Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Secretário-Geral da ONU 
Mensagem na ocasião da apresentação do 
Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade do Brasil...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Mensagem do secretário-geral da ONU sobre o relatório final da Comissão Nacional da Verdade

533 views

Published on

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na ocasião da apresentação do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade do Brasil, em 10 de dezembro de 2014.

Saiba mais no Blog do Planalto: http://blog.planalto.gov.br/

Published in: News & Politics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Mensagem do secretário-geral da ONU sobre o relatório final da Comissão Nacional da Verdade

  1. 1. Secretário-Geral da ONU Mensagem na ocasião da apresentação do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade do Brasil 10 de dezembro de 2014 Neste importante dia, envio minhas congratulações ao governo e à população do Brasil pelos seus esforços em promover a verdade e a reconciliação nacional por meio do trabalho da Comissão Nacional da Verdade. As Nações Unidas encorajam e apoiam esforços em todo o mundo para desvendar os fatos que envolvem grandes violações dos direitos humanos e da lei humanitária internacional e promovem a justiça e a reparação. Este apoio tem como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que celebramos neste dia todos os anos, e nos tratados internacionais de direitos humanos, incluindo a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados. Junto-me ao Brasil para honrar a memória daqueles que sofreram como resultado das brutais e sistemáticas violações dos direitos humanos que ocorreram entre 1964 e 1985. Convoco a todos os envolvidos a divulgar as descobertas e as recomendações do Relatório Final da forma mais extensa possível. Todas as vítimas têm o direito de saber a verdade sobre as violações que sofreram. Conhecer a verdade oferece às vítimas e aos seus familiares a possibilidade de fazer as contas com o passado sobre a sua perda e o seu pesar. Isso lhes proporciona dignidade e pelo menos uma pequena reparação pelas suas perdas e pelo seu sofrimento. Informar a sociedade e estimular o diálogo sobre as liberdades fundamentais, e como estas foram violadas, é uma salvaguarda vital contra a recorrência de abusos. As Nações Unidas estão ao lado de todos os brasileiros na lembrança de suas perdas, nos seus esforços para fortalecer a proteção dos direitos humanos e na promoção da reconciliação nacional.

×