Estratégia de marketing para redes sociais nas empresas

12,952 views

Published on

A relevância do Marketing de Conteúdo e SEO para o planejamento estratégico de social media das empresas, com pesquisas recentes do cenário online e metodologia de ação.

Published in: Business, Technology
1 Comment
21 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
12,952
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4,212
Actions
Shares
0
Downloads
318
Comments
1
Likes
21
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • As oportunidades que os meios digitais apresentam são muitas e por isso, não ficamos só no campos das ideias. Ajudamos a torná-las reais.
  • Nós fazemos sites, mas preferimos fazer mais que isso. A Avantare é uma empresa de consultoria, que atua onde as empresas mais precisam: na transformação de canais online em canais de negócios. Sites, blogs, redes sociais e aplicações móveis são veículos para ações estratégicas junto aos diversos públicos que a empresa se relaciona (clientes, consumidores, investidores, empregados, parceiros, jornalistas, fornecedores…)
  • Por que a Avantare se baseia no comportamento dos usuários? Porque o sucesso online se baseia nas pessoas! Os canais digitais são os únicos que permitem direcionar tanto para as necessidades de cada um. Pode parecer contraditório, mas a tecnologia aproxima as pessoas. Pense em uma área da sua vida que o meio digital não trouxe uma revolução? Será que se mapearmos as interações que a sua empresa tem com seus diversos públicos, não há inúmeras necessidades que os canais digitais podem suprir?
  • Por que a Avantare se baseia no comportamento dos usuários? Porque o sucesso online se baseia nas pessoas! Os canais digitais são os únicos que permitem direcionar tanto para as necessidades de cada um. Pode parecer contraditório, mas a tecnologia aproxima as pessoas. Pense em uma área da sua vida que o meio digital não trouxe uma revolução? Será que se mapearmos as interações que a sua empresa tem com seus diversos públicos, não há inúmeras necessidades que os canais digitais podem suprir?
  • Para nós, a inovação acontece quando conseguimos conectar necessidades de negócio e interesses dos usuários. Não funciona se a empresa pensar na sua estratégia, sem conhecer muito bem o seu público e o que ele quer. Não dá certo se pensarmos no usuário final sem que os objetivos de negócio estejam bem claros e direcionados para as necessidades da empresa. Esses são exemplos de projetos que a Avantare desenvolveu. Não são apenas sites, são mudanças significativas na vida das pessoas e das empresas.
  • Nossa equipe multidisciplinar faz a constrói uma ponte entre dois pontos de vista: Empresas e público final – em tudo que fazemos, desde o planejamento, até o design de interação e o conteúdo, conhecemos a fundo o que a empresa quer e o que o usuário deseja. Quantitativo e qualitativo – adoramos números, mas sobretudo gostamos de pessoas. É muito bom unir a simplicidade dos indicadores à complexidade do comportamento dos usuários Web analytics e user experience – trabalhamos com dois campos de conhecimento, que juntos, transformam o trabalho em ações de inteligência.
  • Existem inúmeras empresa no mercado. Para facilitar o entendimento dos segmentos de atuação, construímos uma matriz com dois eixos: marketing e tecnologia. Por um lado, existem empresas que são ótimas em tecnologia, mas não são boas em marketing e comunicação. São as fábricas de software, que nasceram de empresas de TI, seu foco é voltado para desenvolvimento de aplicações. Internet, para essas empresas, é desenvolvimento de software. Por outro lado, existem empresas que são ótimas em marketing e comunicação, mas não são boas em tecnologia. São as agências digitais, que nasceram de agências de publicidade e tem foco promocional. Internet, para essas empresas, é mídia. Uma solução que só atenda a um dos lados, não funciona. Nós nos posicionamos na integração entre essas duas competências: marketing e tecnologia. Como a Avantare consegue isso? Nascemos de uma empresa de consultoria e temos foco em resultados de negócio. Internet, para nós, é associada a oportunidade.
  • A Avantare tem treze anos de estrada, o que é bastante no nosso negócio. De 1999 para cá, passamos por várias revoluções e vimos o nosso segmento se transformar muitas vezes. Durante esses anos, desenvolvemos mais de 200 projetos em grandes empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Fizemos parte de um grupo de consultoria por cinco anos e em 2005 passamos a nos chamar Avantare, que significa o imperativo: avante! Em italiano antigo.
  • Nossa carteira de clientes dos últimos cinco anos engloba grandes empresas de diferentes segmentos (indústrias, seguradoras, organizações sem fins lucrativos, varejo, serviços, entre outros). Fazemos sempre mais de um projeto para cada cliente, porque a nossa estratégia não é expandir o número de empresas, mas sim as oportunidades dentro de cada companhia, transformando os canais digitais em ativos de valor.
  • Nossos diferenciais são: Foco na experiência do usuário Com técnicas de usabilidade e desenho de personas, entendemos bem o público final, nosso principal cliente: quem acessa o site; Compromisso com resultados de negócio Com ampla experiência em estratégia online, web analytics e indicadores, voltamos os esforços para o que dá resultado, trazendo retorno comprovado para a empresa; Cultura de inovação e difusão de conhecimento Damos aulas, gostamos de compartilhar, publicamos, pesquisamos… Somos ávidos por informações e acreditamos que dividir conhecimento é multiplicar. Método consistente para transformar idéias em realidade Não ficamos só no campo dos sonhos. Temos um método consistente para fazer acontecer.
  • Acreditamos que bons resultados não acontecem da noite para o dia, dependem de ciclos evolutivos, em que o próprio usuário ajuda no processo de evolução. Dessa maneira é possível: Começar rápido e crescer ao longo do tempo; Direcionar para o que realmente funciona, dá retorno e é palpável: o comportamento real dos usuários; Construir plataformas escaláveis que agradam os usuários, que sempre vêem novidades, e as empresas, que conseguem gerenciar melhor os canais, com mais suavidade nas mudanças.
  • Nossos serviços envolvem três vertentes: Planejar, Fazer e Expandir.
  • Estratégia de marketing para redes sociais nas empresas

    1. 1. Redes Sociais Redes Sociais Retorno de investimento e resultados reaisInteligência Interativa: Performance digital com base em resultados www.avantare.com.br
    2. 2. Todos os direitos são reservados.Nenhuma parte desse documento pode ser reproduzida sem o consentimento prévio da Avantareou usada para fins comerciais. Para mais informações acesse o site www.avantare.com.br. www.avantare.com.br
    3. 3. Não há como pensar em estratégia online sem considerar todo o ambientewww.avantare.com.br 3
    4. 4. O uso consciente de redes sociais possibilita conhecer, relacionar-se e satisfazer os seus usuários, de acordo com os objetivos da empresa. www.avantare.com.br
    5. 5. É preciso alcançar as pessoas do modo e no local mais oportuno www.avantare.com.br
    6. 6. Onde está o seu público? Twitter Facebook Orkut Linkedin Crescimento de 479% 91% dos usuários de Crescimento de 428% Mais de 17 milhões de em 2010 no Brasil redes sociais no Brasil em 2010 no Brasil usuários no Brasil usam A rede social que mais 3 milhões de usuários 460 mil novas contas são cresce em todo mundo Porta de entrada dos no Brasil criadas por dia novos usuários no Brasil Blogs Foursquare Flickr YouTube Blogs brasileiros Mais de 7 milhões de 2 bilhões de vídeos receberam mais de 29 usuários no mundo Mais de 5 bilhões já foram publicadas no Flickr assistidos no mundo por milhões de visitantes dia em 2010 Rede exclusiva para celulares. Mais de 16,9 152 milhões de blogs milhões de brasileiros ativos em todo mundo acessam internet mobile www.avantare.com.br
    7. 7. Qual é o retorno para o seu investimento em redes sociais? Foto: Laughingmonk www.avantare.com.br
    8. 8. GERENCIAR REDES SOCIAIS DEFORMA EFICIENTE CUSTA TEMPO E DINHEIRO www.avantare.com.br
    9. 9. Redes sociais são as ferramentas. A estratégia de atuação depende e deve estar alinhada exclusivamente com o seu objetivo de negócio. www.avantare.com.br
    10. 10. Oportunidades Negócios Comunicação • Social-commerce • Divulgação de produtos e serviços • Indicações e geração de leads • Associação da marca a conceitos relevantes • Aumento da rede de parcerias • Gerenciamento e prevenção de crises Relacionamento Pesquisa • Canal de atendimento ao cliente • Análise do comportamento do público-alvo • Engajamento e mobilização de comunidades • Realização de pesquisas de opinião • Gestão de soluções colaborativas • Identificação de demandas e influenciadores www.avantare.com.br
    11. 11. 30% dos usuários não imaginam a vidaRedes sociais são somente para sem redes sociais. Desta porcentagem,jovens 22% são adultos maiores de 40 anos.Redes sociais não são democráticas Classes AB e C tem a mesma participação de acessoRedes sociais são para uso pessoal 65% das empresas brasileiras estão em alguma rede Blogs, redes corporativas e outrasRedes sociais se resumem a Orkut, ferramentas personalizadas tambémFacebook e Twitter são chamadas de redes sociais www.avantare.com.br
    12. 12. A base para atuação é conteúdo PARE DE GRITAR E SEJA ÚTIL.www.avantare.com.br 12
    13. 13. O marketing tradicional fala para as pessoas. O marketing de conteúdo fala com elas.www.avantare.com.br 13
    14. 14. Diferenciação: ninguém tem exatamente a mesma perspectiva da empresa sobre o mercadoLIDERANÇA DE CONCEITOS É EXPLORAR A POSIÇÃO ÚNICA DA EMPRESA PARAGERAR INSIGHTS DE VALOR NOS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES PARA O PÚBLICO-ALVO O valor parte do olhar do público-alvo Idéias e conceitos que a empresa quer se associarwww.avantare.com.br
    15. 15. Como chegar lá? Blog de Plano de temas e RSS Posts do Blog Nicho palavras-chave YouTube Blog de novidades Twitter Blog temático Facebook Curadoria LinkedIn Comentários SlideShare Blog de Nicho Links e tráfegowww.avantare.com.br 15
    16. 16. A força de disseminar conteúdo relevante em redes sociais e mecanismos de busca Criação e distribuição do conteúdo Conteúdo é Fluxo indicado, constante de recebe links acessos de e aparece usuários bem na busca A reputação Os links reforça a geram relevância da tráfego e marca no melhoram o setor page rank Há um O site e as aumento na redes viram base de referência Novos usuários cadastros, seguidores ou fans são obtidoswww.avantare.com.br 16
    17. 17. AVANTARE INTELIGÊNCIA INTERATIVAwww.avantare.com.br
    18. 18. O que é inteligência interativa? Performance digital a partir de resultados. www.avantare.com.br
    19. 19. Transformar ideias em realidade com base no comportamento dos usuários. www.avantare.com.br
    20. 20. www.avantare.com.br
    21. 21. www.avantare.com.br
    22. 22. www.avantare.com.br
    23. 23. Objetivos de Negócio Interesses dos usuários Quantitativo QualitativoIndicadores, Números Humanização, Pessoas Web Analytics User Experience www.avantare.com.br
    24. 24. Posicionamento Agências Digitais Consultoria interativa • Nasceram de agências de publicidade • Nasceram de empresas de consultoria • Foco promocional • Foco em resultados de negócio • Internet = mídia • Internet = oportunidade Web Designers Associados Fábricas de Software • Nasceram através de “Web Designers"" • Nasceram de empresas de TI • Foco em fazer “home-pages” • Foco em desenvolvimento de aplicações • Internet = Site institucional • Internet = desenvolvimento de software www.avantare.com.br
    25. 25. História da Avantare ○ Foi fundada há treze anos, quando se chamava Multiply; ○ Em 2000, associou-se a uma empresa de consultoria em negócios; ○ Em 2005, passou a se chamar Avantare; ○ Desenvolveu mais de 200 projetos; ○ Atende a grandes empresas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. www.avantare.com.br
    26. 26. Clientes atuais www.avantare.com.br
    27. 27. ○ Foco na experiência do usuário○ Compromisso com resultados de negócio○ Cultura de inovação e difusão de conhecimento○ Método consistente para transformar idéias em realidade www.avantare.com.br
    28. 28. Visão integrada www.avantare.com.br
    29. 29. Processos Ações Alinhamento de Interesses inovadoras Iteração Proposição de valor Participação do usuário Ações e projetos www.avantare.com.br
    30. 30. Serviços INTELIGÊNCIA ESTRATÉGIA EXECUÇÃO Web Analytics Design de Interação e Planejamento Digital Arquitetura de InformaçãoMonitoramento e Análise Conteúdo Online, UX: Experiência do Usuário de Redes Sociais SEO e Redes Sociais Busca e Otimização Mobilidade e Transmídia Tecnologia e Gestão de Serviços www.avantare.com.br
    31. 31. www.avantare.com.br

    ×