há resistência dos próprios idosos a tomar medidas de prevenção. O comércio não destaca qualidades seguras em seus produtos, apenas estéticas. Por exemplo: este móvel com quinas quadradas é mais moderno do que o com quinas arredondadas, esta luz indireta ilumina pouco mais valoriza o ambiente, esta escadaria caracol é insegura mais dá um ar diferenciado a sua casa. Por sua vez os proprietários de imóveis comerciais querem chamar a atenção pelo visual como usando pisos de porcelanato brilhantes e escorregadios, acham que um corrimão estragaria o visual da loja e coisas do tipo. Estes paradigmas estão sendo vencidos aos poucos. Educando o comerciante para que saiba orientar os clientes idosos.
  11. 11. Palestra a Associação Comercial e Industrial de Selbach.  Recentemente conseguimos apresentar um vídeo sobre prevenção de quedas com a população idosa numa reunião da Associação Comercial e Industrial de Selbach os empresários presentes receberam importantes informações e os panfletos da campanha. Já estamos observando uma mudança de atitude nos empresários as ultimas lojas que passaram por reforma já estão contando com alguns equipamentos de segurança como rampas e corrimãos. Coisas que não eram vendidas no comércio local como barras de apoio lateral e luzes noturnas agora já se tornaram comuns.
  12. 12. Resultados obtidos.
  13. 13. Uma última dica.
  14. 14. Línguas étnicas no Brasil  Milhares de idosos brasileiros não tem como lingua nativa o portugues são descendentes de indios ou de povos que emigraram para o país, aprenderam portugues depois de adultos e não costumam falar este idioma no dia a dia.  Será que os serviços de saúde estão preparados para este desafio?
  15. 15. Línguas Étnicas no Brasil.
  16. 16. OBRIGADO!  Jorge Rogélson da Silva. – Fiscal Sanitário Municipal.  Contato: rogelsondasilva@gmail.com Fone: (54) 3387-1144 Prefeitura Municipal de Selbach, Rua Presidente Kennedy, 14, Centro, Selbach/RS, CEP 99450-000.

×