Meu primeiro amigo

687 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
687
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Meu primeiro amigo

  1. 1. Relato de ApresentaçãoDefinições Melhores PráticasO Relato é um registro, feito pela escola, de uma prática diferenciada, inovadora e muito eficaz, usandouma matriz predefinida (= próximas páginas, itens de 1 a 5).Melhor Prática é um processo, sistema, mecanismo, que represente uma ótima ideia de se fazer algoimportante. Não é sinônimo de sofisticação. Pelo contrário, a Prática deve ser simples de aplicar. E darbons resultados. Meu Primeiro Amigo PráticaObjetivos EscolaO Relato tem três objetivos: Municipal Laura Queiroz Nome da Escola 1. Garantir o domínio tecnológico da escola sobre seus melhores processos 2. Permitir a replicação das suas práticas por outras escolas interessadas 3. Reconhecer os criadores de práticas inovadoras e bem-sucedidas Município/Estado: Itabirito / Minas Gerais Secretaria: Secretaria Municipal de Educação de ItabiritoRelator/RelatoriaQuem preenche é (a): Magna Diretor quem tem a melhor informação sobre a prática. Pode ser uma ou mais pessoas. Mas oRelato é da escola.MARTA Criador (es):DA SILVA Fátima Consuleide das Mercês Ribeiro AMORIM GUIMARÃESO Relato deve ser escrito como se fosse ser lido por alguém fora da escola. Isso evita omissões esimplificações excessivas, garantindo ao Relato a maior fidelidade possível na descrição da Prática. Propósito: Promover a tranqüilidade e o bem estar do aluno novato na escola Série/ Setor: Ensino Fundamental 1º ao 5º anoAcessibilidadeA escola deve ter meios de disponibilizar seus Relatos, facilmente, ao pessoal da casa. Se quiser liberá-los aterceiros, deve providenciar cópias extras em papel. Todo esse material pode estar disponibilizado no siteda escola, se houver um. Veja a Apresentação do Relato, no verso.Folhas Extras Se necessário, use mais de uma folha de qualquer item desta matriz. Identifique a folha adicional comoHélio Gomes6Outubro/2009
  2. 2. CatálogoO conjunto de Melhores Práticas de uma escola, ou da SME, compõe um CMP – Catálogo de MelhoresPráticas (ou outro nome de preferência da organização: coleção, coletânea, antologia, album, etc.)1. Trailer: A Prática Numa Cápsula Dê uma notícia sobre a Prática, sem detalhes, apenas seu contorno, a informação suficiente para responder à pergunta: “Qual a ideia da Prática?” TrailerA prática “Meu Primeiro Amigo” foi criada com o objetivo de recebero novo aluno com carinho e atenção, pois foi observado que algunsaluno por muitas vezes sentem dificuldades no primeiro dia de aula.Os alunos que já estudam na escola fazem o papel do Primeiroamigo. Quando o novo aluno chega, ele é apresentado a turma e logoum aluno dessa turma se manifesta para ser o seu primeiro amigo.Eles recebem um crachá que será utilizado durante o horário de aula.Esse primeiro amigo acompanhará o novo aluno pelas dependênciasda escola durante o período de aula. Ficará com sua carteirapróxima dele e o Ajudará em tudo que for possívelEssa prática pode ser utilizada do 1º ano ao 5º ano.
  3. 3. 2. Diferencial: O “Comercial” da Prática Faça um breve, mas convincente, “comercial” da Prática. Em que ela é diferente? Por que sua replicação em outras escolas é imperdível? Em que situação ela foi criada/introduzida? DiferencialO processo Meu melhor Amigo funciona de forma prática em situaçãode adaptação de um novo aluno.Foi observado durante a aplicação desse processo :As crianças de 1º ano não mais choraram querendo ir embora;Houve uma explicitação de alegria dos alunos novatos por teremUm primeiro amigo na escola;Professores mais tranqüilos em relação a adaptação dos novatos;Tranquilidade dos pais com relação a recepção da escola com o seuFilho ;Finalmente para todos na escola o resultado foi satisfatório. Ver osalunos novatos felizes e tranqüilos na escola no primeiro dia, é muitogratificante.
  4. 4. 3. Descrição da Prática: Componentes e Passo a Passo Componentes Se sua Prática, na hora da execução, não tem uma série de passos, mas um sistema com vários componentes, opte por descrever suas principais características. Cada componente é descrito num ou dois parágrafos, com um título que nomeia a característica descrita. Passo a Passo Se sua Prática, na hora da execução, tem um roteiro de passos sequenciais, opte por descrever os passos. Comece cada passo com a indicação do agente, seguido de um verbo, no presente do indicativo, indicando a ação (como no exemplo, abaixo). “Biblioteca Móvel”: a) A bibliotecária distribui o material e pede aos alunos que iniciem o trabalho, de acordo com as regras afixadas no quadro b) Os alunos sentam-se em grupo de três e fazem uma leitura silenciosa do texto do seu grupo Observação: Se todas as ações tiverem um único agente, indique o agente uma única vez e liste cada passo, começando com o verbo. Opcional: Se sua prática tiver mais de um processo (algo raro), use outra cópia desta página, para esse registro.Título da Prática: Meu melhor amigo Componentes Passo a PassoXX DescriçãoX Atuação do Primeiro AmigoDentro da sala o professor se torna o mediador do processo sendoresponsável por:  Apresentar o novo aluno para a turma;  Comunicar a turma que o novo aluno precisa de um primeiro amigo  Convidar um dos alunos para ser o primeiro amigo  Disponibilizar aos dois alunos um crachá de identificação  Orientar o primeiro amigo no cuidado e carinho com o novo alunoFora da sala de aula o primeiro amigo se responsabiliza em
  5. 5.  Apresentar a escola ao aluno novato; Acompanhar durante o recreio; Promover a socialização com outros amigos; Perfil do primeiro amigo Aluno(a) organizado; Comunicativo; Bem humorado; Disponível para ajudar; Dinâmico.
  6. 6. 4. Galeria de Fotos Inclua fotos da Prática em andamento. Apenas as indispensáveis à compreensão da Prática neste Relato. Máximo: 10 fotos. Identifique o conteúdo da foto, incluindo legendas, com um texto curto que faça o leitor se lembrar da Descrição da Prática (item 3). Se você tiver mais fotos para disponibilizar, informe isso no Quadro de Avisos (item 5).

×