Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aqui veremos o que é obesidade, quais os tipos que existem e suas consequências para a qualidade de vida da pessoa

372 views

Published on

Obesidade significa o acúmulo excessivo de gordura corporal, resultando em ganho de peso. O corpo, como regra, têm complexos mecanismos responsáveis pela manutenção de um balanço energético adequado. A energia é armazenada como tecido adiposo, pois desta forma você pode acumular mais quantidade de energia química. Cerca de 1g deste tecido de armazenamento equivalente a 9 Kcal . Assim, cada pessoa tem um depósito adequado de gordura em energia para ajudar a desenvolver as funções vitais corretamente.

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aqui veremos o que é obesidade, quais os tipos que existem e suas consequências para a qualidade de vida da pessoa

  1. 1. Dr. João Santos Caio Jr - CRM 20.611 Neuro-Endocrinologista Clínico Dra. Henriqueta V Caio - CRM 28.960 Endocrinologista Clínico Obesidade significa o acúmulo excessivo de gordura corporal, resultando em ganho de peso. O corpo, como regra, têm complexos mecanismos responsáveis pela manutenção de um balanço energético adequado. A energia é armazenada como tecido adiposo, pois desta forma você pode acumular mais quantidade de energia química. Cerca de 1g deste tecido de armazenamento equivalente a 9 Kcal . Assim, cada pessoa tem um depósito adequado de gordura em energia para ajudar a desenvolver as funções vitais corretamente. Se houver excesso de tecido adiposo (gordura) no corpo, então somos confrontados com a obesidade, uma doença crônica tratável. Além dos obesos sofrerem com o óbvio excesso de peso, especialistas alerta que a obesidade é perigosa por uma série de complicações. Ela atua como um agente que exagera e exacerba em curto prazo, doenças graves, como diabetes, hipertensão, complicações cardiovasculares e até mesmo um tipo específico de câncer, tais como o câncer do trato gastrointestinal.
  2. 2. Dr. João Santos Caio Jr - CRM 20.611 Neuro-Endocrinologista Clínico Dra. Henriqueta V Caio - CRM 28.960 Endocrinologista Clínico As causas desta doença são muitas, além dos maus hábitos da vida diária, tais como má alimentação e falta de exercício físico. Mas podemos encontrar fatores genéticos que condicionam a ocorrência deste problema. Nem todas as obesidades são iguais, podemos encontrar diferentes tipos classificados em dois grupos principais: a obesidade central ou andróide. Esta é a mais grave porque pode levar a significativas complicações patológicas. A obesidade central acumula gordura no tronco e deixa a pessoa propensa a complicações metabólicas, especialmente diabetes tipo 2, dislipidemia e complicações cardiovasculares. A obesidade periférica ou ginóide. A obesidade periférica acumula gordura da cintura para baixo e provoca estresse sobre as articulações. Outro tipo de classificação é a seguinte: obesidade mórbida. Para tratar a obesidade mórbida pode ser necessário recorrer a cirurgia, porque raramente as dietas não produzem algum resultado. Existem dois tipos de técnicas para reduzi-la: a resseção, visando a induzir à má absorção de alimentos . Esta parece ser a única técnica eficaz para a pessoa com obesidade mórbida perder peso. A restritiva, limitada a reduzir o tamanho do estômago para que o paciente diminua o volume de alimento ingerido. Esta técnica tem muito menos efeitos colaterais. A obesidade infantil é perigosa porque conduz a alterações endócrino-metabólicas que acarretam um maior risco cardiovascular na idade adulta. Este risco será condicionado pela idade do início da obesidade e do tempo de evolução. Os médicos aconselham que, para evitar a obesidade infantil, a dieta deve ser variada e flexível, minimizando a ingestão de alimentos industrializados gordurosos e fast- foods. Também é muito importante que as crianças tenham o hábito de fazer esporte regularmente. O tratamento da obesidade não é fácil. Os médicos concordam que a melhor maneira de tratar esta doença é a prevenção, identificação precoce de pacientes que após 20 ou 25 anos
  3. 3. Dr. João Santos Caio Jr - CRM 20.611 Neuro-Endocrinologista Clínico Dra. Henriqueta V Caio - CRM 28.960 Endocrinologista Clínico começam a ter mudanças significativas de peso. Eles também acreditam que os obesos devem ser considerados doentes crônicos e devem se submeter a tratamento em longo prazo, com regras alimentares, mudanças do estilo de vida, exercícios regulares, podendo usar uma substância que os ajude a perder peso. Os obesos não têm que perder quilos, têm que perder gordura corporal, através de pequenas perdas envolvendo uma adaptação do metabolismo . É importante consolidar a perda de gordura no longo prazo uma vez que para recuperar a gordura corporal é necessário apenas um pequeno deslize. AUTORES PROSPECTIVOS Dr. João Santos Caio Jr. Endocrinologia – Neuroendocrinologista CRM 20611 Dra. Henriqueta V. Caio Endocrinologista – Medicina Interna CRM 28930 Como Saber Mais: 1. A energia é armazenada como tecido adiposo, pois desta forma você pode acumular mais quantidade de energia química. Cerca de 1g deste tecido de armazenamento equivalente a 9 Kcal... http://obesidadejuvenil.blogspot.com 2. A obesidade central acumula gordura no tronco e deixa a pessoa propensa a complicações metabólicas, especialmente diabetes tipo 2, dislipidemia e complicações cardiovasculares... http://obesidadeinfancia.blogspot.com 3. A obesidade periférica acumula gordura da cintura para baixo e provoca estresse sobre as articulações... http://obesidadeinfancia.blogspot.com AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. Referências Bibliográficas:
  4. 4. Dr. João Santos Caio Jr - CRM 20.611 Neuro-Endocrinologista Clínico Dra. Henriqueta V Caio - CRM 28.960 Endocrinologista Clínico Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista, neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista, medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil. Gil Magdalena. Site Van Der Häägen Brazil www.vanderhaagenbrazil.com.br www.clinicavanderhaagen.com.br www.crescimentoinfoco.com www.obesidadeinfoco.com.br http://drcaiojr.site.med.br http://dracaio.site.med.br Joao Santos Caio Jr http://google.com/+JoaoSantosCaioJr Vídeo http://youtu.be/woonaiFJQwY http://youtu.be/0wOHCeWy4ts Google Maps: http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl= pt&sll=-23.578256,46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie =UTF8&ll=-23.575591,- 46.650481&spn=0,0&t = h&z=17

×