Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

BittenCursos Sintaxe - aposto e vocativo

765 views

Published on

Material destinado a concurseiros, feito sob medida para acerto das questões e aprendizado de aspectos gramaticais da língua portuguesa.

Published in: Education
  • Be the first to comment

BittenCursos Sintaxe - aposto e vocativo

  1. 1. Análise Sintática - Aposto & Vocativo PROF. NÉLSON BITTENCOURT Questões
  2. 2. Aposto é termo sintático que amplia, explica, esclarece, desenvolve, detalha, enumera. Vem do verbo apor, que significa colocar junto a = APLICAR, JUNTAR JUSTAPOR "apor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/apor [consultado em 15-10-2014].
  3. 3. Luís de Camões, importante poeta português, escreveu poemas sobre os descobrimentos portugueses. Aquelas duas meninas – a Camila e a Tatiana – ficaram ajudando no fim da festa.
  4. 4. Sem os apostos: Luís de Camões escreveu poemas sobre os descobrimentos portugueses. Aquelas duas meninas ficaram ajudando no fim da festa.
  5. 5. A professora mais antiga da escola, D. Cristina, é respeitada por todos. Visitei a cidade de Salvador e adorei! Apenas tenho um único objetivo de vida: ser muito feliz.
  6. 6. Diferencia-se dos demais por vir isolado por vírgula ou travessão. Os diretores do Bacen, preparados para falar bem ao povo, deram uma entrevista.
  7. 7. Este tipo de aposto ocorre após o sinal de dois pontos e serve para listar, arrolar ou enumerar elementos ligados a termo anterior. Os candidatos falaram em dois planos populares: o Bolsa Família e o Prouni.
  8. 8. Como o nome sugere, este aposto resume, diminui, enumeração de termos anteriores, mediante pronome indefinido. Ana, Rita e Rute, todas vieram ao Rio.
  9. 9. Este aposto é representado pelo uso dos conectivos (pronomes indefinidos) esse, essa, esses e essas, este, esta, estes e estas.
  10. 10. Andreia Paula e Tobias Caruso conquistaram o coração das torcidas. Este canta Pagode e aquela toca piano.
  11. 11. Vocativo, do latim vocativus, por sua vez, é termo sintático que indica o destinatário, aquele/aquilo a quem se dirige. Alguns o confundem com aposto, pelo uso de vírgula.
  12. 12. 01. Destaque os predicativos abaixo, quando os houver. a) Marília é a moça mais linda na literatura arcádica. b) O profeta tirou o povo do triste cativeiro. c) Anestesiados, os candidatos compareceram ao debate.
  13. 13. 02. Destaque os predicativos do objeto, quando os houver. a) O poeta Drummond chamou triste aquela bela moça. b) O profeta anunciou a volta de Cristo ressurreto. c) A candidata venceu as duras provas da campanha.
  14. 14. 03. Classifique PS para Predicativo do Sujeito e PO para Predicativo do Objeto. a) O juiz julgou violentos os réus. b) Políticos deixam as prefeituras ricos. c) A candidata venceu as duras provas da campanha doente.
  15. 15. 04. Identifique os predicativos do sujeito com verbo de ligação. a) As provas do ENEM são modernas. b) Estes alunos saíram da prova extasiados. c) Estas professoras são um show.
  16. 16. 05. Siga o modelo. As alunas discutiam a prova aterrorizadas. As alunas, aterrorizadas, discutiam a prova. As alunas discutiam, aterrorizadas, a prova. Aterrorizadas, as alunas discutiam, a prova. a) A Mesa da Câmara julgou atônita as contas do Ministro.
  17. 17. b) O Congresso Nacional representa a população mascarado. c) O povo reelegeu Dilma animado.
  18. 18. Bons Estudos!

×