Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Bastidores

366 views

Published on

Published in: Technology, Travel
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Bastidores

  1. 1. BastidoresAcessórios para armários de 19 polegadas: Existem diversos acessórios para armários de 19 polegadas.→ OrelhasOs equipamentos de rack estão apetrechados com acessórios que lhespermitem ser colocados num armário do tipo rack. São chamadas orelhasde fixação e aperta-se entre o equipamento e a calha do armário.Por vezes estes acessórios, servem também para que equipamentos comlargura inferior a 19 polegadas sejam adaptados aos armários.→ Painel CegoUm painel cego serve para preencher um espaço do armário onde nãoexista qualquer equipamento. Apenas serve para a função estética,permite esconder a cabelagem camuflando-se e dando um aspecto maisprofissional. Estes podem ter vários tamanhos e cores, e como alternativaexistem painéis ventilados para permitir a circulação de ar.→ BandejasAs bandejas tem duas funções especificas, funcionar como suporte deequipamento pesado que impeça a deformação da calha do armário, e pousarequipamentos que não sejam do tipo rack.→ Patch panel (painel de ligação)O patch panel tem geralmente duas utilidades, que são, facilitar areconfiguração da rede e impedir que se lide diretamente com osequipamentos de rede ativos, minimizando o risco de se danificaremportas de rede.→ Passa cabosComo o nome indica são acessórios que permitem a passagem decabos da frente para trás do armário ou vice-versa. Estão normalmentecolocados por baixo do equipamento a que se pretende aceder, uma vez quedesta forma se garante maior durabilidade dos equipamentos.
  2. 2. Equipamento específico:→ Servidores rackPodem estar dentro ou fora de um armário de rede, esteequipamento controla o tráfego .→ Monitor, teclado, rato de rackQuando existe um servidor de rack existem 3 formas de lheaceder.Através da rede existindo uma aplicação decontrolo de ambiente de trabalho. (opção maisreduzida).Colocando um teclado rato e monitortradicional, dentro do armário. (Esta opção éinestética e consome muito mais espaço.A opção de maiores custos permite aosengenheiros de rede trabalhar diretamente nasala técnica onde tem acesso não só aoservidor mas também a problemasrelacionados com a rede.→ Array de discos para rackSão um conjunto de discos com capacidade para armazenar grandesquantidades de dados. Redes, como as de video vigilância sobre IP,onde as imagens das camaras tem de permanecer armazenadasdurante longos períodos de tempo, são um bom exemplo da aplicaçãodeste equipamento.Escolha do armário:A escolha de um armário é preciso ter em conta se a rede vais ser expandida, nesse casoo armário terá de ser escolhido conforme o projeto. Um armário que seja colocado noexterior terá de ser forçosamente diferente de um interior. Se for exterior tem de serimpermiabilizado para impedir que a água danifique os equipamentos, enquanto queum armário no interior pode ser ventilado.
  3. 3. Organização dentro do armário:Organizar o equipamento dentro do armário é uma tarefa muito importante.● Como sabe o ar quente sobe o que indica que a ventilação dos armários (quando existente) deve ficarna parte superior.● Em relação ao peso, os equipamentos mais pesados devem ficar na parte inferior do armário,conferindo a maior estabilidade ao armário.● Na parte inferior normalmente coloca-se uma régua de tomadas (1U) para a eventualidade de ter dese ligar algum equipamento externo. ATENÇÃO: os equipamentos do armário não são ligados a estastomadas.● Cada equipamento tem alimentação própria derivada de cada um dos disjuntores existentes na partesuperior do armário.● A seguir às tomadas, opta-se por colocar um dispositivo de armazenamento que ocupa 3U. Estesequipamentos são em geral muito pesados e libertam muito calor, por isso, devem ficar na parteinferior e distanciados do próximo equipamento ativo que neste caso é o SWITCH.● Entre eles é colocado um painel cego de 4U e um passa cabos de 1U para impedir que osequipamentos se aqueçam mutuamente.● Sempre que o espaço no interior do armário o permitir, os equipamentos que libertem calor devem terpelo menos 1U de espaço livre entre eles.● O passa cabos é colocado por baixo dos equipamentos a aceder.● Os patch panels e os disjuntores ficam n aparte de cima do armário onde a temperatura é maiselevada.● No caso de se tratar de um armário no exterior pode-se (e deve-se) prescindir dos painéis cegos.● Estes implicam maiores custos, o que não se justifica quando aplicados a um armário exterior que pornorma não possui vidro frontal. Por outro lado, o ar circula melhor sem os painéis ajudando aoarrefecimento dos equipamentos .● A organização de uma rede através de cablagem estruturada permite a utilização mais eficiente dosrecursos da rede.● Existe um cabo elétrico que se liga ao nosso contador proveniente do exterior. Posteriormente váriosfios saem do nosso quadro elétrico (dos disjuntores) e percorrem o interior das paredes/tetos da casa,alimentado tomadas, lampadas e eletrodomésticos.● A primeira tarefa será identificar o local onde se encontra o equipamento de interligadão(switch/router), de seguida, terá que pensar em como trazer o cabo desde este equipamento ate aolocal onde pretende inserir a tomada.
  4. 4. Cablagem estruturadaAcessórios de montagem: A forma como os cabos são passados de umas divisões para outras de andarespara andares, dentro de uma sala ou entre edifícios, são semelhantes no que diz respeito ao tipo de acessóriosutilizados.→ Esteiras: As esteiras são utilizadas para passar conjuntos de cabos de unsarmários para outros ou de umas salas para outras.→ Calha técnica: Enquanto as esteiras são normalmente escondidas numteto ou chão falso, as calhas técnicas encontram-se visíveis nas paredes das salas convencionais (salas de aula,escritórios, etc.). Apesar de terem praticamente a mesma função das esteiras, que é a de guiar cabos,adicionalmente permitem a inclusão de acessórios como tomadas eléctricas, de rede, vídeo ou som.Calha Técnica Autocolante 25mm x 16mm 2 Metros KXPOWER- Calha técnica c/ Adesivo- Dimensões: 25x16mm- Comprimento: 2 Metros- Cor Calha: Branco- Preço: 2,50€

×