Topologia de Redes

856 views

Published on

Descrição das topologias de redes de computadores.

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
856
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Topologia de Redes

  1. 1. TOPOLOGIA DE REDES DE COMPUTADORES
  2. 2. TOPOLOGIAS DE REDE  As redes são organizadas fisicamente conforme critérios de aplicação, financeiro e tecnológico.  refere-se à forma com que os enlaces físicos e os nós de comutação estão organizados, determinando os caminhos físicos existentes e utilizáveis entre quaisquer pares de estações conectadas a essa rede.
  3. 3. TOPOLOGIA PONTO A PONTO  mais simples  representada por dois computadores conectados entre si  utilizam um meio de transmissão qualquer, sendo chamada então de ligação ponto-a-ponto  podem ser usadas para interconectar dispositivos de uma forma mais ampla, permitindo que mais computadores componham a estrutura da rede e formando novas topologias
  4. 4. TOPOLOGIA BARRAMENTO  Todos os nós são conectados por um único cabo  O sinal gerado por um host propaga-se ao longo do barramento em todas as direções  Todas as máquinas “escutam” a informação que está sendo transmistida, mas as informações são aceitas apenas pelo computador para qual é endereçado.  Utiliza cabo coaxial.  Possui um terminador em cada extremidade para evitar a repercussão do sinal.
  5. 5. TOPOLOGIA BARRAMENTO  O tamanho máximo do trecho da rede está limitado ao limite do cabo, 185 metros no caso do cabo coaxial fino.  Pode ser aumentado através de um periférico chamado repetidor, que na verdade é um amplificador de sinais.
  6. 6. TOPOLOGIA BARRAMENTO  VANTAGENS:  Uso de cabos com economia.  Mídia barata e fácil de trabalhar.  Simples instalação.  Fácil de ampliar.  DESVANTAGENS:  Rede pode ficar lenta com tráfego intenso.  Alta colisão de dados.  Problemas difíceis de serem isolados.  Rompimento de qualquer cabo afeta muitos usuários.
  7. 7. TOPOLOGIA ANEL  Conecta os computadores em um único círculo de cabos  Os sinais viajam pela volta em uma direção e passam através de cada computador.  Cada computador atua como um repetidor para amplificar o sinal e enviá-lo para o seguinte.  Como o sinal passa através de todos os computadores, a falha em um computador pode ter impacto sobre toda a rede.  Quando a mensagem é enviada, esta entra no anel e circula até ser retirada pelo nó do destinatário, ou então até voltar ao nó fonte, dependo do protocolo utilizado.
  8. 8. TOPOLOGIA ANEL  É também chamada de Ring, cuja principal solução é chamada de Token Ring, ou passagem de Token.  Desta forma, o computador que está de posse do Token podem enviar seus pacotes.  Quando o seu tempo termina, ele passa o Token para o próximo computador que repete o processo.
  9. 9. TOPOLOGIA ANEL  VANTAGENS:  Acesso idêntico para todos os computadores.  Desempenho uniforme, a despeito de muitos usuários.  DESVANTAGENS:  Falha de um computador pode afetar o restante da rede.  Problemas difíceis de serem isolados.  Equipamentos caros.  Reconfiguração da rede interrompe o funcionamento.
  10. 10. TOPOLOGIA ESTRELA  Possui um nó central (Switch), interligando todos os hosts.  Quando o cabo de um host se rompe, apenas aquela máquina pára de funcionar.  Podemos aumentar o tamanho da rede sem a necessidade de pará-la.  Permite o trafego de dados entre múltiplas estações simultaneamente sem que haja colisão.
  11. 11. TOPOLOGIA ESTRELA  VANTAGENS:  Fácil de modificar e acrescentar novos computadores.  Monitoração e gerenciamento centralizados.  Falha em um dos computadores não afeta o restante da rede.  Possibilita alto tráfego de dados simultâneamente  DESVANTAGENS:  Falha no dispositivo central significa falha na rede toda
  12. 12. TOPOLOGIA EM ÁRVORE  Formado por estrelas conectadas entre si.  É o caso de conexões de múltiplos hubs ou switches.  É bastante comum nas redes modernas que possuam um número grande de equipamentos.
  13. 13. TOPOLOGIA EM MALHA  Existe uma ligação física direta entre cada um dos nós, isto é, todos comunicam com todos.  É uma topologia muito complexa  Complexidade aumenta a medida que aumentam o número de dispositivos  Dificil gerenciamento  Alto custo  A única vantagem desta rede é a tolerância a falhas, pelo menos no que diz respeito ao cabeamento, já que em relação aos computadores depende mais deles do que da rede.
  14. 14. TOPOLOGIA SEM FIO (WIRELESS)  Apresentam crescimento constante  Facilidade de comunicação  Baixa segurança  O exemplo mais simples de uma rede sem fios é a rede Ad-Hoc. Este tipo de rede é estabelecido quando dois ou mais dispositivos com emissores e receptores wireless estão ao alcance um do outro. Os dispositivos enviam sinais de um para o outro e ambos reconhecem a existência de outro dispositivo com o qual pode comunicar.  Muito utilizado nas comunicações entre portáteis ou PDAs e permitem a transferência de dados entre dispositivos com bastante facilidade.
  15. 15. TOPOLOGIA HÍBRIDA  O layout final da rede consiste na combinação de duas ou mais topologias de rede.  Desta forma, as redes podem se expandir ou integrar-se a outras redes. É importante lembrar que ao expandir uma rede, muitas vezes perpetuamos suas vantagens, mas fazemos suas desvantagens se aflorarem. Já a integração de redes de topologia distinta envolve o uso de equipamentos bem configurados e robustos para dar suporte a esta integração.

×