Um Planeta A Estufar Geografia

3,950 views

Published on

Published in: Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,950
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
56
Actions
Shares
0
Downloads
206
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Um Planeta A Estufar Geografia

  1. 1. Um Planeta a Estufar Ana Paixão, nº2, 9ºB Leonor Batista, nº14, 9ºB
  2. 2. Os problemas que afectam o Planeta <ul><li>* Poluição Atmosférica </li></ul><ul><li>* Efeito de estufa </li></ul>
  3. 3. Aquecimento Global <ul><li>O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta). </li></ul><ul><li>Tem vindo a preocupar a comunidade científica cada vez mais. </li></ul><ul><li>Pensa-se que o aquecimento global é devido ao uso de: </li></ul><ul><li>* combustíveis fósseis </li></ul><ul><li>* outros processos a nível industrial </li></ul>Estes levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito de Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.
  4. 4. Aquecimento Global <ul><li>Consequências do aquecimento global: </li></ul><ul><li>diminuição da cobertura de gelo; </li></ul><ul><li>aumento do nível do mar; </li></ul><ul><li>mudanças dos padrões climáticos; </li></ul><ul><li>possibilidade de extinção de espécies, porque são obrigadas a sair dos seus habitats; </li></ul><ul><li>aumento do nível médio das águas do mar (devido aos degelos) </li></ul>
  5. 7. Efeito de Estufa Efeito de Estufa aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera. Denomina-se efeito de estufa à absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior.
  6. 8. Efeito de Estufa
  7. 10. Efeito de Estufa <ul><li>O efeito de estufa é uma característica da atmosfera terrestre, sem este efeito a temperatura seria muito mais baixa. O desequilíbrio actual acontece porque este efeito está a aumentar progressivamente. </li></ul><ul><li>Os principais gases causadores do efeito de estufa são: </li></ul><ul><li>- o dióxido de carbono (CO2), </li></ul><ul><li>- o metano (CH4), </li></ul><ul><li>- óxido nitroso (N2O), </li></ul><ul><li>- CFCs (clorofluorcarbonetos). </li></ul>Actualmente as suas concentrações estão a aumentar.
  8. 11. Efeito de Estufa <ul><li>A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumenta devido à sua </li></ul><ul><li>libertação através da indústria, transportes e pela desflorestação (as plantas </li></ul><ul><li>retiram o dióxido de carbono da atmosfera). </li></ul>
  9. 12. Efeito de Estufa Protocolo de Quioto: O protocolo de Quioto surgiu de uma reunião conhecida oficialmente pela Terceira Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e teve lugar de 2 a 11 de Dezembro de 1997 em Quioto no Japão. Esta conferência, onde participaram cerca de 125 entidades governamentais de todo o mundo, teve como principal objectivo a adopção de um protocolo legalmente vinculativo em que 39 países industrializados (do Anexo I do Protocolo de Quioto) se comprometeram a limitar durante o período de 2008-2012 as suas emissões de gases com efeito de estufa na atmosfera. Em termos globais, a redução deverá ser de cerca 5%. Calcula-se porém, que seria necessária uma redução imediata da ordem dos 60% para evitar alterações climáticas claramente atribuíveis ao aumento da concentração dos gases de estufa na atmosfera em resultado da actividade humana.

×