Windows - Formulários

302 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
302
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Windows - Formulários

  1. 1. Windows Formulários Bagui
  2. 2. Windows - Formulários  Os formulários Windows são uma característica poderosa do visual studio. A crição de aplicação GUI – Grafic user interface(interface gráfica) baseadas com formulário, pode fazer-se facilmente através de um conjunto de classes definides em espaços de nome.
  3. 3. Windows - Formulários O programador ao trabalhar com os formulários Windows irá constatar que estes são muito mais simples de codificar, com código mais limpo, mais orientado aos objectos, mas ao mesmo tempo muito completo.
  4. 4. Windows - Formulários  Uma aplicação de formulários Windows consiste numa ou mais chamadas de FORMULÁRIOS:  Estas    janelas podem ser : Janela principal Janela filha Caixa de diálogo
  5. 5. Windows - Formulários  Num formulário podemos colocar um ou mais controlos tais como, por exemplo, botões.  Quanto às janelas podem-se considerar dois tipos de aplicações:   Single Document Interface (SDI) – numa aplicação SDI, cada instância da aplicação tem um formulário (janela) próprio Multiple Document Inteface (MDI) – uma aplicação MDI permite abrir vários documentos, formulários, numa instância da aplicação.
  6. 6. Windows - Formulários  ESPAÇO DE NOME SYSTEM: :WINDOWS: : FORMS  O espaço de nome SYSTEM: :WINDOWS: : FORMS contém classes para criação de aplicações baseadas em janelas tirando vantagens das características da interface do sistema operativo Windows  Duas das classes mais importantes deste espaço de nome são a classe Forms e a classe Control.
  7. 7. Windows - Formulários O quadro seguinte apresenta alguma das classes deste espaço nome: NOME DESCRIÇÃO Aplicattion Fornece métodos estáticos e propriedades para gerir uma aplicação como , por exemplo iniciar e terminar uma aplicação. Esta classe não pode ser herdada. Button Controlo botão
  8. 8. NOME DESCRIÇÃO Label Controlo Label ListBox Controlo ListBox ListView Controlo Representa uma lista de controlos para visualização de uma colecção de itens . São possíveis, quatro vitas diferentes. MenuStrip Representa a funcionalidade para a criação de menus Windows Forms MessageBox Visualiza uma caixa de mensagens que contém texto, botões e símbolos. Esta janela serve para informar ou então dar uma instrução ao utilizador. PictureBox Controlo PictureBox RadioButton Controlo RadioButton TextBox Controlo TextBox
  9. 9. Windows - Formulários  ESPAÇO DE NOME SYSTEM: :DRAWING  Este espaço de nome contem as ferramentas gráficas básicas. A classe Graphics, que faz parte deste espaço de nome, tem os métodos que permitem desenhar numa janela. É também aqui que se encontram definidos os tamanhos e posições dos componentes, ambos são medidos em pixeis. A posição é determinada a partir do canto superior esquerdo, cujo valor é o par ordenado (x = 0, y = 0) 
  10. 10. Windows - Formulários   Um controlo é um objecto que pode ser inserido num formulário para adicionar funcionalidades a esse formulário. Com os controlos consegue-se um desenvolvimento rápido da aplicação (RAD – Rapid Aplicattion Developement). Se um controlo pode ter outros controlos estão também é um contentor. Assim, a aplicação GUI consiste num objecto do tipo formulário, que actua como um contentor principal, e em objectos controlo.
  11. 11. Windows - Formulários  Um formulário é uma janela que pode existir por si só. É possível escrever na sua superfície e adicionar-lhe controlos, não podem existir sozinhos, necessitam de um contentor.  As aplicações GUI são orientadas por eventos, isto é, aplicação responde a acontecimentos, como o clique no botão. Os formulários Windows usam o modelo de eventos NET para ligar os eventos aos métodos que os manipulam.

×