Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Simulado III 2011

1,661 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Simulado III 2011

  1. 1. SIMULADO 3 2011 9º Língua Portuguesa1ª (UEPB) QUESTÃO As placas, a seguir, apresentam diferentes registros de usos da língua em relação à regência verbal.Marque a alternativa correta, levando em consideração a língua padrão.
  2. 2. a) O exemplo “a” apresenta adequação, em razão do uso do artigo “a” que liga o termo dependente ao termoprincipal.b) O exemplo “b” apresenta adequação, em razão do acento grave no “a”.c) O exemplo “c” apresenta inadequação, porque o verbo “entregar” não é regido pela preposição “em”.d) O exemplo “a” tem uso inadequado, em razão do registro do termo “entregas”.e) O exemplo “c” apresenta adequação, pois utiliza a preposição “em” para estabelecer a relação entre os termos.2. (UEPB) QUESTÃOFala n laminha...ontem eu tava em offf geral...sem poder nem comer... PASSEI O DIA E SOH COMI UMA MAÇAE UMA BANAA... FUI PRO PPe passei mal de fome... tu acredita... ai a gente foi comer arrumadinho(q programão ir pro PP n beber)...Fosse ontem??bjux!!!O “Scrap” acima, retirado do ORKUT, revela um(a)a) registro equivocado da norma culta, que empobrece o uso da língua escrita.b) forma de comunicação grafolinguística que aproxima os interlocutores e apresenta características próprias dadinamicidade da língua.c) uso inaceitável de registro que apresenta uma forma ininteligível, pois privilegia uma escrita silábica.d) indução ao erro, tendo em vista o efeito causado à elaboração da sintaxe.e) ameaça ao uso da língua escrita em virtude do excesso das marcas de oralidade e da presença de registroformal.
  3. 3. [MARÇO/2006] TERRA 533. (UEPB)Do quadro acima, pode-se inferir que:a) as mulheres não têm competência para exercer cargos nos bastidores do poder.b) uma liderança feminina pode melhorar as condições da vida, não só de seu gênero, mas de toda a humanidade.c) a afirmação “apenas 16,3% (...)” no enunciado do quadro mostraque as mulheres não se interessam porpolítica.d) no poder político, as mulheres ainda são as protagonistas no drama de desigualdade social, em relação aoshomens.e) os movimentos feministas conseguiram ascender a mulher aopoder em todo o mundo.4.( UEPB)
  4. 4. Em relação à charge acima, pode-se inferir queI. o texto verbal apresenta aspectos que se opõem entre si e partilham da construção do sentido do texto, comoum todo.II. o autor incorpora explicitamente uma intertextualidade da linguagem popular.III. o leitor deve atribuir um único sentido para o enunciado “a coisa tá ficando preta”.IV. a temática sugere ao leitor um posicionamento crítico sobre as mudanças no planeta Terra.Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) proposição(ões)a) III e IVb) I, II e IIIc) I, II e IVd) IIe) I e III5. O empresário moderno não demite mais, faz um “downsizin”, ou redimensionamentopara baixo, em sua empresa. O empregado pode dizer em casa que não perdeu o emprego,foi “downsizeado”, e ainda impressionar os vizinhos. VERISSIMO, Luis Fernando. O Estado de S. Paulo.A partir da leitura do texto, pode-se dizer que o autor: a) divulga o emprego de palavras estrangeiras. b) ironiza a substituição de palavras em português por palavras estrangeiras. c) explica que os patrões devem falar de modo incompreensível. d) critica os empregados que usam palavras estrangeiras. e) não se posiciona quanto ao uso cotidiano dos estrangeirismos na língua portuguesa.6. O sinal indicativo de crase está devidamente aplicado nestas frases.( )( ) Temos muitas coisas à fazer. F( )( ) Eles estavam cara a cara. V
  5. 5. ( )( ) Nunca obedeceremos a ela. V( )( ) Ela foi a pé para casa. V( )( ) Amanhã iremos a minha cidade. F

×