Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Consequências para os ecossistemas

2,958 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Consequências para os ecossistemas

  1. 1. Há uns anos atrás, o mundo era...digamos perfeito. Mas todos nóssabemos que, devido a um fenómeno de nomepoluição isso mudou. Hoje vivemos num mundototalmente degradado, até
  2. 2.  Monóxido de carbono  resulta de combustões incompletas, ou seja, de combustões que não utilizam o oxigénio na quantidade necessária. Dióxido de enxofre  é um gás poluente, de cor amarelado, que resulta da combustão de óleos e do carvão. Utilizado na indústria. Ataca os pulmões. Partículas  encontram-se em suspensão no ar. As partículas provocam doenças respiratórias e em alguns casos contribuem para a formação do “smog”. Ruído  é o som em excesso. Essencialmente provém da indústria, obras e meios de transporte.
  3. 3.  Efeito de estufa; Chuvas ácidas; Destruição da camada de ozono; Smog.
  4. 4.  Os raios solares atravessam a atmosfera da Terra, batem na superfície e são reflectidos os raios infravermelhos. A maior parte destes raios acabam por sair da atmosfera e apenas alguns são reflectidos pela atmosfera e novamente para a Terra. Mas, com a poluição atmosférica, os raios infravermelhos não conseguem sair, e a maior parte volta para a superfície terrestre aquecendo-a demasiado. Denomina-se por aquecimento global.
  5. 5.  O gelo dos pólos derrete fazendo subir o nível médio das águas do mar. Isto leva à destruição das costas e das espécies que aí habitam; Secas e consequente morte de animais e plantas; Algumas plantas e animais morrem porque não aguentam temperaturas muito altas.
  6. 6.  Quando os gases poluentes NO2 e SO2 vão para a atmosfera combinam-se com o vapor de água e dão origem a ácido sulfúrico e nítrico, respectivamente; Estes ácidos caem juntamente com a chuva formando as chuvas ácidas.
  7. 7.  As chuvas ácidas vão queimar plantas e animais destruindo florestas inteiras; A água do mar e dos rios torna-se ácida matando os seres vivos que lá habitam; Os ecossistemas acabam por ficar em desequilíbrio.
  8. 8.  A camada do ozono formou-se há mais ou menos 3000 milhões de anos quando os primeiros seres vivos começaram a fazer a fotossíntese e a libertar O2; Actualmente, os CFC’s que o Homem têm vindo a mandar para a atmosfera desde os anos 30, tem vindo a destruir a camada do Ozono tornando-a mais fina.
  9. 9.  Os UV (ultravioleta) passam em maior quantidade queimando plantas, animais e provocando cancros de pele.
  10. 10. Isto simo correto!
  11. 11.  Poupar energia em casa: não usar as máquinas sem estarem cheias, durante o Inverno evitar as perdas de calor, não abrir constantemente o frigorifico nem o congelador; Usar os transportes públicos; Reutilizar os materiais sempre que possível; Não usar produtos com CFC’s.
  12. 12.  Evitar a combustão do carvão, do petróleo e do gás natural; Colocar filtros nas chaminés das fábricas.
  13. 13.  Evitar o lançamento de gases poluidores para o ambiente. Evitar o lançamento de dióxido de carbono que faz aumentar o efeito de estufa.
  14. 14.  Evitar o lançamento dos CFC’s (existente nos frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, sprays, etc.) para a atmosfera.

×