Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Deíticos

21,893 views

Published on

Published in: Education

Deíticos

  1. 1. CEL DEÍTICOS (ensino secundário)I. Classifique cada um dos deíticos destacados nas frases como deítico temporal, deíticopessoal ou deítico espacial.1. Eles começaram o trabalho ontem.____________________________________________________________________________2. Não saias daí.____________________________________________________________________________3. Dá-me uma dessas folhas, por favor.____________________________________________________________________________4. Aquele carro é maior do que o meu.____________________________________________________________________________5. Ela disse-te isso?____________________________________________________________________________II. Preencha os espaços com um deítico do tipo que é indicado entre parênteses.1. A Rosa chegou ________________________ (deítico temporal). Vou buscá-la ao aeroporto.2. Escolhi _________________ (deítico espacial) livro porque me pareceu o mais interessante.3. Ó Maria, não _________________________ (deítico pessoal) esqueças de levar um casaco.4. _______________________ (deítico temporal) está mau tempo. Irei à praia_______________________ (deítico temporal).5. Trouxeste o __________________________ (deítico pessoal) computador? Vamos precisar.6. Não consigo encontrar o estojo. Tenho a certeza de que o tinhadeixado______________________ (deítico espacial).III. Escolha a afirmação verdadeira:1. Os deícticos remetem para...a. o receptor da mensagem. b. a melancolia que todos temos.c. o próprio enunciado. d. o contexto, para a enunciação.2. Palavras com função deíctica encontramo-las em várias classes, mas mais frequentemente...a. nas interjeições. b. nos nomes.c. nas preposições e conjunções. d. nos pronomes, determinantes, ou advérbios.
  2. 2. 3. A deixis pode ser...a. doce e amarga. b. espacial, temporal, causal, pessoal.c. espacial e terrena. d. espacial, pessoal, temporal.4. A alínea que não tem deícticos é...a. Traz-me aí a cadeira, aquela que está ao lado do Jorge.b. Comeu o bolo. Este estava doce.c. Ainda agora te vi ali atrás.d. Comprei a caneta na livraria. Esta estava acolá.5. Quando um enunciado tem marcas do processo de enunciação, isso significa que...a. não tem deícticos.b. tem apenas elementos cujos referentes são absolutamente compreensíveis, mesmo semapelo ao contexto.c. terá decerto algum deíctico.d. tem obrigatoriamente demonstrativos ou possessivos.6. Dos seguintes, o período em que não há deícticos espaciais é...a. Traz-me, Marco, o próximo livro para eu ler.b. Amanhã vou jantar na casa da Marisa, mas agora estou aqui.c. Aquele quadro ali é bué fofo.d. Na casa da Joana, os bolos são cozidos em grandes formas.IV. Encontre, na sopa de letras que se segue, 3 deíticos pessoais, temporais e espaciais.A G O R A E M B O R A N A OA A N A N A S T U H O R A AP A T O A O O N D E M E U ES M E T E O R O S A L A M UA S M A V I R S M A S S A HP A Q U I P A S O M B R A OO E Q U I P A O L E O M A JH O J A R L I V R O S T I ER A P A Z A Q U I L O C O RC O M E R A M P O R M E S ABibliografia:MARIA, Clara F. Amorim e SOUSA, Catarina Barreiro (2009). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Areal Editores.PINTO, Alexandre et al., Português 10º ano (caderno de actividades), Santillana, Carnaxide, 2010, p. 14.http://www.slideshare.net/nelsonalves70/deixis Sílvia Antunes Equipa da BE 20 / Outubro / 2011

×