Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
POO - 06 - Encapsulamento
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

0

Share

Download to read offline

Java: Encapsulamento e modificadores de acesso

Download to read offline

Java: Encapsulamento e modificadores de acesso

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

Java: Encapsulamento e modificadores de acesso

  1. 1. Java: Encapsulamento e Modificadores de Acesso Me. Arthur Emanuel de Oliveira Carosia
  2. 2. Como retornar a idade do cliente utilizando um método? Como evitar que seja atribuído uma idade negativa ao cliente? Como atribuir uma idade ao cliente usando um método?
  3. 3.  Caso haja a necessidade de se ter acesso a algum atributo, métodos devem ser fornecidos para isso  Métodos que provêem acesso ao valor do atributo possuem GET no seu prefixo.  Métodos que modificam valores de atributos possuem SET no seu prefixo.
  4. 4. Como alterar o retorno do saldo para que seja levado em consideração o limite da conta? Implemente o método depositar Como evitar que seja depositado valor negativo na conta? Crie uma classe Principal que faça uso da classe Conta e use todos os seus métodos.
  5. 5.  Os construtores são usados para inicializar objetos de uma classe, dando aos atributos o estado inicial que se quer que os mesmos tenham  Um construtor: ◦ Tem o mesmo nome da classe ◦ Pode ter um ou mais parâmetros ◦ Sempre é chamado através do comando new ◦ Não retorna valor ◦ Não podem ser explicitamente chamados como um método da classe
  6. 6.  Public ◦ Uma declaração com o modificador public pode ser acessada de qualquer lugar e por qualquer entidade que possa visualizar a classe a que ela pertence.  Private ◦ Os membros da classe definidos como não podem ser acessados ou usados por nenhuma outra classe. Esse modificador não se aplica às classes, somente para seus métodos e atributos. Esses atributos e métodos também não podem ser visualizados pelas classes herdadas.  Protected ◦ O modificador protected torna o membro acessível às classes do mesmo pacote ou através de herança, seus membros herdados não são acessíveis a outras classes fora do pacote em que foram declarados.  default (padrão): ◦ A classe e/ou seus membros são acessíveis somente por classes do mesmo pacote, na sua declaração não é definido nenhum tipo de modificador, sendo este identificado pelo compilador.
  7. 7.  Nomeie a Classe  Normalmente as classes são públicas  Insira os atributos da classe  Normalmente os atributos são privados  Faça seus respectivos métodos Get e Set para os atributos que necessitarem  Crie os construtores da classe  Implemente os métodos necessários
  8. 8.  Escreva uma classe Circulo, que contenha: • raio inteiro e centro em inteiros x e y. • método que retorna a área • método que retorna a circunferência  Crie para cada atributo seus métodos get e set  Crie o construtor sem parâmetro da classe círculo, inicializando todos os valores como 0.  Crie um construtor com 3 parâmetros, o raio, x e y.  Teste a classe em uma classe Principal.
  9. 9.  Modele um funcionário. Ele deve ter o nome do funcionário, o departamento onde trabalha, seu salário (double), a data de entrada no banco (String) e seu RG (String).  Crie os métodos get e set para cada atributo e também crie um construtor vazio e outro que receba todos os atributos de funcionário.  Teste a classe em uma classe Principal.
  10. 10.  Classe: Pessoa  Atributos: nome, idade.  Método: void fazAniversario()  Implemente os métodos get e set de cada atributo e também crie seus construtores.  Teste a classe em uma classe Principal.
  11. 11.  É usado para a criação de uma variável que poderá ser acessada por todas as instâncias de objetos desta classe  Quando seu conteúdo é modificado numa das instâncias, a modificação ocorre em todas as demais.
  12. 12.  A linguagem Java permite agrupar classes em uma coleção chamada pacote ◦ Ao escrever um pacote é preciso colocar o nome do pacote no topo do arquivo-fonte que declara a classe ◦ Um pacote reflete uma estrutura de diretórios ◦ Um pacote é declarado usando-se a palavra-chave package  Para se usar um pacote criado, usa-se: import pacote.*
  13. 13.  Defina uma classe para representar um candidato a uma eleição, com atributos para armazenar o nome do candidato e o número de votos, ambos privados. Defina um método de acesso para cada atributo, um método para incrementar o número de votos do candidato e um construtor para a classe que recebe como argumento o nome do candidato e inicializa o número de votos com zero.
  14. 14.  Desenvolva um programa que cria um candidato com nome de sua escolha. Em seguida, deve ser lido um nome. Se o nome lido for o do seu candidato, incrementar o contador de votos. No final, imprimir o nome do candidato e o total de votos.
  15. 15. Jsp, Servlets e J2EE. André Temple, Rodrigo Fernandes de Mello, Danival Taffarel Calegari and Maurício Schiezaro. Disponível em: www.inf.ufsc.br/~bosco/downloads/livro-jsp- servlets-j2ee.pdf. W3Schools. Disponível em: http://www.w3schools.com/. Apostila de Java. Caelum. Disponível em: http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/. DEITEL, Paul J.; DEITEL, Harvey M. Java - como programar. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Referências
  16. 16. Java Me. Arthur Emanuel de Oliveira Carosia

Java: Encapsulamento e modificadores de acesso

Views

Total views

989

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

11

Actions

Downloads

50

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×