Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

7º ano geografia

5,954 views

Published on

Avaliação de Geografia - 7º ano
*Identificar as principais cidades brasileiras e suas respectivas funções regionais e nacionais.
*Enumerar os diversos problemas sociais urbanos que acontecem no Brasil.
*Reconhecer e utilizar-se da cartografia como um importante instrumento na identificação e localização dos lugares e do mundo.

Published in: Education
  • ♣♣ 10 Easy Ways to Improve Your Performance in Bed... ◆◆◆ https://tinyurl.com/rockhardxx
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

7º ano geografia

  1. 1. DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARAÍSO DO TOCANTINS – TO ESCOLA ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL TRAJANO COELHO NETO Aluno:____________________________________________________ 7º ano Professoras: Danúzia Dalat Data:_________/______/ 2015 Disciplina: Geografia Valor: (3,0) ________________ Avaliação Bimestral ___________________________________________________________________________________________ HABILIDADES: *Identificar as principais cidades brasileiras e suas respectivas funções regionais e nacionais. *Enumerar os diversos problemas sociais urbanos que acontecem no Brasil. *Reconhecer e utilizar-se da cartografia como um importante instrumento na identificação e localização dos lugares e do mundo. ____________________________________________________________________________________________ 1) A distribuição populacional no território brasileiro ocorre de forma irregular, sendo algumas regiões com muitos habitantes e outras com população pequena. A região brasileira menos povoada, com densidade demográfica em torno de 4 hab./km² é: (0,3) a) Nordeste. b) Sudeste. c) Sul. d) Norte. e) Centro-Oeste. 2) Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge (ao amanhecer) e desaparece (ao anoitecer) aproximadamente nas mesmas direções todos os dias. Com base nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, chamados pontos cardeais. São eles: (0,3) a) Leste, oeste, norte e sul. b) nordeste, sudeste, sul e sudoeste. c) Norte, nordeste, centro oeste, sul. d) Latitude, longitude, hemisférios e equador. e) Amazônia, nordeste, norte e sul. 3) O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada. Isso se deve a fatores naturais como: (0,3) a) diversidade de solo. b) grande extensão territorial. c) diversidade de altitudes. d) pequenas faixas de terra. 4) Um país pode ser considerado tropical quando: (0,3) a) estiver localizado entre os trópicos de Câncer, Capricórnio e linha do Equador. b) estiver localizados na região Ártica. c) estiver localizado entre o trópico de Câncer e o circulo polar Ártico. d) estiver localizado no polo norte. 5) Marque a alternativa correta: (0,3)
  2. 2. O Brasil localiza-se nos hemisférios: a) Norte e oeste. b) Maior parte no hemisfério sul e a oeste de Greenwich. c) No hemisfério Sul e a leste de Equador. d) No oriente a ao norte do Japão. 6 ) A miscigenação trouxe grande diversidade de traços culturais na formação da população brasileira. Analise as questões relacionadas com a formação da população brasileira, em seguida, marque (V) para as alternativas corretas e (F) para as falsas. (0,3) ( ) Essa diversidade aparecem características culturais, como língua, religião, música, hábitos alimentares, cor da pele, dos cabelos, estatura, etc. ( ) Dos portugueses herdamos nossa língua oficial. ( ) Na língua portuguesa falada no Brasil, há muitas palavras de origem indígena e africana. ( ) A cultura e a sociedade indígena não se modificam ao longo do tempo. ( ) Falando português, vestindo roupas e utilizando novas tecnologias, como câmeras, computadores, celulares etc, os indígenas perdem sua identidade, ou seja, deixam de ser índios. 7 ) O aumento do contingente populacional de idoso exige um planejamento por parte do governo, principalmente nas áreas de saúde e previdência. Da mesma forma, a sociedade também deve se preocupar em garantir boas condições de vida e o respeito a esses indivíduos. Analise o gráfico a seguir e marque a opção correta. (0,3) O gráfico apresenta: a) o crescimento natural da população do Brasil - 1999-2009. b) a taxa de fecundidade no Brasil - 1999-2009. c) a pessoas com 25 anos ou mais de idade no Brasil - 1999-2009. d) a proporção de idoso com 60 anos ou mais de idade no Brasil - 1999-2009. 8 ) A regionalização oficial do Brasil foi feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e vigora desde 1988 e desde essa data o nosso território é dividido em: (0,3) a) 5 regiões, 23 estados e 1 distrito federal b) 4 regiões, 25 estados e 1 distrito federal. c) 5 regiões, 26 estados e 1 distrito federal. d) 5 regiões, 27 estados e 1 distrito federal. 9 ) Observe o gráfico e responda: (0,3)
  3. 3. Quais regiões apresentam o maior e o menor índices de mortalidade infantil? a) Norte e Nordeste b) Sul e Norte c) Centro-oeste e Sul d) Nordeste e Sul 10) “A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta quinta-feira (28). O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior”. Folha de São Paulo, 28 ago. 2014. População brasileira atinge 202,7 milhões de habitantes, calcula IBGE. Disponível em: <http://folha.com/no1507099>. Acesso em: 02 fev. 2015. O crescimento da população brasileira ao longo do tempo permitiu que, finalmente, o número de habitantes fosse superior aos 200 milhões. Com base nesse dado, nas informações fornecidas pela notícia acima e em seus conhecimentos sobre a população do país, assinale a alternativa correta: a) O crescimento da população brasileira, atualmente, é baixo em comparação com períodos anteriores. b) O Brasil vive, atualmente, um problema relacionado com a explosão demográfica. c) O marco de 202 milhões de habitantes revela o quadro socioeconômico do país, em que a taxa da natalidade nas áreas pobres e médias continua elevada. d) Os dados revelados pela reportagem permitem-nos concluir que o Brasil vive um quadro de elevada densidade demográfica.

×