Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Revolução russa

95 views

Published on

SOCIOLOGIA

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Revolução russa

  1. 1. A revolução começou com a derrubada do czar Nicolau II, em fevereiro, e prosseguiu em novembro, com a tomada do poder pelos bolcheviques, liderados por Lênin eTrotsky. O movimento teve como base operários e soldados, organizados em sovietes, conselhos populares que expressavam a proposta de uma sociedade democrática.
  2. 2. NICOLAU II LÊNIN
  3. 3. Após a ascensão dos bolcheviques e com uma nova estrutura estatal, os sovietes perderamo poder. No início, a república socialista cuidou para que todos os focos de oposição fossem eliminados. Em 1918, o Estado fez um acordo de não agressão com a Alemanha. O governo enfrentou a oposição de diversos setores, principalmente dos anarquistas, que queriam uma sociedade mais livre.
  4. 4. Entre 1919 e 1921, houve uma guerra na Rússia. Países europeus que não aceitavam a revolução enviaram tropas para apoiar os “brancos” contra os “vermelhos”. Organizado e liderado por Trotsky, o Exército Vermelho derrotou os contrarrevolucionários e expulsou as tropas invasoras. A situação, que já era terrível por causa da Primeira Guerra Mundial, agravou-se no período de afirmação da revolução.
  5. 5. Brasão de armas da URSS
  6. 6. Na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), fundada em 1922, a propriedade privada foi extinta e procurou-se modificar a estrutura estatal e de serviços. Em 1924, com a morte de Lênin, Stálin assumiu o comando. Desde então, a revolução que nascera com o propósito de transformar o sistema anterior e garantir a liberdade a todos, resolveu parte de seus problemas econômicos à custa da submissão da sociedade a um Estado opressor e autoritário. A URSS deixou de existir em 1991.

×