Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Revisão simulado III

582 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Revisão simulado III

  1. 1. REVISÃO SIMULADO IIICasos de Regência São apresentados a seguir casos de regência em que se verifica divergência entre o que preceitua o ensino tradicional e arealidade linguística atual. Dá-se atenção, nesta apresentação, às inovações sintáticas observadas na realidade linguística atual, tendo como base aspesquisas de Luiz Carlos Lessa e Raimundo Barbadinho Neto, amplamente aproveitadas por Celso Pedro Luft em seu"Dicionário Prático de Regência Verbal". Na apresentação dos aspectos normativos da língua, como em qualquer apreciação de fatos linguísticos, há que seobservar o que é preferível, o que é tolerável, o que é admissível, o que é aceitável, o que é grosseiro, o que é inadmissível,deixando de lado a dicotomia elementar, o primitivismo linguístico que observa a língua sob o prisma estreito de "certo" x"errado".1 - AspirarSentido: Desejar; anelar.De acordo com o ensino tradicional:Verbo: Transitivo indiretoPreposição: aExemplo: Aspirar ao cargo.Observação: Esta é a sintaxe originária.De acordo com a realidade linguística atual:Verbo: Emprega-se também como transitivo direto.Exemplo: Aspiro o cargo. (desejo)Observação:- É uma inovação regencial sob a pressão semântica de "desejar", "querer", "pretender" - todos verbos transitivos diretos.- Em nível culto formal, Luft recomenda a sintaxe originária.2 - AssistirSentido: Ajudar; auxiliar.De acordo com o ensino tradicionalVerbo: Transitivo indiretoPreposição: aExemplo: O médico assiste ao doente. (Cuida)3 - AssistirSentido: Presenciar.De acordo com o ensino tradicional:Verbo: Transitivo indiretoPreposição: aExemplo: Assisti ao filme.Observação: Esta é a regência primária, original.
  2. 2. 4 - IrSentido: Deslocar-se de um lugar para outro.De acordo com o ensino tradicional:Verbo: Transitivo indiretoPreposição: para, aExemplos:- Para: Quando há intenção de permanecer, de fixar residência. "Ir para Porto Alegre".- A: Quando há intenção de não se demorar, de não fixar residência. "Ir a Porto Alegre".5 - Obedecer (desobedecer)Sentido: Submeter-se à vontade de alguém.De acordo com o ensino tradicional:Verbo: Transitivo indiretoPreposição: aExemplo: Obedeço aos pais. - A mesma descrição vale para o verbo "desobedecer".6 - PreferirSentido: Dar primazia a.De acordo com o ensino tradicional:Verbo: Transitivo direto e indiretoPreposição: a Exemplo: Prefiro o azul ao vermelho.Observação: Esta é a sintaxe primária.7 - Entregar a domicílio/Em domicílioDe acordo com o ensino tradicional (regra purista):• A Domicílio: Com verbos que indicam movimento.- Exemplo: Ir a domicílio. Enviar encomendas a domicílio.• Em Domicílio: Com verbos que não indicam movimento.- Exemplo: Dar aulas em domicílio. Fazer as unhas em domicílio. Entrega em domicílio.Casos da Língua A tabela abaixo pesquisada no ORKUT, revela uma forma de comunicação grafolinguística que aproxima osinterlocutores e apresenta características próprias da dinamicidade da língua. É aceitável, mas requer atenção para nãorepresentar um vício.Exemplos de expressões Dentro das abreviações usadas, tem-se a supressão de letras, uso da fonética ou a utilização de línguas estrangeiras(geralmente o inglês), como em:Palavra na norma culta Abreviação em internetês NotasNão ñ, n, naum Fonética, abreviações.
  3. 3. Sim s, y Fonética, abreviações; do inglês YesPor quê pq ou pk Abreviação;Fonética.De d AbreviaçãoTambém tmbm, tbm, tmb, tb AbreviaçãoSe Faz Favor sff AbreviaçãoEntão et AbreviaçãoBeleza blz AbreviaçãoAqui aki FonéticaAcho axo FonéticaQualquer qlqr, qq, qquer AbreviaçãoMais + Utilização de símboloHoje hj, og Abreviação;FonéticaNão é, né neh,neah FonéticaQuando Qndo, qdo AbreviaçãoNovidade 9dade, nvd, 9da10 Utilização de símbolo, abreviaçãoVerdade vdd AbreviaçãoVocê vc, vsê, c Utilização de símbolo, abreviaçãoVocês v6, vcs, cs Utilização de símbolo, abreviaçãoOi tudo bem? 8do bm Utilização de símbolo, abreviaçãoComigo cmg AbreviaçãoTudo bem td bm, tdb AbreviaçãoPor favor pf; pls; plis; plz Abreviação; do inglês pleaseTeclar tc Abreviação. É utilizado como sinônimo de conversar.Falou(No caso, é sinônimo de flw Abreviação.Tchau;até)Firmeza fms,fmz Abreviação.Valeu vlw Abreviação.Demais d+ Utilização de símbolo.Até Mais t+,té + Utilização de símbolo.É eh Abreviação.Ah tá ata Abreviação.Tchau xau Fonética.Cabeça kbça Fonética.Riso rs Abreviação.Adiciona add Do inglês "Add".Aceita acc Abreviação.Beijo bj, bjo Abreviação.Beijos bjs, bjos AbreviaçãoTudo bem tb AbreviaçãoSaudades ou Só Deus Sabe SDS Abreviação
  4. 4. Em relação à charge acima, pode-se inferir que I. o texto verbal apresenta aspectos que se opõem entre si e partilham da construção do sentido do texto, como umtodo. II. o autor incorpora explicitamente uma intertextualidade da linguagem popular. III. o leitor deve atribuir um único sentido para o enunciado “FOI UMSUCESSO”. IV. a temática sugere ao leitor um posicionamento crítico sobre o ENEM. Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) proposição(ões) a) III e IV b) I, II e III c) I, III e IV d) II e) I e III Em relação à charge acima, pode-se inferir que I. o texto verbal apresenta aspectos que se opõem entre si e partilham da construção do sentido do texto, como umtodo. II. o autor incorpora explicitamente uma intertextualidade da linguagem popular. III. o leitor deve atribuir um único sentido para o enunciado “balada”. IV. a temática sugere ao leitor um posicionamento crítico sobre a segurança pública.
  5. 5. Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) proposição(ões)a) III e IVb) I, II e IIIc) I, III e IVd) II, III e IVe) I e III Relacione os verbos divulgar,ironizar ,explicar e criticar as imagens abaixo. 1 verbo por imagem.
  6. 6. Responda se há ou não crase antes de:a) antes de pronome.b) antes de verbo.c) antes de palavra masculinad) antes de qualquer locução adverbial.e) antes de palavras repetidas.

×