Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Protocolo gnutella

560 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Protocolo gnutella

  1. 1. PROTOCOLO GNUTELLA
  2. 2. Histórico O Gnutella surgiu em março de 2000, criado por Justin Frankel e Tom Pepper, da Nullsoft (vendida para a AOL – America Online), também criadores do Winamp. Inicialmente tinha por objetivo compartilhar receitas culinárias, como experimento.
  3. 3. Serviços ponto-a-ponto  Também chamado de P2P (Peer-to-Peer) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
  4. 4. Características É baseado em TCP;  Cria uma camada de aplicativo sobre a Internet e muda constantemente sua infra-estrutura;  Não é baseada em circuitos e sim em mensagens;  O Gnutella não faz unicast, mas broadcast (útil para buscas, mas não para respostas) para realizar uma comunicação;  Para evitar que essas mensagens fiquem eternamente na rede, elas recebem um UUID de 128 bits ou um TTL;  Quando o tráfego é maior do que a banda permite, os pacotes excedentes não são armazenados, fazendo com que haja perdas. 
  5. 5. Protocolo Gnutella  Com o protocolo Gnutella, baseado em aplicações P2P, as pessoas podem disponibilizar arquivos em seus discos rígidos a outras pessoas para download. O software cliente compatível com Gnutella permite que os usuários se conectem a serviços Gnutella pela Internet, localizem e acessem recursos compartilhados por outros pares (peers) Gnutella.
  6. 6. Protocolo Gnutella  Quando um usuário está conectado a um serviço Gnutella, as aplicações cliente buscarão outros nós Gnutella aos quais se conectarem. Tais nós lidam com consultas para localização de recursos e respostas a tais solicitações. Eles também regem mensagens de controle, que ajudam o serviço a descobrir outros nós.
  7. 7. Softwares clientes  Alguns deles são: BearShare, Gnucleus, Morpheus, WinMX, XoloX e LimeWire (retirado do ar em 2010 sob a acusação de violação de direitos autorais e ação criminosa por parte dos desenvolvedores do programa e de seus usuários).
  8. 8. Software cliente - LimeWare
  9. 9. Pacotes O protocolo Gnutella define cinco tipos diferentes de pacotes: Ping - para descoberta de dispositivos;  Pong – como resposta a um ping;  Query - para localização de arquivos;  Query hit - como resposta a uma consulta;  Push - como solicitação de download. 

×