Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

At3 8ºs anos gabarito

1,741 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

At3 8ºs anos gabarito

  1. 1. AT3 8ºs anos 20 PONTOS1. Observe bem a charge abaixo para responder as questões que se seguem. a) Por que é importante falar sobre esse tema? 1 Pt A educação do país é motivo de crítica. b) Cite três personagens envolvidos na questão. 0,5 = 1,5 Pts Pessoal. c) Qual é o problema principal a ser defendido? 1 Pt. A falta de comprometimento político sobre as questões sociais em especial a educação. d) A charge em questão descreve uma situação problema. Cite as causas e consequências. 1 Pt O voto, o eleitor e o político / A corrupção e os problemas sociais.2. O anúncio representa um sentimento nacional. Ele chama a atenção porque, em vez de mostrar, por exemplo,coisas boas, apresenta uma indignação. a) O que chama a atenção no enunciado verbal? 2 Pt A palavra vergonha, a cor preta e a interjeição. b) Repare nos elementos que compõem a parte visual do anúncio. Cite três coisas que acontecem no Brasil quepodem representar o motivo do anúncio. 0,5 cd = 1,5 pts. Pessoal com coerência. Enfatizar cotidiano.
  2. 2. 3. Há tempos estamos escutando sobre reforma ortográfica, tira acento, põe acento. O acordo tem porobjetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa.Constitui um passo importante para a defesa do idioma e para o seu prestígio internacional. Com base no que você estudou sobre o acordo, coloque V ou F para as afirmativas abaixo. 0,5 cd = 4,5 pts. a) Meu filho não gosta de superhomem. ( F ) Letra h apresenta hífen b) Os hoteis em que nos hospedamos eram muito bons. (F ) Ditongo ei, nas oxítonas, é acentuado c) Nesta casa vocês vêem muita televisão (F ) 1ª vogal do hiato ee não é mais acentuado d) Adorei a minissaia que ganhei de aniversário. ( V ) Vogal + s dobra, não tem hífen e) O microondas lá de casa quebou. ( F ) Vogais iguais apresenta hífen f) Olha pra ela, em vez de tirarem o acento e deixarem a feiúra, por que não tiram a feiúra e deixam o acento? (F ) Hiato u após ditongo não apresenta acento g) Ana ficou mega-feliz ao encontrar Ricardo no restaurante. ( F ) vogal + consoante sem hífen h) O super-mercado Bompreço não é mais nacional.(F ) r / m não apresenta hífen i) O paciente recebeu tratamento subhumano ( F ) b/h apresenta hífen 4. Analise a charge com base em seu contexto sócio-histórico de modo a evidenciar suas críticas. Até 3 pts
  3. 3. A charge critica a linguagem utilizada pelos adolescentes nas redes sociais e a própria reforma que foidefendida pelos seus idealizadores como necessária para facilitar a comunicação e a escrita.O gerundismo, exemplode linguagem coloquial bastante usado, não foi considerado, assim como tantos outros.5. O uso das charges possibilita a discussão crítica de caráter, principalmente, político. http://www.acharge.com.br/index.htm a) Comente a crítica. Até 2,5 pts b) Repare nos elementos que compõem a parte visual do anúncio. Identifique o momento em que a crítica é revelada. 2 pts. Fica evidente a crítica acerca da irrelevância que questões sérias assumem diante do clima da Copa do Mundo. Todas as atenções estão voltadas para motivos da Copa. Já a fome, a pobreza e a miséria são questões colocadas à margem dos interesses dos brasileiros. Isso revela total descaso com a camada desprivilegiada social, cultural e economicamente. Tal crítica é revelada pelos quadrinhos quando o pintor, na parede, pinta a bandeira do Brasil. Não se importando ou não fazendo questão de observar o mendigo pedindo esmola, o pintor acaba pintando o miserável como se este fosse a continuação da parede: nada naquele momento seria mais importante que torcer e idolatrar a seleção brasileira de futebol.

×