Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como evoluiu o conhecimento do universo

2,836 views

Published on

Ficha de trabalho sobre a evolução do conhecimento do universo

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Como evoluiu o conhecimento do universo

  1. 1. Escola E.B. 2,3 de Azeitão Ficha de trabalho de Ciências Naturais Nome: ___________________________________ Turma: ____ N.º ____Assunto: Como evoluiu o conhecimento do Universo? Saber onde estamos, que outros mundos nos rodeiam, se estamos ounão sozinhos no Universo, são interrogações para as quais têm surgido aolongo dos séculos muitas e interessantes respostas.Numa altura em que a Ciência era considerada como um TEORIA GEOCÊNTRICAconhecimento de verdades absolutas, Aristóteles, filósofo grego,divulgou (em 340 a.C.) um modelo do Universo que permaneceuimutável até ao sec. II d.C com o apoio da Igreja Cristã – ModeloGeocêntrico. Este modelo considerava que todos os corposcelestes se deslocavam em órbitas circulares em volta da Terra,esta permanecia imóvel no centro do Sistema Solar. Este tambémfoi o modelo adoptado e defendido pelo filósofo greco-alexandrinoCláudio Ptolomeu, o seu mais importante legado foi a compilaçãoe explicação do trabalho de todos os grandes astrónomos quetinham vivido antes dele. As ideias de Ptolomeu dominaram acultura, sem contestação, até ao séc. XVI.Em 1514 Nicolau Copérnico propôs um modelo em que o Sol seencontrava imóvel no centro do Sistema Solar e que os restantes TEORIA HELIOCÊNTRICAastros se moviam em órbitas circulares à sua volta – TeoriaHeliocêntrica. A teoria de Copérnico ficou muito tempo sem serdivulgada, uma vez que ia ao desencontro das ideias da Ciência edo Clero. Foi necessário cerca de um século para esta ideia serlevada a sério por dois astrónomos, Johannes Kepler e GalileuGalilei, que defenderam publicamente a teoria de Copérnico.Observador meticuloso, Galileu utilizou o primeiro “telescópio”, como qual pôde observar as crateras da Lua, os satélites de Júpiter, asmanchas solares, …, apoiando-se na observação para defender assuas ideias. De facto Galileu, em 1633, foi preso e condenado porter publicado um livro em que defende a teoria heliocêntrica.Só muito mais tarde, em 1687 (cerca de 60 anos depois), IsaacNewton apresentou um modelo sobre o movimento dos planetas.Demonstrou que a força da gravidade faz com que a Lua se movanuma órbita elíptica em redor da Terra e com que a Terra e os ACTUALMENTEoutros planetas do Sistema Solar sigam trajectórias elípticas emvolta do Sol.Desde então têm sido elaborados diversos modelos, todos elescomplexos, mas nenhum definitivo.Sabe-se hoje que nem a Terra, nem o Sol são o centro do Universo,mas sim que este último é o centro do Sistema Solar - conjunto deastros pertencente à nossa galáxia, a Via Láctea, uma entremilhões que existe no Universo!
  2. 2. Depois de leres atentamente os textos anteriores, responde às seguintes questões: 1 – Como se denomina a teoria defendida por Aristóteles e Ptolomeu? _______________________________________________________________ 2 – O que defendia a referida teoria? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3 – Como era considerada a Ciência nessa altura? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4 – O conceito de ciência será actualmente o mesmo? Justifica a tua resposta. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 5 – Quem foram os defensores da teoria heliocêntrica? _______________________________________________________________ 6 – O que defendia essa teoria? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 7 – Como reagiu a Igreja a essa teoria? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 8 – Como é vista a organização do Universo atualmente? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________A Professora:

×