Successfully reported this slideshow.

Placa mãe

1,161 views

Published on

Funções da placa mãe.

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Placa mãe

  1. 1. 1 SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA PLACA MÃE CONHECIMENTOS A RESPEITO DA PLACA MÃE WELINGTON DOS SANTOS AYRES Taquara – RS 2014
  2. 2. 2 PLACA MÃE CONHECIMENTOS A RESPEITO DA PLACA MÃE Pesquisa científica apresentada ao Curso Técnico de Informática do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem de Taquara - RS, como requisito parcial para a obtenção do grau de Técnico em Informática. Módulo: Metodologia de Projetos Taquara – RS 2014
  3. 3. 3 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO.................................................................................4 2. OBJETIVO.......................................................................................5 3. PROBLEMA.....................................................................................6 4. JUSTIFICATIVA...............................................................................7 5. METODOLOGIA..............................................................................8 6. O QUE É UMA PLACA MÃE? ..........................................................9 7. PRIMEIRA PLACA MÃE................................................................10 8. CONHECENDO A PLACA MÃE.....................................................11 8.1 Placa Mãe.............................................................................11 8.2 Soquete do Processador......................................................11 8.3 Slots de Memória..................................................................11 8.4 Conector SATA.....................................................................11 8.5 Cabo SATA...........................................................................11 8.6 Slot de Expansão PCI...........................................................11 8.7 Slot de Expansão PCI-Express.............................................11 8.8 Slots IDE...............................................................................12 8.9 Cabos IDE............................................................................12 8.10 Slots AGP.............................................................................12 8.11 Conector de Alimentação......................................................12 8.12 BIOS.....................................................................................12 8.13 Bateria..................................................................................12 8.14 Jumpers................................................................................12 8.15 Entrada PS/2........................................................................12 8.16 Entrada USB, de Rede e Multimídia......................................13 8.17 Entradas Seriais...................................................................13 9. NOVA PLACA MÃE........................................................................14 10. CONCLUSÃO.......................................................................15 11. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................16 12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................17
  4. 4. 4 1 INTRODUÇÃO Existem muitos hardware do computador que são muito importantes, porém muitas vezes suas funções não são compreendidas pelos usuários. A placa mãe está entre estes componentes que muitas vezes são incompreensíveis e, na maioria das vezes os usuários não sabem a sua função e desconhecem dos seu componente. Pelo fato de muitos usuários não conhecerem a placa mãe, não sabem qual a placa a ser comprada ou a que tenha os recursos apropriados para o seu computador, com este trabalho mostraremos as suas principais funções.
  5. 5. 5 2 OBJETIVO Trazer conhecimento a respeito da placa mãe de forma objetiva e esclarecedora, usando uma linguagem simples para facilitar o entendimento.
  6. 6. 6 3 PROBLEMA Por que as funções de uma placa mãe são tão desconhecidas por muitos usuários?
  7. 7. 7 4 JUSTIFICATIVA Ciente de que é desconhecido as funções da placa mãe e seus componentes, é importante informações a respeito para que quem desconhece, conheça e, quem já conhece amplie seus conhecimentos.
  8. 8. 8 5 METODOLOGIA Através de pesquisas em sites confiáveis buscarei informações que possam facilitar e ampliar os conhecimentos a respeito da placa mãe e suas funções.
  9. 9. 9 6 O QUE É UMA PLACA MÃE? A placa mãe é uma placa de circuito impresso que serve de base para integrar os demais componentes de um computador, é caracterizado também por poder ser expandida através dos slots. A placa mãe pode ser conhecia por Mainboard, Systemboard, Logic board, Placa Principal.
  10. 10. 10 7 PRIMEIRA PLACA MÃE Antes da placas mãe os computadores eram instalados em uma placa de circuito, esse processo era individual de cada fabricante, e essas placas de circuito eram ligadas em um barramento, que atuava conectando todas as peças. A primeira placa mãe foi criada e inicialmente chamada de planar em 1981 mas foi apenas em 1982 que ganhou o nome de Motherboard (placa mãe). Fabricada pela IMB Personal Computer alojou CPU e memória RAM, forneceu áudio, portas para teclado e fita cassete, entrada de placas adicionais, tinha também um speaker e um sistema chamado bus, que gerenciava todo esse fluxo de informação.
  11. 11. 11 8 CONHECENDO A PLACA MÃE 8.1 Placa Mãe É responsável pela comunicação entre componentes e placas do computador. 8.2 Soquete do Processador É o local onde é encaixado o processador. 8.3 Slots de Memória Liga a memória RAM à placa mãe do computador. Existem diferentes tipos de memória como por exemplo, DDR, DDR2, DIMM, porém cada tipo de memória possui um slot diferente. 8.4 Conectores SATA Permite a transferência de dados entre os dispositivos de armazenamento. 8.5 Cabo SATA Serial Advanced Technology Attachment. Utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber, permitindo assim que frequências mais altas sejam usadas nas transferências. 8.6 Slots de Expansão PCI Peripheral Component Interconnect, usado para conectar placa de rede, placa de som, modems, placa de captura e outros componentes à placa mãe. 8.7 Slots de Expansão PCI-Express Também pode ser chamada de PCI-E, foi crida em 2004 pela Intel, e pode substituir ao mesmo tempo os barramentos PCI e AGP. Pode-se dizer que praticamente todas as placas de som, placas de rede e também a placa de vídeo usam PCI-Express na transmissão de dados.
  12. 12. 12 8.8 Slots IDE Responsável pela conexão de HDs e drives de CD/DVD à placa mãe. O IDE era o único slot que garantia a comunicação entre a placa mãe e os discos rígidos antes do surgimento do padrão SATA. 8.9 Cabos IDE Integrated Drive Eletronics, foi o primeiro padrão que integrou a controladora com o disco rígido. 8.10 Slots AGP Accelerated Grapic Port, foi feito especialmente para a utilização de placas de vídeo. 8.11 Conector de alimentação Garante a distribuição de energia elétrica à placa mãe e todos os demais componentes do computador. 8.12 BIOS É um pequeno chip que armazena todas as configurações dos usuários. É responsável pela inicialização do computador. 8.13 Bateria Faz com que a cada vez que o computador for reiniciado, os dados não sejam apagados, mantém a BIOS configurada e também armazena muitas configurações do usuário. 8.14 Jumpers Permitem a configuração física de placas de sistemas. A Bateria interna do computador só pode ser configurada por meio de jumpers. 8.15 Entrada PS/2 Responsável pela conexão de mouses e teclados ao computador.
  13. 13. 13 8.16 Entrada USB, de Rede e Multimídia Entrada USB é a entrada mais versátil da placa mãe, muitos dispositivos possuem conexão USB. A placa de Rede permite o acesso à internet de muitos usuários e os conectores de multimídia permitem a conexão de microfones de caixas de som externas ou fones de ouvido. 8.17 Entradas seriais É responsável pela conexão de mouses e monitores com a placa mãe, porém não é mais muito utilizada. Mas ainda é bastante utilizada em algumas impressoras.
  14. 14. 14 9 NOVA PLACA MÃE ASUS Rampage IV Extreme/BATTLEFIELD 3 tem um ótimo desempenho. Traz o Socket LGA2011 que só é possível instalar com Intel Core i7. O Chipset dela é o X79, o qual oferece suporte para até 64 GB de memória RAM DDR3, com módulos que podem operar na frequência de 2.400 MHz e configurados com tecnologia de canal quádruplo. Essa placa também traz Bluetooth onboard, quatro portas USB 3.0 e quatro conexões SATA 6 GB/s. Ela também é compatível com o novo padrão PCI-Express 3.0
  15. 15. 15 10 CONCLUSÃO Como foi apresentado com este trabalho, a placa mãe é muito importante e, de certa forma, ter um conhecimento pode fazer a diferença. Por isso, com uma linguagem simples e objetiva foi apresentado a placa mãe para que todos possam compreender melhor as suas funções
  16. 16. 16 11 CONSIDERALÇÕES FINAIS Trazer conhecimento a respeito da placa mãe foi o alvo deste trabalho, que foi alcançando com êxito, de maneira que até uma pessoa não tinha conhecimento, após ler este trabalho, passe a conhecer algumas funções importantes da placa mãe.
  17. 17. 17 12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS <http://infodantas.wordpress.com/tag/historia-da-placa-mae/> 28 JUL. 2014. <http://infodantas.wordpress.com/tag/historia-da-placa-mae/> 28 JUL. 2014. <http://www.ehow.com.br/invencao-primeira-placamae-info_47441/> 28 JUL. 2014. <http://www.tecmundo.com.br/galeria/79.htm#foto=704> 28 JUL. 2014. <http://www.tecmundo.com.br/placa-mae/15774-as-6-placas-mae-mais- monstruosas-de-2011.htm> 28 JUL. 2014.

×