Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
Setting up game studio in helsinki from scratch
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

0

Share

Download to read offline

Semanário | 03 a 09.12.12

Download to read offline

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 03 a 09 de Dezembro de 2012.
Nesta Edição:
Datamyning Revertido
Matthias Heiderich | Fotografias Minimalistas
Leo Justis | Electro Funk
Movimento Cycle Chic | Pedalando de Salto Alto
Ingress | O móbile Game do Mundo Real
Red Bull Rube Goldberg Machine | Kluge
Cultura Biker
Tour Donavon Frankenreiter
Tour Easy Star All-Stars | “Thrillah”
Festival Novas Fequencias | RJ e SP
Cursos de Férias ESPM

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Semanário | 03 a 09.12.12

  1. 1. ÍNDICE SEMANÁRIO | 03 a 09/12 COMPORTAMENTO SUSTENTABILIDADE > Datamyning Revertido > Cultura Biker ARTE DIVIRTA-SE > Matthias Heiderich | Fotografias Minimalistas > Tour Easy Star All-Stars | “Thrillah” > Tour Donavon Frankenreiter MÚSICA > Festival Novas Fequencias | RJ e SP > Matthias Heiderich | Fotografias Minimalistas MODA ATUALIZE-SE > Movimento Cycle Chic | Pedalando de Salto Alto > Cursos de Férias ESPM-Rj | SP | Sul TECNOLOGIA > Ingress | O móbile Game do Mundo Real PUBLICIDADE > Red Bull Rube Goldberg Machine | Kluge
  2. 2. COMPORTAMENTODatamyning Revertido A REFERÊNCIA té os dias de hoje, as informações sobre perfis de consumidores se limitavam ao Saiba mais. uso de dados à favor das marcas e de seus negócios. Neste sentido, as empresas utilizavam suas respectivas databases de maneira arbitrária e nem sempre tão benéfica aos consumidores. Mas em 2013 essa lógica tende a mudar. Compradores perspicazes irão reverter essa lógica: eles esperam ter controle e fazer o melhor OPORTUNIDADE uso possível dos seus próprios dados, e procurar marcas que usem esta informação proativamente A inversão desse paradigma nos leva a concluir que para oferecer ajuda e conselhos sobre como daqui pra frente é bom as empresas começarem a usar melhorar o seu estilo de vida e/ou economizar dados pessoais de seus consumidores a fim de torná-los dinheiro. Isto quer dizer que os consumidores realmente úteis. Um bom exemplo disso é o que faz a rede vão começar a cobrar e tirar maiores vantagens de supermercados norte-americana Kroger. Ela passou a utilizar um esquema de descontos personalizados das empresas que dizem compreende-los. Para baseados nos dados dos cartões fidelidade de seus isso passarão a se espelhar e ouvir seus colegas consumidores e a partir disso verificou que 70% dos que pensam, reagem, apreciam e consomem da compradores que receberam os descontos usaram pelo mesma maneira que eles afim de interpretar a menos um deles. si próprios.
  3. 3. ARTEMatthias Heiderich |Fotografias Minimalistas M REFERÊNCIA atthias Heiderich é um fotografo alemão que registra a arquitetura de sua cidade Saiba mais e veja seu portfólio. natal, Berlim. O mais interessante é que suas imagens são fruto de um olhar altamente pessoal sobre a paisagem urbana de uma cidade que, com a Segunda Guerra Mundial, fora quase que toda devastada. Com uma busca incessante por linhas, ritmos e padrões de cores intensas ele consegue descontextualizar as OPORTUNIDADE paisagens em enquadramentos minimalistas e registrar uma Berlim um tanto quanto diferente Gôndolas cheias de produtos, mensagens, informações daquela percebida e retratada pela maioria. e cores. Dentro desse contexto poluído e caótico, Surpreendentemente, ele dá cor e alegria a tentar não chamar atenção acaba por ter efeito oposto. cidade reconhecida por ser cinza e fria. Destaca-se aquele que simplifica. Neste sentido, o minimalismo, baseado na idéia do clean, além de passar um ar de elegância e sofisticação pode ser usado para impactar e atrair atenção. Afinal de contas, atualmente, “menos é mais”. Foi pensando assim que o pessoal da Antrepo, desconstrui embalagens atuais de marcas conhecidas e criou uma série conceitual digna de reflexão.
  4. 4. MÚSICALeo Justis | ElectroFunk L REFERÊNCIA eo Justi é um dos DJs com maior destaque no underground do Rio de Janeiro e, agora, Entre no Soundclound do cara, ouça “Bad Girls”, com seu nome começa a ser falado não só pelos M.I.A. e “Gaitero”. cariocas, mas por gente que entende de música em vários lugares no mundo. Isso porque o cara vem tocando o terror em festas por todo o Brasil, mostrando o seu “Heavy Baile”. Dentro da cena de música eletrônica do Rio, Justis faz parte da resistência do funk, acreditando no potencial do ritmo dos guetos cariocas e é dono de uma OPORTUNIDADE personalidade única, sua espontaneidade é um diferencial. Após lançar remix oficial para o hit Cada vez mais ritmos dos guetos no mundo estão da inglesa M.I.A. que, para nosso orgulho, é a sendo explorados por produtores internacionais e faixa mais comentada da safra, ele acaba de Justis é um exemplo disso. O funk tem aspectos cujo lançar seu primeiro single “Gaitero”, com direito poder e apelo ninguém pode negar. Tem defeitos a um videoclipe explosivo. Gravado na praia de grosseiros como tem o nosso sistema cruel - produz Piratininga, em Niterói, ele faz uma engajada letras horríveis, e outras geniais, reflexo do nosso referência à “batalha do passinho do menor”, povo tão heterogêneo. Combinado com o eletro, ritmo última sensação entre a garotada obcecada musical de classes mais abastardas, Justis consegue por baile funk, além de um fenômeno social conversar tanto com jovens da classe media quanto responsável por estimular a pacificação nos com das periferias do Brasil. Lá fora, sua música com morros cariocas. M.I.A já foi usada no comercial da cerveja Beck.
  5. 5. MODAMovimento Cycle Chic |Pedalando de Salto Alto C REFERÊNCIA riado em meados de 2006, em Copenhagen, Cycle Chic é a cultura de pedalar com estilo. A idéia básica do movimento, Veja o Copenhagen Cycle Chic. criado pelo fotógrafo Mikael Colville-Andersen, é pedalar com classe e mostrar que é possível integrar a bicicleta à rotina das pessoas, sem que elas precisem alterar seu modo de vestir por causa do meio de transporte. Isso tudo através OPORTUNIDADE de imagens de ciclistas urbanos que conseguem adaptar suas roupas de forma estilosa e prática, sem precisar se fantasiar de atleta. Por trás do O Cycle Chic é um movimento que se usa do apelo apelo fashion, Mikael diz que o movimento busca fashion para estimular um comportamento que não levar o ciclismo urbano ao que era antigamente. esta diretamente ligado a causa, ou seja, o uso da “Desde o primeiro dia da existência de uma bicicleta. Isso mostra como a moda, o design e a bicicleta, as pessoas usavam roupas normais estática têm um enorme poder de persuasão. Afinal para pedalar. A bicicleta era uma ferramenta de de contas, não é à toa que diversos segmentos, antes transporte e nada mais”. Para isso, ele criou o ofuscados, passaram a se utilizar desse aspecto, blog Copenhagen Cycle Chic, espalhou a idéia como é o caso das próprias bicicletas que atualmente pela Europa toda e, recentemente, pelo Brasil: se apóiam no design como diferencial. Veja o exemplo Vitoria Cycle Chic, Curitiba Cycle Chic, São Paulo da Velorbis. Cycle Chic e Rio de Janiero Cycle Chic são alguns exemplos. Como da pra ver, a cultura biker ta na moda e pedalando rumo ao sucesso.
  6. 6. TECNOLOGIAIngress | O móbile Gamedo Mundo Real N REFERÊNCIA ós já falamos aqui sobre o futuro da realidade, que possibilitaria pop-ups virtuais e transformaria tarefas do Saiba mais aqui e aqui. cotidiano em competições com outros usuários. Pelo que parece, esse futuro já esta bem perto de se tornar real: o Google, em parceria com a Niantic Labs, acaba de lançar no mercado o Ingress, um game móbile que transforma as locações do mundo real onde estão os jogadores OPORTUNIDADE em um mundo virtual, indo um passo além dos tradicionais aplicativos de geolocalização. Pela A evolução dos games sempre foi surpreendente, com descrição no Yoututbe, o mundo a nossa volta não avateres cada vez mais realistas, efeitos incríveis e é o que parece. Nosso futuro está em perigo e é monitoramento de movimentos, levando o jogador preciso escolher um lado, já que uma misteriosa para dentro dos jogos de maneira quase que absoluta. energia foi descoberta por cientistas europeus, Mas o Ingress pode ser considerado um verdadeiro que pode estar influenciando a maneira como divisor de águas na medida em que, ao invés do pensamos. Essa energia deve ser controlada usuário entrar no game, ou seja, de trazer o real para antes que passe a nos controlar. Como é baseado o virtual, ele trás o virtual para localizações virtuais. em geolocalização, é preciso se movimentar Seria esse o futuro dos games? pela cidade para conseguir liberar armas e novas aventuras em um misto de realidade com virtualidade. Agora só imagina encontra um desses jogadores no meio da rua? O que você acharia?
  7. 7. PUBLICIDADERed Bull Rube GoldbergMachine | Kluge S REFERÊNCIA abe aqueles sistemas que utilizam uma reação em cadeia altamente complexa para no final realizar uma tarefa simples? Saiba mais e veja o making of. Visualiza aqui. Pois bem, isso se chama Máquina Rube Goldberg e a Red Bull, ousada do jeito que é, criou uma dessas humanamente insana, a chamada Kluge (que em alemão significa “esperto”). Eles colocaram diversos atletas de renome como pára-quedistas, skatistas, OPORTUNIDADE jogadores de golfe, bikers e pilotos de caminhão sincronizando suas ações – sem direito de errar Se pra bom entendedor meia palavra vale, pra um – em busca de um único objetivo: tirar do gelo biruta basta uma mirabolância. uma latinha do energético. E para aqueles que duvidarem da veracidade da ação, eles divulgara o making of.
  8. 8. SUSTENTABILIDADECultura Biker A REFERÊNCIA bicicleta é o meio de trasporte mais atual e antigo por constituír a solução de problemas como o trânsito e a poluição. Percebendo isso, muitas idéias estão pipocando para estimular seu uso. Veja algumas delas: 1) Taxi de Bicicleta: fundada na Ilha de Paquetá, a Eletro Táxi é a primeira cooperativa de taxi de bicicleta do Brasil. Ela é constituída por 46 taxistas de bicicletas e já nasceu com planos de se estender a Barra da Tijuca e a Zona Sul carioca. 2) Bikeboys: Sobre duas rodas, esses profissionais cruzam a cidade fazendo OPORTUNIDADE muitos dos mesmos trabalhos de entrega feitos por motoboys. As empresas que levam a sustentabilidade Só míope não realiza que as bicicletas são as queridinhas para além do “discurso verde”, têm preferido adotar do momento e merecem toda a atenção e regalia. esse serviço em seus negócios. 3) Vale-transporte para Nesse sentido, empresários e comerciantes começam a perceber que tratar bem o ciclista é um negócio lucrativo. ciclista: ainda é um projeto de lei, mas já tramita em Estabelecimentos devem investir na em infraestrutura caráter conclusivo. A ideia amplia o conceito de vale- para quem pedala, além criar promoções e descontos transporte e estipula pagamento aos trabalhadores que para atrair esse público. Todo ciclista é um consumidor usam a bike no valor correspondente a 50% daquele como outro qualquer. Mas, diante da carência geral, um destinado às pessoas que usam o transporte coletivo. gesto de boas vindas a eles pode ser uma forma de criar uma clientela fiel e disposta a indicar o estabelecimento. 4) Ciclovias-aéreas: pensando na segurança, um grupo No fim, tratá-lo de maneira cortês acaba sendo uma de arquitetura projetou o Sky Cycle, um conjunto de tática para inovar e se diferenciar da concorrência. E ciclovias suspensas que se espalhariam pelos céus de isso não custo caro: na vaga de um único automóvel Londres. A prefeitura da cidade já gostou do projeto e é possível acomodar até dez bicicletas e otimizar em tem planos de implementá-lo em 2015. 900% o aproveitamento de um espaço. Saiba mais.
  9. 9. DIVIRTA-SETour Easy Star All-Stars |“Thrillah” E ONDE? asy Star All Stars estará vindo para o Brasil para fazer o lançamento do seu SP: Estudio Emme | Curitiba: Music Hall | RJ: Circo Voador mais novo disco, o chamado “Thrillah”, Brasilia: Espaço Livre | Porto Alegre: Opnião | Florianópolis: John que é simplesmente um grande tributo que o Bull Pub | Recife: Baile Perfumado grupo regueiro faz ao épico disco do Michael Jackson, “Thriller”. O disco foi lançado no final de agosto, próximo a data de aniversário de Michael, que estaria completando 53 anos. Para QUANDO? o grupo americano não é nenhuma novidade fazer tributos a grandes sucessos do mundo SP: 12 e 13. 12 | Curitiba: 14.12 | RJ: 15.12 | Brasilia: 16.12 pop e rockeiro. Pelo contrário, esse foi o grande Porto Alegre: 18.12 | Florianópolis: 19.12 | Recife: 21.12 ato inovador dos caras que os fizeram se tornar bastante aclamados pelos fãs em todo mundo, inclusive no Brasil. Saiba mais. QUANTO? Verificar em cada localidade.
  10. 10. DIVIRTA-SE!Tour Donavon Franken-reiter A ONDE? migo de longa data de Jack Johnson e referência da surf music, Donavon Rio, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Paraíba Frankenreiter estará nas areias da Barra e Pernambuco da Tijuca e no Arpoador em dezembro. Com shows acústicos e gratuitos, o californiano se apresenta no Rio e depois parte para uma turnê nacional, passando pelo Ceará, por São Paulo QUANDO? e Santa Catarina, entre outros estados. Saiba mais. De 11.12.12 a 26.01.13 QUANTO? RJ: 0800 Outras Cidades: Verificar
  11. 11. DIVIRTA-SE!Festival Novas Fequen-cias | RJ e SP D ONDE? epois do sucesso da 1ª edição no ano passado, quando sua programação foi considerada uma das mais inovadoras RJ: Oi Futuro Ipanema do calendário cultural do país, o Festival Novas SP: Beco 203 Frequências – conectado à vanguarda da música contemporânea – retorna ao Rio de Janeiro para mais uma temporada de shows e, pela QUANDO? primeira vez, chega a São Paulo. O festival busca diversidade e o uso criativo de ferramentas tecnológicas, em meio ao que podemos batizar RJ: 04 a 09.12 de fine arts da música contemporânea. Não SP: 08.12 à toa, muitos dos artistas da programação se apresentam além dos palcos de festivais, em clubes e casas de shows como também em museus, galerias e eventos associados às artes plásticas. São artistas com promissoras QUANTO? carreiras dentro da vanguarda, que lançam seus trabalhos por selos fonográficos de respaldo RJ: R$ 15,00 (inteira) | R$ 7,50 (meia) internacional e ganharam reconhecimento nas SP: R$ 160,00 (inteira) | R$ 80,00 (meia) mais importantes publicações da chamada nova música, como: The Wire, Pitchfork, Fact, XLR8R, Resident Advisor e The Fader. Saiba mais.
  12. 12. ATUALIZE-SE!Cursos de Férias ESPM D POR QUE? urante as férias a ESPM oferece diversos cursos para estudantes e profissionais O mercado não tira férias. Seu currículo também não pode nas áreas de Comunicação e Marketing. tirar. Você atualiza seus conhecimentos, cresce na carreira e ainda aumenta seu network. Conheça os cursos da sua área de interesse: no Rio, em SP e no Sul. Veja aqui. QUANDO? A partir de Janeiro. ONDE? ESPM-RJ | SP | Sul QUANTO? Verificar no site.

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 03 a 09 de Dezembro de 2012. Nesta Edição: Datamyning Revertido Matthias Heiderich | Fotografias Minimalistas Leo Justis | Electro Funk Movimento Cycle Chic | Pedalando de Salto Alto Ingress | O móbile Game do Mundo Real Red Bull Rube Goldberg Machine | Kluge Cultura Biker Tour Donavon Frankenreiter Tour Easy Star All-Stars | “Thrillah” Festival Novas Fequencias | RJ e SP Cursos de Férias ESPM

Views

Total views

869

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

4

Actions

Downloads

6

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×