Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Taj Mahalmat A Verdadeira HistóRia

4,603 views

Published on

Taj Mahalmat A Verdadeira HistóRia

  1. 1. Taj Mahal
  2. 2. Baber,  o grande,  descendente  de  Gengis  Kahn, invadiu  a  Índia  em  1.565,   trazendo  o  seu  povo guerreiro  da  Ásia  Central. Os  Moghul, de sangue mongol, islâmicos  de  religião,  de cultura e língua persa, criaram  na  Índia  um  império de glória e elegância. O  Imperador  Shah-Jahan   foi  o  genial edificador  dessa  dinastia.
  3. 3. Ele  amou e desposou Arjumand Banu Begun,  que, mais  tarde, se tornaria imortal, com o nome de Muntaz-Mahal.  Shah-Jahan viveu um sonho de amor quase irreal.  Shah-Jahan e a bela Arjumand casaram-se e tiveram 13 filhos!
  4. 4. Nenhuma das trezentas mulheres que compunham o seu harém o fazia feliz. O príncipe não queria saber de mais ninguém .
  5. 5.   Arjumand Begun era   jovem,   linda   e inteligente. Como  Imperatriz,  revelou-se  excelente conselheira do marido nas complicações oriundas das questões de  Estado. Tornou-se  querida  do povo pela sua caridade e pela dedicação ao Imperador.
  6. 6. Quando o 14º filho de Shah-Jahan e Arjumand estava nascendo, ela não suportou as dores do parto e morreu. O príncipe desesperado quase também morreu de tristeza e desgosto. Deixou  para  sempre  as  vestes  reais  e  nunca  mais abandonou o luto.
  7. 7. Desolação e lágrimas amargas encheram então a sua vida. Em três meses, conta  a história, a barba negra de Shah-Jahan embranqueceu.
  8. 8. Para abrigar o corpo da sua amada, ele decidiu construir um palácio. Mandou comprar os melhores mármores, encomendou rubis e jades para decorar o mais belo túmulo que alguém poderia ter. Vinte mil trabalhadores estiveram ocupados durante anos para erguê-lo. Mandou vir os mais famosos arquitetos e artistas do império persa e mongol para a construção do Monumento, que representou todo o seu amor por Mumtaz-Mahal: O Taj Mahal.
  9. 9. A sua beleza e graça hão de recordar eternamente a mulher, sem envelhecer. Será um sonho de mármore edificado na fronteira delicada entre o real e o irreal, como a própria paixão". Ordenou  que  se construísse o túmulo para a bem-amada segundo as seguintes orientações:  "Que não seja fúnebre,  pois  deverá  celebrar  a  curta  vida  de um amor.
  10. 10. O Taj Mahal foi erguido em Agra, quando a cidade era a capital do império Mongol, entre os séculos XVI e XVIII.
  11. 11. Demorou 22 anos a ser construído e ficou pronto em 1653. É considerado um monumento ao amor e a sua construção é admirada no mundo inteiro.
  12. 12. Devido ao revestimento em mármore branco, o templo pode ser visto a mais de 40 quilômetros de distância e nas noites de céu limpo reflete o brilho da lua.
  13. 13. Shah Jahan resolveu então construir um novo palácio, onde ele próprio seria enterrado. Mas os filhos não deixaram o príncipe cometer mais essa loucura e prenderam-no numa fortaleza.
  14. 14. Quando ele morreu, também foi enterrado no Taj Mahal, ao lado do seu amor. Shah-Jahan e Arjumand Begun dormem juntos para sempre no mais lindo palácio do mundo.
  15. 15. A simplicidade do desenho e a sumptuosidade da realização misturam-se numa maravilha de arte que compete, em matéria de sublime beleza, com os templos gregos e as mais famosas catedrais da Idade Média e do renascimento.
  16. 16. Um comprido espelho d' água no centro de um pátio reflete a imagem dos visitantes que se aproximam. Quatro torres laterais protegem a construção. Ao centro, o grande palácio de mármore branco. A cúpula maior, no centro do palácio, é arredondada e tem a forma de um balão, como se alguém tivesse soprado o seu interior. Duas cúpulas pequenas ficam ao lado dessa principal e fazem lembrar grandes turbantes árabes.  
  17. 17. O enorme Taj Mahal dá a impressão de que vai sair voando como um tapete mágico.
  18. 18. TAJ MAHAL É UM TEMPLO AO AMOR

×