Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Socket

1,994 views

Published on

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Socket

  1. 1. O que é Socket? 0 Socket é um mecanismo de comunicação, usado normalmente para executar um modelo cliente/servidor, que permite a troca de mensagens entre os processos de uma máquina/aplicação servidor e de uma máquina/aplicação cliente.
  2. 2. Como surgiram? 0 Os sockets surgiram originalmente no sistema operativo Unix BSD (Berkeley Software Distribution) 0 O BSD (Berkeley Software Distribution) é um Sistema Operativo do UNIX desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80.
  3. 3. Quais os tipos de sockets? 0 TCP Significa "Protocolo de controle de transmissão" sendo um dos principais protocolos de envio e recebimento de dados MS internet O TCP é o protocolo mais usado isto porque fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC receptor. 0 UDP UDP é um protocolo de comunicação que oferece uma quantidade limitada de serviço quando as mensagens são trocadas entre computadores em uma rede que usa IP UDP é um protocolo mais simples e por si só não fornece garantia na entrega dos pacotes.
  4. 4. TCP vs UDP
  5. 5. Qual a sua utilidade? 0 Socket é usado para um processo para comunicar-se com um outro que esteja numa máquina qualquer. 0 Um socket pode ser gerado como um portão de entrada e de saída de cada processo, podendo enviar e/ou receber mensagens através de seus sockets.
  6. 6. 0 Devido ao fato que, usualmente, os protocolos de transporte da rede são implementados e controlados pelo sistema operacional, um socket também pode ser concebido como uma interface entre a aplicação e o substrato de comunicação do sistema operacional.
  7. 7. Chamadas usadas no Socket 0 Socket ( )  cria um socket usado para comunicação e retorna um descritor 0 Write ( )  para enviar dados através de uma conexão TCP 0 Read ( )  para receber dados através de uma conexão TCP 0 Close ( )  para deslocar o socket
  8. 8. Funções usadas no Socket 0 Bind ( )  usado para servidores para especificar uma porta na qual ele irá esperar conexões 0 Listen ( )  servidores chama, o listen para colocar o socket do modo passivo e torná-lo disponivel para aceitar conexões
  9. 9. 0 Connect ( )  depois de criar um socket, um cliente chama connect para estabelecer uma conexão com um servidor, usando o descritor do socket O indicador que identifica uma tomada conectada. Um apontador para a memória intermédia para receber os dados de entrada. O comprimento, em bytes, do buffer apontado pelo buf parâmetro. Um conjunto de sinalizadores que influenciam o comportamento desta função.
  10. 10. 0 Accept ( )  depois de um sevidor chamar o socket para criar um socket, bind para especificar o seu endereço e listen para colocá-lo no modo passivo, ele deve chamar o accept para pegar a primeira solicitação de conexão na fila. Um ponteiro opcional para um buffer, que recebe o endereço da entidade de ligação, tal como é conhecida para a camada de comunicações Um ponteiro opcional para um inteiro que contém o comprimento da estrutura apontada pelo addr parâmetro.
  11. 11. Exemplo de uso de socket
  12. 12. Socket e conexão via TCP/IP 0 Servidor fica à espera de ligações 0 Cliente conexão liga-se ao servidor, sendo estabelecida 0 Conexão é um canal fiável para comunicação bidireccional (funciona em duas direções em comum e opostas) 0 Um socket representa um extremo de uma conexão 0 Uma conexão é caracterizada por um socket -pair
  13. 13. Cliente
  14. 14. Servidor
  15. 15. Web grafia 0 http://sockets-ds.blogspot.pt/ 0 http://pplware.sapo.pt/networking/redes-sabe-o-que-sao-sockets-de-comunicacao-parte-i/ 0 http://www.coders.me/lang/en/general/introduccion-a-los-sockets-bsd-en-php 0 http://homepages.dcc.ufmg.br/~mmvieira/redes/sockets.pdf 0 http://www.dimap.ufrn.br/~thais/Pdist/socket.pdf 0 http://www.midiacom.uff.br/~debora/redes1/pdf/programacao.pdf 0 http://www.cs.rutgers.edu/~pxk/rutgers/notes/sockets/ 0 http://gsd.di.uminho.pt/teaching/misd/2007/od/sockets.pdf 0 http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ms740121(v=vs.85).aspx 0 http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ms737526(v=vs.85).aspx 0 http://www.pessoal.utfpr.edu.br/jeansimao/Fundamentos2/APITCPIP/Tutorial%200 0 0 0 0 0 0 %20Programacao%20C++%20TCP-IP%20-%20Marcelo%20Hiroshi%20SugitaTexto.pdf http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/780-o-que-e-tcp-ip-.htm http://pplware.sapo.pt/networking/protocolo-tcp-vs-protocolo-udp/ http://searchsoa.techtarget.com/definition/UDP http://www.dca.ufrn.br/~guga/downloads/par/aulas/Aula8-Sockets.pdf http://inst.eecs.berkeley.edu/~ee122/sp04/socket.pdf http://www.dotnetjohn.com/articles.aspx?articleid=291 http://denmartins.wordpress.com/2009/11/11/socket-em-c/

×