9956 votorantim metais2

1,090 views

Published on

[ATENÇÃO - Desafio prorrogado até 31/01/14]

Batalha de Conceitos - Votorantim Metais

''Como aumentar o uso do zinco no agronegócio e na saúde humana?''

Utilize o seu potencial criativo para aumentar o uso do zinco, ofertando ao público-alvo a percepção de valor desse micronutriente indispensável. Você está livre para pensar na solução que quiser, mas não se esqueça de que ela precisa ser viável e possuir um público específico dentro desses segmentos propostos. Ou seja, quanto mais completo e detalhado for o racional da solução, maior a chance de você se destacar nesse desafio.

- Premiação Especial -
• Os dez primeiros colocados conhecerão a unidade administrativa
da Votorantim Metais em São Paulo, onde acontecerá a premiação.
• Os dois primeiros vencedores terão o direito a visitar as unidades
fabris de mineração e/ou de metalurgia, em Minas Gerais, com as despesas de transporte, alimentação e estadia inclusas.

Boa sorte!

=D

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,090
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

9956 votorantim metais2

  1. 1. Desafio Votorantim Metais: Como aumentar o uso do zinco no agronegócio e na saúde humana?
  2. 2. Zinco, infinitas possibilidades Talvez a vida que conhecemos não fosse possível se não existisse o zinco. Esse metal poderia ser mais um entre tantos na tabela periódica, mas ganha destaque por suas funções vitais. Sua ampla presença no meio ambiente, nas pessoas, animais, plantas, alimentos, bens de consumo, entre tantos outros exemplos, prova que os metais também superam seus limites. Neste material, você entenderá porque o zinco é o elo para a plenitude da vida, com informações que irão te ajudar a ter ideias incríveis para esse desafio.
  3. 3. Um elemento, várias facetas Nosso país é um dos maiores detentores de zinco, sendo que o estado de Minas Gerais é a região onde se concentra a maior parte das jazidas desse elemento. Por meio da exploração mineral, o zinco é extraído das rochas calcárias, que são as suas hospedeiras mais comuns. Com inúmeras variações, o zinco pode ser encontrado principalmente como sulfeto, associado ao chumbo, cobre, prata, ferro, entre outros metais e minérios. De nutriente a protetor do aço, é por meio das suas variadas formas que o zinco marca presença no solo, no corpo humano, nos alimentos e em grande parte do nosso cotidiano. A seguir, você irá descobrir as maravilhas que esse elemento pode fazer pela vida, e as consequências de sua ausência ou deficiência.
  4. 4. A jornada do Zinco No solo e na nutrição das plantas e dos animais Nesta cadeia vital, em que o zinco participa ativamente com os seus atributos, tudo está conectado. Depois da exploração mineral, o zinco se estende em diversos segmentos, entre eles o da agricultura. Neste segmento, ele é um nutriente adicionado às rações animais e no solo, até chegar à mesa das pessoas, estando presente em carnes, verduras e frutas. No entanto, a deficiência de zinco é um dos principais problemas enfrentados pelo setor agrícola em todo o mundo, resultando em perdas significativas na produção e na qualidade dos alimentos. Consequentemente, essa situação global desencadeia outros problemas ainda mais sérios, como problemas no desenvolvimento, no sistema imunológico, entre outras patologias que acometem a saúde das pessoas e dos animais.
  5. 5. Solo, plantas e animais Sem a quantidade ideal de zinco, as plantas sofrem um tipo de estresse, que afeta o seu crescimento adequado. Isso as torna vulneráveis ao ataque de patologias como a clorose internerval, que consiste no amarelecimento das folhas entre as nervuras. Nas plantas e nos alimentos, o zinco é responsável por regular as atividades enzimáticas e protéicas, como: metabolismo do carboidrato, da auxina (regulador do crescimento); manutenção das membranas biológicas; e resistência imunológica.
  6. 6. Em alimentos como o trigo, o milho e o arroz, o problema da baixa absorção de zinco é grande. Algumas das causas que podem levar a este sintoma são o tipo e manejo inadequado do solo, e a dosagem e aplicação inapropriadas. O zinco também é fundamental para o desenvolvimento de todos os animais. Um exemplo é o importante papel desse nutriente no desmame dos suínos, evitando a alta mortalidade nessa fase. Além disso, mantém a vitalidade dos pelos e da pele, protegendo-a de dermatites e de outras patologias.
  7. 7. Iniciativas na agricultura para driblar o problema da deficiência de zinco Alimentos fortes como um touro? Muitos estudos estão em andamento para que o problema global da falta de zinco seja resolvido. O HarvestPlus, uma aliança global de instituições e cientistas, tem como uma de suas linhas de pesquisa a biofortificação genética. Essa área busca novas variedades de plantas com maior densidade de zinco e outros nutrientes indispensáveis. Em fase de pesquisa, essa possibilidade é uma estratégia sustentável e econômica, pois não serão necessários gastos com avaliação do solo e fertilizantes. Os alimentos já serão autossuficientes em zinco, absorvendo de maneira proveitosa esse micronutriente, mesmo este sendo escasso no solo. Com essa técnica, que poderá ser aplicada via solo ou adubação foliar, proporcionará uma oferta de alimentos mais ricos em zinco e em outros nutrientes. Zinco no Programa Agrícola no Haiti Inspirado pela história do zinco, o grupo do Banco Mundial LAC Nutrition incluirá zinco em seu programa agrícola no Haiti. O objetivo do grupo é verificar as estruturas na América Latina e no Caribe para definir quais as áreas mais necessitadas e desenvolver parcerias que transformem tais áreas em prioridade. A suplementação com micronutrientes é uma das áreas de prioridade máxima, e foi percebido que o zinco faz parte dessa missão. Hoje, cerca de 50% da população haitiana apresenta risco de deficiência de zinco, o maior percentual dentre os países da América Latina e Caribe. O déficit de estatura, um dos efeitos da descompensação de zinco, prevalece em 30% das crianças haitianas. A suplementação e fertilização com esse micronutriente diminuirão os números consideravelmente.
  8. 8. NPK, fonte de macronutrientes. E mais poderoso quando associado a micronutrientes! No Brasil utiliza-se o NPK, fertilzante composto de nitrogênio, fósforo e potássio, todos dosados na quantidade ideal para o crescimento dos cultivos. Além do NPK, as plantas precisam de micronutrientes como zinco, cobre e magnésio. Mesmo em pequenas quantidades, esses elementos são indispensáveis para o perfeito desenvolvimento e a maior produtividade dos alimentos. Uma solução que resolve dois problemas Recentemente, o Ministério da Agricultura da China (MOA) divulgou o “Guia de Recomendação Científica para Maior Produtividade 2012” que, pela primeira vez na história, inclui o zinco como fertilizante. Desenvolvido pelo Comitê Especializado em Tecnologia de Análise de Solo e Recomendação de Fertilizantes, as recomendações específicas para a adubação com zinco fertilizante no solo e/ou aplicações foliares foram indicadas para os seguintes cultivos: arroz, canola, algodão, maçã, frutas cítricas e uvas. Essa iniciativa é um grande passo para mudarmos o cenário da agricultura, agregando mais saúde e qualidade de vida para uma das maiores populações do mundo. Além disso, outros países podem ser beneficiados com a exportação desses alimentos.
  9. 9. Na saúde humana e na ciência É indiscutível que o zinco faz maravilhas em nosso organismo. Mais de 300 enzimas dependem dele para desempenharem suas inúmeras funções. Sua deficiência é um problema crônico e global, que atinge principalmente os países em desenvolvimento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças como pneumonia, diarreia, sarampo, malária e desnutrição são responsáveis por 70% de toda a mortalidade infantil no mundo. Mas temos boas notícias: testes recentes em vários países do mundo mostram que o suplemento de zinco pode reduzir a incidência e a gravidade da diarreia e das doenças respiratórias. Além disso, nos campos científico e industrial, o zinco está mais presente como aliado da saúde, do bem-estar e da segurança.
  10. 10. 12 Carnes vermelhas, peixes, ostras, oleaginosas e alimentos integrais são fontes de zinco. mg 15 Na saúde humana e na ciência mg 19 mg É recomendável para um corpo em dia com as reservas nutritivas que as mulheres consumam diariamente 12 mg; homens, 15 mg; e grávidas ou lactantes, 19 mg. O zinco ajuda no aumento da atividade da vitamina D (a que obtemos ao tomarmos sol) e interfere na ação das células ósseas, promovendo a mineralização e inibição da porosidade dos ossos.
  11. 11. Nosso crescimento físico, cicatrização, digestão, reprodução, resistência a doenças, paladar e olfato são possíveis graças ao trabalho do zinco em parceria com as enzimas e outros nutrientes presentes no organismo. O zinco também é responsável por manter nossos cabelos, unhas e pele mais saudáveis. Você pode encontrá-lo em xampus, esmaltes e cremes. Aliado a outros minerais como o cobre e o selênio, o zinco atua no equilíbrio e no funcionamento da tireoide, que regula as atividades hormonais e metabólicas do corpo humano.
  12. 12. Iniciativas na saúde e na ciência para impulsionar o uso do zinco Zinco Salva Crianças de verdade Criado pela International Zinc Association (IZA), o Zinco Salva Crianças é uma iniciativa para garantir a sobrevivência e melhor qualidade de vida de crianças que sofrem de desnutrição em países devastados pela pobreza ou em desenvolvimento. Por meio dessa ação, a IZA financia os programas de suplementação de zinco da Unicef pelo mundo. Durante três anos, a associação firmou o compromisso de levantar US$ 3 milhões para a Comunidade de Zinco Global. A campanha contará com o envolvimento de empresas que fazem parte da IZA, grupos de clientes da indústria de zinco, fornecedores e colaboradores. Os fundos serão utilizados para apoiar programas de suplementos de zinco para crianças menores de cinco anos. A cada ano, 450 mil crianças dentro dessa faixa etária morrem por desnutrição. Muitas das que sobrevivem terão sequelas para a vida toda, por causa dos micronutrientes que foram privados durante a infância. Pele artificial próxima ao sentido do tato humano Recentemente, uma equipe de cientistas americanos e chineses criou uma espécie de película que pode ter a mesma sensação do pressionar da ponta de um dedo. Essa novidade é um marco para evoluir na aceleração do desenvolvimento de uma pele artificial mais parecida com a humana. A película é composta por oito mil transístores com feixes de nanofios de óxido de zinco. Por sua vez, essas terminações são sensíveis ao toque, fiel à ponta de um dedo humano.
  13. 13. Zinco para o botox durar mais Cientistas americanos desenvolveram um suplemento de zinco que potencializa em 30% o efeito do botox, tornando o procedimento mais duradouro. O suplemento combina zinco com uma enzima chamada fítase, que aumenta sua absorção pelo organismo, e deve ser aplicado nos músculos do corpo para fazer efeito. Para resultados ainda mais visíveis a longo prazo, os criadores aconselham o consumo de alimentos ricos em zinco. Lançado nos Estados Unidos no ano passado, a novidade foi tema de uma palestra no último simpósio de cosmiatria em São Paulo. A boa notícia é que o suplemento pode chegar ao Brasil ainda neste ano, dando aos brasileiros a oportunidade de testar a eficácia do produto. Embora sejam necessários mais estudos para comprovar tais efeitos, ele já pode ser utilizado sob orientação médica.
  14. 14. Sabe por que precisamos usar filtro solar? Além da finalidade de proteger a pele dos raios ultravioleta, o zinco potencializa o efeito do produto e previne o envelhecimento precoce. Os nutricosméticos, aquelas cápsulas que possuem finalidades específicas como a de evitar o envelhecimento, ter mais disposição ou ter cabelos e unhas mais fortes, são eficazes a longo prazo pela ação do zinco. O xampu anticaspa é eficiente porque o zinco, aliado a outros componentes, regenera o couro cabeludo, evitando o seu descascamento.
  15. 15. Alguns cremes dentais possuem citrato de zinco que tem ação antimicrobiana, reduz a colonização e, consequentemente, a formação da placa bacteriana. Na saúde humana e na ciência Cremes antirrugas também contam com o zinco para potencializar seus efeitos. O zinco auxilia no combate a radicais livres, prevenindo e até retardando o processo de envelhecimento da pele.
  16. 16. Desafio Votorantim Metais: Como aumentar o uso do zinco no agronegócio e na saúde humana? Utilize o seu potencial criativo para aumentar o uso do zinco, ofertando ao público-alvo a percepção de valor desse micronutriente indispensável. Você está livre para pensar na solução que quiser, mas não se esqueça de que ela precisa ser viável e possuir um público específico dentro desses segmentos propostos. Ou seja, quanto mais completo e detalhado for o racional da solução, maior a chance de você se destacar nesse desafio. Lembre-se de que a participação no desafio pode ser individual ou em grupo de até três pessoas, e deve atender aos critérios do regulamento a seguir. Boa sorte!
  17. 17. Regras do desafio • As participações serão aceitas de 20 de agosto a 11 de dezembro até às 18h do horário de Brasília. • Não é permitido incluir dados pessoais no trabalho como nome, endereço ou informações sobre o curso ou a graduação. • Os resultados desta batalha serão publicados no site e no blog do Battle of Concepts em até quatro semanas depois da data de fechamento da batalha. • A participação é aberta a estudantes universitários de qualquer idade e jovens profissionais com formação universitária e com idade mínima de 16 e máxima de 30 anos. • É permitida a participação em grupos de 3 (três) integrantes, segundo as características expostas acima, sendo que será admitida a entrega de apenas 1 (um) conceito. É importante frisar que o mesmo integrante ou grupo podem participar das duas modalidades de desafio (conceito e/ou vídeo), desde que os dois sejam enviados ao mesmo tempo para o site. • Para participação em grupo, cada participante deverá cadastrar-se individualmente no site. Os pontos adquiridos nessa batalha serão divididos em partes iguais entre todos os participantes. O prêmio em dinheiro será pago à liderança do grupo (pessoa que fez o upload do conceito). Esse líder será responsável pela distribuição do prêmio entre os demais participantes do grupo, sem qualquer responsabilidade da promotora. • Somente serão considerados válidos os conceitos/vídeos enviados dentro do período de participação e que preencham todas as condições previstas neste regulamento. • Para poder receber os prêmios, os ganhadores de prêmios em dinheiro são obrigados a apresentar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante da inscrição ou diploma da universidade, assinar e reconhecer firma de uma declaração de autoria e de transferência de propriedade jurídica do conceito. • O cadastro de participação deve ser feito no site do Battle of Concepts e fica valendo para todas as batalhas das quais queira participar. A inscrição e a participação nas batalhas são gratuitas. Você se torna participante de uma batalha a partir do momento em que fizer o upload do seu conceito. Depois disso, você receberá a confirmação da sua participação, incluindo um código individual. • Ao enviar o currículo pessoal (CV), o participante autoriza automaticamente a empresa ou instituição que lançou a batalha a acessá-lo. Esse acesso pela empresa ou instituição ao CV só poderá acontecer depois que os resultados da batalha forem publicados no site Battle of Concepts. • Não serão aceitos os projetos criados por funcionários da Votorantim Metais. Sua participação será desconsiderada caso qualquer uma das Condições Gerais, como publicadas no site www.sougenial.com.br não seja atendida.
  18. 18. • Não serão aceitos conteúdos que: (i) Estimulem a prática de condutas ilícitas ou contrárias à moral e aos bons costumes. (ii) Incitem a prática de atos discriminatórios, seja em razão de sexo, raça, religião, crenças, idade, preconceito ou qualquer outra condição questionável. (iii) Induzam ou incitem práticas perigosas, de risco ou nocivas para a saúde e para o equilíbrio psíquico. (iv) Violem o sigilo das comunicações. (v) Contenham objetos ou marcas protegidas pelos direitos autorais ou pela Lei de Propriedade Industrial e que contenham imagens ou frases de terceiros, das quais o participante não possua a devida autorização de uso. • Os participantes deverão encaminhar conceitos relativos à batalha descrita no edital. • O Battle of Concepts não é responsável pelo conteúdo dos projetos enviados pelos participantes, bem como sobre direitos autorais de terceiros sobre estes. • Ao enviar o conceito, o participante declara: (i) Ter realizado livremente sua inscrição no concurso. (ii) Ser legítimo e exclusivo autor e titular de todos os direitos sobre o conceito inscrito na batalha, bem como das ideias, representações das ideias e do conceito (desenho, foto, imagem, vídeo, protótipo, etc.) e quaisquer outras informações enviadas para a batalha, sendo tanto o conceito quanto as ideias nele contidas e sua representação fruto de sua legítima e exclusiva criatividade e autoria. (iii) Que o conceito inscrito na batalha, as ideias, sua representação (desenho, foto, imagem, vídeo, protótipo, etc.) e quaisquer outras informações contidas na inscrição na batalha não violam quaisquer direitos de terceiros, inclusive direitos de propriedade intelectual, de personalidade e de sigilo, eximindo o Battle of Concepts ou qualquer empresa de seu grupo econômico de qualquer responsabilidade decorrente da inveracidade dessa declaração e respondendo integral e exclusivamente pelas infrações a que der causa. (iv) Que o conceito e todos os dados, informações, ideias, análises, soluções, projetos, processos, programas, orientações, aconselhamentos, planos, mecanismos, critérios, estratégias, modelos, métodos, técnicas, sugestões e representações (desenho, foto, imagem, vídeo, protótipo, etc.) inscritos na batalha serão transferidos, de forma automática, gratuita, definitiva e exclusiva ao Battle of Concepts e poderão ser por ela usados, implementados e explorados sob qualquer meio ou forma, a seu exclusivo critério, por si ou por terceiros, sem qualquer restrição ou limitação de qualquer natureza, inclusive de território e tempo, e para quaisquer finalidades, inclusive comerciais, em quaisquer produtos ou serviços. • Funcionários do Battle of Concepts e de empresas que prestam serviços para o Battle of Concepts não poderão participar dessa batalha.
  19. 19. • O Battle of Concepts não se responsabiliza e não pode ser responsabilizado pelo conteúdo das batalhas ou pelo julgamento dos conceitos. • Sua proposta deve ser escrita em português. Premiação • Total da premiação - R$ 15.000,00, que serão distribuídos da seguinte forma: • São aplicáveis todas as condições gerais do site www.sougenial.com.br. 1º lugar Todos os trabalhos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes critérios: R$ 5.000,00 2º lugar R$ 3.000,00 3º lugar R$ 2.000,00 • título e resumo (máximo de 1.500 caracteres) enviados com o conceito; 4º lugar R$ 1.200,00 • descrição do conceito; 5º lugar R$ 800,00 • detalhamento do conceito – como resolverá o desafio proposto, criação e inovação, conceito consistente, executável e objetivo; 6º lugar R$ 600,00 7º lugar R$ 600,00 8º lugar R$ 600,00 9º lugar R$ 600,00 10º lugar R$ 600,00 • potencial público-alvo.
  20. 20. • Os dez primeiros colocados conhecerão a unidade administrativa da Votorantim Metais em São Paulo, onde acontecerá a premiação. • Os dois primeiros vencedores terão o direito a visitar as unidades fabris de mineração e/ou de metalurgia, em Minas Gerais, com as despesas de transporte, alimentação e estadia inclusas. Critérios de avaliação: - criatividade e inovação; - aplicabilidade estrutural; - clareza na proposta; - resolução do desafio; - viabilidade financeira; - alinhamento com os valores e crenças da Votorantim.

×