Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Visita guiada 2010 novembro efas

469 views

Published on

Published in: Education, Technology, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Visita guiada 2010 novembro efas

  1. 1. "À DESCOBERTA DA BIBLIOTECA ESCOLAR" GUIÃO Consulta no catálogo automatizado Zona de Atendimento / Centro Multimédia I. a) Consulte o Catálogo Informatizado, no computador à entrada da Biblioteca, e indique o número de existências de material livro, respeitantes a Literatura Portuguesa, através da pesquisa boleana ___________________ b) Indique a cota do livro A Agonia da Terra, de Hubert Reeves e Frédéric Lenoir___________________ c) A partir da indicação da cota, retire o livro da respetiva estante e registe o título do capítulo I ______ __________________________________________________________________________________ (no final, coloque o livro no cesto de recolha de livros consultados) II. a) Escolha o nome de um cantor na lista abaixo apresentada: Luís Represas  Xutos e Pontapés  Sérgio Godinho  Bob Marley  b) No Catálogo Informatizado, procure o(s) CD(s) do cantor escolhido: 1. escreva o(s) título(s) desse(s) CD(s) ________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2. indique o nome da 1ª canção ______________________________________________________ Organização da coleção /CDU Zona de Trabalho de Grupo III. Após o visionamento do powerpoint referente à CDU, em que classe inseriria os documentos abaixo mencionados, referindo o assunto? Siga o exemplo: Nome do documento Classe Assunto “Os Jogos Olímpicos” 7 Desporto “Poluição” “Os descobrimentos portugueses : nos 4 cantos do mundo” “A Verdade sobre as Drogas” “ Uma aventura na Biblioteca” “A vida de Jesus” Dicionário de Língua Portuguesa “Picasso” “Estudo da Biologia” Adaptado de http://www.mosteiroecavado.net/moodle/file.php/492/Guia_do_utilizador.doc Periódicos ou Publicações em Série Zona de Leitura Informal IV. No local de Leitura Informal encontre o título a) de uma revista sobre: 1. Atualidades:____________________________________________________________________________ 2. Temas juvenis: _________________________________________________________________________ 3. Ciências Naturais:_______________________________________________________________________ b) de um jornal: 1. Diário:_________________________________________________________________________________ 2. Semanário:_____________________________________________________________________________ OS LIVROS, AS REVISTAS E OS JORNAIS, A INTERNET, OS CDs, OS FILMES
  2. 2. Recursos educativos online Centro Multimédia V. A. No "site" www.google.pt escreva as palavras: revista online de livros. Consulte a primeira página. Nessa Revista Online de Livros localize (no teclado: Ctrl+L, ou F3) e abra a página da Editora “ELEFANTE EDITORES”. Nesse “site” consulte a página de autores, pesquise a biografia e a bibliografia de Antero Monteiro e escreva: a) a data de nascimento deste poeta ___________________________________________________ b) dois livros seus que estejam online ___________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ B. Indique a fonte de onde recolheu os dados: in ____________________________________________ [consultado em _____/_____/_____] VI. Pesquise no “Dossiê Temático Digital” na plataforma moodle, em Biblioteca Escolar, secção Recursos Educativos em linha, a palavra “alimentação” e indique o tema em que se insere ____________________________________________________________________________________ VII. Na plataforma moodle da ESOD http://moodle.esec-oliveira-douro.rcts.pt/course/view.php?id=70 – secção da BE (entrar como visitante) – na área de Trabalhos de Pesquisa, consulte o documento Como citar as fontes consultadas, transcrevendo o exemplo para uma citação no corpo de um texto, aparecendo o nome do autor no texto em questão: Exemplo: _________________________________________________________________________________ Também na plataforma, na mesma secção, destacamos dois documentos orientadores na elaboração de um Trabalho de Projeto: Etapas de um Projeto de Pesquisa ou Modelo Plus da RBE. VIII. Consulte a Diciopédia 2010. No artigo sobre o Sono, para além de este se constituir como um momento de repouso, refira outras duas vantagens apontadas no 2º parágrafo: ___________________________ ___________________________________________________________________________________ IX. Na obra Admirável Mundo Novo é referido que “… [a]s palavras podem ser semelhantes aos raios X se delas nos servirmos convenientemente. Atravessam tudo. Lê-se e é-se atravessado.” Huxley, (1932: 75). Após o visionamento da curta-metragem The Story of a Sign - http://www.historiadeunletrero.com/, deixe o seu comentário, no blogue da nossa biblioteca - http://lersemmedo.blogspot.com/, acerca da escolha das palavras na nossa comunicação diária. X. No blogue da nossa biblioteca - http://www.lersemmedo.blogspot.com/, aprecie, em grupo, as atividades desenvolvidas nesta Visita Guiada. Esperamos que tenha apreciado esta sessão! A equipa da BE-ESOD Sugestão para atividade livre: - deixe o seu comentário de leituras na secção “Partilhe aqui as suas leituras de…”, no blogue da BE, acima referido.
  3. 3. GUIÃO DE APOIO (pode consultar a versão integral na plataforma moodle) Etapas para a localização de um livro nas estantes da biblioteca 1. No computador que se encontra na zona de atendimento, está instalado o módulo de pesquisa local. A pesquisa pode ser efetuada de diversos modos:  na coluna da esquerda, através dos seguintes campos – Autores – pelo(s) último(s) apelido(s) e nome(s) próprio(s) Ex: Torga, Miguel; Queirós, Eça de; Meneres, Maria Alberta Títulos, Descritores (o assunto), Classificações (a CDU), Colecções O termo de pesquisa é colocado na coluna do meio, surgindo o resultado da pesquisa à direita. Por duplo clique, abre-se uma nova janela com a listagem das obras. Selecionada a obra desejada, surge a sua ficha técnica.  por pesquisa boleana – combinar as pesquisas usando os operadores boleanos: + (ou, reunião) – operador que determina a união de dois termos por ex. adolescentes+drogas – fornece todos os registos que contêm os termos adolescentes e/ou drogas * (intersecção) – operador que determina a interseção de dois termos Por ex. Filme*afetos – fornece todos os registos que contêm obrigatoriamente os dois termos ^ (não, exclusão) – operador que determina a exclusão de um termo Por ex. Garrett^poesia – fornece todos os registos que contêm o primeiro termo e não têm o segundo $ (truncatura) – operador que permite a seleção de termos truncados Por ex. Administra$ – fornece todos os registos que contêm a raiz administra, tal como administração, administrar, administrador, administrativo Combinando – adolesc$*drog$ – fornece todos os registos que contêm a raiz adolesc e drog, interligando-as.  por pesquisa em texto livre – na respetiva janela, escrevendo o(s) termo(s) a pesquisar e clicar em executar Por ex. musica popular – fornece todos os registos que contêm a referida expressão
  4. 4. 2. Após a pesquisa, anotar o título do documento selecionado e a sua cota e dirigir-se à estante para retirar o documento a consultar. CDU – as classes principais são:  0 . Generalidades.  1. Filosofia. Psicologia.  2. Religião. Teologia.  3. Ciências Sociais. 4. Classe vazia.  5. Ciências Exatas e Naturais.  6. Ciências Aplicadas.  7. Artes e Desportos.  8. Linguística. Língua. Literatura.  9. Geografia. Biografia. História. Nas estantes os livros estão dispostos, segundo a sua cota, por ordem numérica crescente da esquerda para a direita e de cima para baixo. NOTA: A cota de um livro é formada pela CDU (Classificação Decimal Universal) + as três (na nossa escola – quatro) primeiras letras do último apelido do autor + as três primeiras letras do título da obra. Por ex.: a cota Quando se trata de uma obra que está constituída em coleção, a cota só é formada pela CDU, as três primeiras letras da coleção e o respetivo número. Ex: Entendendo melhor a notação  número simples: (Ex. 8 – Classe que abarca Linguística, Língua e Literatura)  8 2 Literatura Línguística, Língua e Literatura  Literatura  : (dois pontos)  relação simples (associa temas diferentes) 82:929 Literatura e Biografia Literatura  Biografia  lugar  aparece entre parênteses e indica o âmbito geográfico. 82 (81) Literatura brasileira Literatura  Brasileira 82-1 MONT PAL 03 HIP/1 regista o volume “As palavras, este canto, este rio”, de Virgínia Monteiro, classificado na Literatura Portuguesa – género poesia (82-1).

×