Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Roteiro do relatório 2013.1

2,132 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Roteiro do relatório 2013.1

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS (LICENCIATURA A DISTÂNCIA), DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO IIRELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II NOME DO ALUNO: PROFESSORA SUPERVISORA-ORIENTADORA: MS Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar Feitosa Tutora a distância Aline de Sousa Silva JOÃO PESSOA - PARAÍBA 2013.1
  2. 2. NOME DO ALUNORELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Relatório referente à Disciplina Estágio Supervisionado II do Curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura a Distância), como requisito do Estágio Obrigatório Supervisionado e de todas as atividades desenvolvidas durante a disciplina. Supervisão de Estágio Profa. Dra. Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar Feitosa JOÃO PESSOA - PARAÍBA 2013.1
  3. 3. CABEÇALHO DE IDENTIFICAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Consiste em uma apresentação, Justificativa, Considerações Gerais sobre o trabalho desenvolvido; Fundamentação Teórica / Marco teórico: deve constar de uma abordagem inicial ao relatório enfatizando a importância do estágio supervisionado para a formação do educador, em particular na área das Ciências Naturais, assim como da situação do ensino de Ciências. O aluno deve utilizar os textos construídos sobre o ensino de Ciências e a formação docente para o século XXI para enriquecer o contexto teórico deste item. 2. OBJETIVOS (geral e específicos) 3. CONTEXTO ESCOLAR E CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Descrever o contexto da escola de seu estágio (espaço físico e composição profissional, alunos, atividades cotidianas). Descrição pedagógica a partir das informações obtidas na investigação sobre o PPP escolar, associado a suas apreensões durante seu contato com a escola no período do estágio. Observar, os tópicos que seguem: 3.1 Informar sobre características que envolvem a escola, os professores e alunos. 3.2 Aspectos relacionados ao Projeto Político Pedagógico da Escola, suas impressões a partir da análise sobre os indicativos para as atividades curriculares. 4. OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADES DOCENTES Relatar sobre as aulas observadas, analisar de forma crítica e reflexiva a experiência de OBSERVADOR(A), tentando apreender os potenciais e limites do exercício docente (incluir em anexo de observação); Este item corresponderá ao texto elaborado a partir das observações feitas.
  4. 4. 5. PLANEJAMENTO DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE TRABALHO (REGENCIA DE CLASSE) Refletir sobre o papel do professor para a qualidade do ensino enfocando o planejamento como instrumento pedagógico imprescindível neste processo. Plano de Ensino do professor de Ciências e descrever sobre a construção do seu plano de ensino. Planejamento das atividades de regência: (material usado no planejamento deve ser anexado ao relatório)  Uma aula em uma das séries (7º ano): descrever os Procedimentos, os Conteúdos trabalhados com seus respectivos objetivos, as Metodologias utilizadas, recursos e formas de avaliação dos alunos; Deve ser escrito em forma textual, fazendo uma síntese do conteúdo que você elaborou no plano de ensino; incluir também nos apêndices os textos-resumos dos conteúdos ministrados no estágio;  Uma oficina pedagógica realizada em uma das séries (8º ano): descrever os Procedimentos, os Conteúdos trabalhados com seus respectivos objetivos, as Metodologias utilizadas, recursos e formas de avaliação dos alunos; Deve ser escrito em forma textual, fazendo uma síntese do conteúdo que você elaborou no plano de ensino; incluir também nos apêndices os textos-resumos dos conteúdos ministrados no estágio;  Atividades práticas abordando conteúdos de Ciências (7º e 8º anos) – práticas de experimentação, simulações, estudo de campo, etc. desenvolvendo conteúdos disciplinares contextualizados na perspectiva de uma educação científica. Relatar todos os passos e atividades realizadas na regência – aulas, oficinas temáticas e atividades práticas (turmas de Ciências dos 7° e 8º anos): quando e como iniciou; procedimentos de diagnóstico dos conhecimentos anteriores dos alunos; condição de conhecimento dos conteúdos, nível de abordagem; procedimentos de interação e aproximação com os alunos; característica das relações aluno x aluno; aluno x professor; aluno x estagiário e estagiário x professor; metodologias utilizadas no desenvolvimento das aulas explicitando também os procedimentos avaliativos; resultados alcançados em termos de aprofundamento dos conteúdos, conceitos e procedimentos, assim como a média geral dos alunos; possíveis falhas, suas causas e conseqüências ao processo de ensino e aprendizagem. Incluir analise de todas as avaliações organizadas nesta atividade de regência. Destacar suas impressões profissionais e apontar sugestões.
  5. 5. 6. PERCEPÇÕES FINAIS E SUGESTÕES Abordagens finais com todas as suas impressões acerca do estágio de acordo com cada uma das fases desenvolvidas. O aluno deve utilizar (citar) os textos utilizados e os indicados pelo professor para discutir sobre o Ensino de Ciências Naturais. Discuta sobre: aspectos importantes do estágio para sua formação profissional; realidade do ensino de Ciências da escola; as possíveis causas e conseqüências dessa realidade e o que e como poderia ser melhorado; Refletir sobre as demandas educacionais emergentes, sobre a necessária reforma do pensamento e da imprescindível busca por aprendizagens significativas. Sugerir um perfil profissional do professor do século XXI – compatível com os desafios atuais, especificamente para o ensino de Ciências. 7. REFLEXÃO CRÍTICA Apresentar sua análise sobre o desempenho de todos que participaram das atividades da disciplina (tutor, professor, coordenadores, colegas e colaboradores – comunidade escolar, etc.). Apresentação de opinião pessoal a respeito da experiência vivenciada; Apresentação de sugestões que possam servir de subsídios para estágios posteriores; Faça também uma análise crítica do estágio como um todo, lançando inclusive sugestões para o seu aprimoramento. Sua opinião é importante para orientar nossas atividades. 8. REFERÊNCIAS Incluir todas as fontes citadas e consultadas obedecendo as normas da ABNT. 9. ANEXOS 9.1 Roteiro de estudo orientado sobre o PPP – caracterização preenchida; 9.2 Ficha de Observação Atividade Docente; 9.3 Planos de Ensino; 9.4 Planos de Aulas; 9.5 Planejamento de Oficina executada durante o estágio; 9.6 Protocolos de atividades experimentais e/ou dos roteiros de orientação aos estudos de campo; 9.7 Ficha de Avaliação da Regência de Classe 9.8 Ficha de Auto-Avaliação da Regência.

×