2012-2013
AgrupamentoVertical de Ourique
 C. PROJETOS, PARCERIAS E ATIVIDADES
LIVRES E DE ABERTURA À COMUNIDADE
C.1 Apoio a atividades livres, extracurriculares ...
 Uma das linhas orientadoras do Projeto Educativo (PE) do
Agrupamento é "Envolvimento com a comunidade". Como
este ano le...
Nível Descrição
4
A BE é muito forte neste domínio. O trabalho desenvolvido
é de grande qualidade e com um impacto bastant...
• C.1 Apoio a atividades livres,
extracurriculares e de
enriquecimento curricular
3,00
• C.2 Projetos e parcerias2,75
 Escola E.B. 2,3 S
 53 alunos do 1º ao 12º ano, incluindo CEF e Curso Profissional:
 2 alunos por cada turma até 20 alu...
 Horário contínuo da BE que permite aos alunos a
sua livre utilização durante a hora de almoço e
intervalos longos, bem c...
 Existência de espaços e recursos diversificados e
adequados a várias iniciativas dos alunos.
 Existência de espaços e r...
 Parcerias consolidadas com o Departamento de
Ciências Sociais e Humanas, 1º ciclo, pré-escolar e
Grupo de Português.
 T...
 Poucos alunos solicitam o apoio da equipa da BE.
 Poucas atividades de participação livre desenvolvidas ao
longo do ano...
 Fraca utilização da BE pelos docentes das AEC e
Apoio ao Estudo.
 Necessidade de um maior envolvimento da BE em
outros ...
 Presença ainda incipiente de pais nas atividades
realizadas pela BE.
 Falta de recursos humanos que possam garantir a
a...
 Negociar com a Direção para que se escolha para a equipa
professores com perfil adequado, professores que gostem
realmen...
 Adquirir mais alguns títulos de áudio e vídeo do
agrado dos alunos.
 Manter a atualização da coleção com títulos de
mon...
 Reunir e planificar com os professores das AEC
atividades a desenvolver na BE.
 Desenvolver um plano de formação de uti...
 Dar continuidade ao trabalho colaborativo com todas as
escolas do agrupamento.
 Formalizar um protocolo entre a BE e as...
 Promover a utilização da BE pelos pais/EE durante os
períodos letivos.
 Incentivar os pais/EE (da pré e 1º ciclo) para ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Avaliação final be 2013

2,475 views

Published on

Relatório síntese da avaliação da biblioteca escolar de Ourique referente ao ano letivo 2012-2013.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,475
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
448
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Avaliação final be 2013

  1. 1. 2012-2013 AgrupamentoVertical de Ourique
  2. 2.  C. PROJETOS, PARCERIAS E ATIVIDADES LIVRES E DE ABERTURA À COMUNIDADE C.1 Apoio a atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular. C.2 Projetos e parcerias
  3. 3.  Uma das linhas orientadoras do Projeto Educativo (PE) do Agrupamento é "Envolvimento com a comunidade". Como este ano letivo termina o mandato da equipa da Direção e, consequentemente, a vigência deste PE, achei pertinente a escolha deste domínio, porque foca, em grande parte, o estabelecimento de parcerias com a comunidade.  A Direção e o Conselho Pedagógico concordaram com a escolha deste domínio.
  4. 4. Nível Descrição 4 A BE é muito forte neste domínio. O trabalho desenvolvido é de grande qualidade e com um impacto bastante positivo. 3 A BE desenvolve um trabalho de qualidade neste domínio, mas ainda é possível melhorar alguns aspetos. 2 A BE começou a desenvolver trabalho neste domínio, sendo necessário melhorar o desempenho para que o seu impacto seja mais efetivo. 1 A BE desenvolve pouco ou nenhum trabalho neste domínio, o seu impacto é bastante reduzido, sendo necessário intervir com urgência.
  5. 5. • C.1 Apoio a atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular 3,00 • C.2 Projetos e parcerias2,75
  6. 6.  Escola E.B. 2,3 S  53 alunos do 1º ao 12º ano, incluindo CEF e Curso Profissional:  2 alunos por cada turma até 20 alunos (o delegado de turma e o subdelegado);  3 alunos por cada turma com mais de 20 alunos (o delegado de turma, o subdelegado e o aluno do meio);  14 Encarregados de Educação (os EE dos alunos do 1º ciclo que integram a amostra).  Questionários aplicados em duas fases: 1ª fase na última semana de novembro de 2012; 2ª fase na última semana de maio de 2013. O presente relatório contém a comparação dos dados da 1ª fase com os da 2ª, cotejados com a estatística da BE e o relatório da Base de Dados 2013.
  7. 7.  Horário contínuo da BE que permite aos alunos a sua livre utilização durante a hora de almoço e intervalos longos, bem como acompanha todo o horário letivo dos alunos.  Alguma confiança dos alunos na equipa da BE e no apoio prestado.  Diversas atividades de participação livre desenvolvidas ao longo do ano.  Diversidade da coleção.
  8. 8.  Existência de espaços e recursos diversificados e adequados a várias iniciativas dos alunos.  Existência de espaços e recursos diversificados e adequados às iniciativas das AEC e Apoio ao Estudo.  Participação no Concurso Nacional de Leitura.  Participação consolidada na Semana da leitura.  Parcerias consolidadas com a autarquia (câmara e juntas de freguesia) e a BM.
  9. 9.  Parcerias consolidadas com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, 1º ciclo, pré-escolar e Grupo de Português.  Trabalho colaborativo entre colegas.  Troca de experiências e vivências no âmbito das bibliotecas escolares.  Aumento gradual da presença de pais em algumas atividades (por exemplo, os contos de encantar realizados durante a semana da leitura).  Alguns alunos requisitam livros para os pais ou irmãos.
  10. 10.  Poucos alunos solicitam o apoio da equipa da BE.  Poucas atividades de participação livre desenvolvidas ao longo do ano.  Ambiente ruidoso e pouco propício ao estudo e à leitura.  Pouca diversidade de títulos de áudio e filme.  Apoio pontual à livre iniciativa dos alunos.  Lacunas da equipa da BE no que se refere às competências tecnológicas e interpessoais.
  11. 11.  Fraca utilização da BE pelos docentes das AEC e Apoio ao Estudo.  Necessidade de um maior envolvimento da BE em outros projetos da escola/ agrupamento.  Inexistência de um protocolo formal entre a BE e BE de outros agrupamentos interconcelhios.  Algumas falhas na biblioteca itinerante relacionadas com o transporte e distribuição atempada dos documentos solicitados.
  12. 12.  Presença ainda incipiente de pais nas atividades realizadas pela BE.  Falta de recursos humanos que possam garantir a abertura da BE aos sábados ou nos períodos de interrupção letiva.  Existência da BM mesmo em frente à escola.
  13. 13.  Negociar com a Direção para que se escolha para a equipa professores com perfil adequado, professores que gostem realmente do trabalho numa biblioteca.  Proporcionar à equipa da BE formação formal e formação em contexto de forma a melhorar a intervenção da mesma junto dos alunos.  Reforçar o apoio da equipa aos alunos.  Reforçar a divulgação das atividades livres desenvolvidas pela BE.  Motivar mais os alunos para a participação nas atividades livres promovidas pela BE.
  14. 14.  Adquirir mais alguns títulos de áudio e vídeo do agrado dos alunos.  Manter a atualização da coleção com títulos de monografias mais apelativos e que vão ao encontro dos gostos e interesses dos alunos.  Desenvolver mais atividades que contem com a participação dos alunos na sua fase de organização e dinamização.  Motivar os alunos para que realizem atividades livres de sua iniciativa na BE.
  15. 15.  Reunir e planificar com os professores das AEC atividades a desenvolver na BE.  Desenvolver um plano de formação de utilizadores para os docentes no sentido de otimizar os recursos e equipamentos da BE.  Desenvolver o Plano de Desenvolvimento das Literacias da Informação e Digitais iniciado no ano letivo 2011-2012 com o 2º ciclo com outros anos de escolaridade.  Reforçar o apoio da BE aos projetos em que a escola se envolver.
  16. 16.  Dar continuidade ao trabalho colaborativo com todas as escolas do agrupamento.  Formalizar um protocolo entre a BE e as BE de agrupamentos de concelhos limítrofes.  Formalizar um protocolo de intercâmbio com a BM para fazer face à limitação de recursos.  Aumentar o número de atividades da BE que contem com o envolvimento dos pais.  Organizar palestras/ workshops destinadas aos pais no sentido de incentivar a leitura recreativa ou segurança na Internet, por exemplo.
  17. 17.  Promover a utilização da BE pelos pais/EE durante os períodos letivos.  Incentivar os pais/EE (da pré e 1º ciclo) para a requisição de livros para lerem com os seus filhos/ educandos.  Otimizar os recursos de todas as BE do agrupamento em regime de intercâmbio.  Consolidar o trabalho colaborativo com a BM, planificando e dinamizando atividades conjuntas.

×