Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

12º Insurance Service Meeting - Carlos de Paula

71 views

Published on

Palestra apresentada por Carlos de Paula, Diretor de Supervisão e Conduta da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Published in: Economy & Finance
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

12º Insurance Service Meeting - Carlos de Paula

  1. 1. Carlos de Paula São Paulo – BR – Novembro/18
  2. 2. Cenário
  3. 3. Pontos Fortes * Diálogo entre a SUSEP e representantes do mercado supervisionado * Diálogo entre a SUSEP e novos participantes do mercado * Diálogo entre a SUSEP e outras congêneres (CVM, BCB, Previc) * Participação no GT de Fintech do LAB de Inovação Financeira Pontos Fracos * Pouco conhecimento dos novos entrantes * Pouca disseminação da cultura de inovação dentro da própria Autarquia * Processos de mudança lentos * Regulação pouco flexível a nichos ou a agentes de mercado de menor risco sistêmico Oportunidades * Incremento da educação financeira e securitária * Novos produtos de seguros, incluindo o seguro cibernético e os seguros sob demanda * Maior acesso à cobertura securitária * Melhores condições de preço (otimização de custos) Ameaças * Riscos cibernéticos * Pouca difusão da mentalidade de prevenção de riscos * Lei de proteção de dados pessoais * Projeto de Lei da Câmara sobre cooperativas e associações SWOT AnáliseInterna AnáliseExterna
  4. 4. Visão da SUSEP
  5. 5. 03 jul 2012  Tripé da Comissão de Inovação e Insurtech 1ª onda: alinhamento de expectativas com representantes da indústria Principal resultado: Resolução CNSP 319/2018 2ª onda: alinhamento com outras autoridades de supervisão do Sistema Financeiro Nacional (CVM, BCB e Previc) Principal resultado: estudo para implementação de um sandbox regulatório conjunto. 3ª onda: aproximação com insurtechs ou pessoas e instituições ligadas à inovação Principal resultado: realização de evento com elevator pitchs destes atores em novembro.
  6. 6. Perspectivas
  7. 7. Suptech • Sistema de Monitoramento Eletrônico das Operações (SIMEO): minuta de Resolução vai para consulta pública de 45 dias e entrará na reunião do CNSP de dezembro, com proposta de vacatio de um ano. • Na Circular subsequente, a ideia será começar pelo Seguro Garantia. Com o sistema operacional, a área de monitoramento de conduta terá como fazer o controle de acúmulo de tomadores, exposição nas diversas modalidades de seguro garantia (judicial, performance etc), controle de prazo para regulação de sinistro, capacidade das empresas evitarem sinistros a partir do aviso das expectativas de sinistro, motivos de negativa de indenização etc.
  8. 8. Sandbox • Revolução digital no mercado financeiro/seguros foi iniciada pelas Fintechs e posteriormente Insurtechs. • Desafios para entender gargalos regulatórios para inovação: coleta de pontos de vista de players fora da caixa. • Aplicabilidade de sandbox regulatório. • Levantamento de desafios e obstáculos para sandbox regulatório. • Diferenciação dos modelos de negócios financeiro e de seguros, sendo o primeiro intermediação e o segundo garantidor, com assunção de riscos. Modelo de longo prazo.
  9. 9. “Criamos o futuro e inspiramos as pessoas.” Grato, Carlos de Paula.

×