Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Caso de Sucesso EUA - Raisman

1,219 views

Published on

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Caso de Sucesso EUA - Raisman

  1. 1. 1 - A EmpresaRaisman Brasil Fundada em 1985.Raisman/USA foi fundada em Novembro de 2007 emMiami /FL USA.Iniciou a operação nos EUA com 1 funcionários eatualmente conta com 16 colaboradores.Iniciou incubado na APEX, hoje esta instalada em umaárea de 1.500 m2 de armazém e 300 m2 de aéreaadministrativa.Em 2 anos a empresa já mudou seu armazém 3 vezes.As vendas de 2008 para 2009 – TriplicaramDe 2009 para 2010 – DobraramDe 2010 para 2011 – Previsão é de dobrar novamente.
  2. 2. Mercado em 2008 – A Raisman atendia 5clientes nos Estados UnidosMercado em 2011 – Atualmente tem umacarteira 52 clientes nos Estados Unidos e 78Clientes fora dos Estados UnidosLinha de produtos em 2008 – 430 ItensLinha de produtos em 2011 – 1760 itens
  3. 3. Coincidência A Raisman surgiu de uma necessidade. A mistura do Etanol na Gasolina. A empresa desenvolveu um produto que suportasse o ataque do Álcool nas pecas dos carburadores (um dos maiores problemas no momento) e patenteou a idéia e se tornou um dos maiores fabricantes de pecas de carburadores. Coincidentemente com o período em que a Raisman esta abrindo as portas no mercado Americano, este mercado também esta abrindo as portas para o Etanol. Como a Raisman domina o “problema” isto se tornou uma importante ferramenta e nos deu também muita segurança em expandir no mercado e aproveitar a oportunidade do momento.
  4. 4. 2 – Quando e porque abrir a Empresanos Estados Unidos? 2.1 – Os Estados Unidos é o maior mercado de Jardinagem e Náutica do mundo 2.2 – Não perder mais mercado. Desde 2005 com a entrada da concorrência Asiática a Raisman estava perdendo mercado. Em 2006 a entrada dos asiáticos no mercado mundial na linha de jardim e náutica, foi muito mais agressiva 2.3 – Oferecer soluções logísticas para os clientes atuais (5 ) , entender melhor o mercado e aumentar a carteira de clientes.Vendendo do Brasil o cliente Americano esperava ateh 120 diaspara receber o produto.
  5. 5. 2 – Quando e porque abrir a Empresanos Estados Unidos? 2.4 – Aumentar o mix de produto, estando mais atentos ao mercado e suas mudanças e também complementando as linhas existentes. O Produto vendido no mercado Brasileiro, pode não servir nos EUA, eh preciso estudar bem o mercado e também entender os costumes dos clientes e usuários, assim desenvolver novos produtos. Se você não esta no mercado pode perder boas oportunidades, ou chegar atrasado! Você nunca vai ser o pioneiro. 2.5 – Inserção da marca Raisman nos EUA. Até 2008 todas as vendas eram realizadas com Marcas Próprias dos clientes, 2.6 – Apesar do momento atual do Brasil ser bom, é importante uma empresa não depender apenas de um mercado.
  6. 6. 3 – Dificuldades e Facilidades Encontradas 3.1 – Dificuldades 3.1.1 Preconceito, patriotismo Muitas vezes somente ao escutar o sotaque que não era americano, os clientes desligavam o telefone, já reclamaram que a falta de emprego nos EUA era por culpa nossa dos estrangeiros. Ex. O Americano muitas vezes se priva de comprar rum carro melhor ou mais barato para comprar um FORX / GM 3.1.2 Idioma Percebemos que nas negociações, faz muita falta você ter o domínio total to idioma , caso contrario o cliente não se sente confortável e seguro ao trabalhar com você. 3.1.3 Americanização da empresa É preciso tornar a empresa com personalidade americana, desde a forma de abordar o cliente, atender ao telefone, se vestir, escrever, de cobrar um cliente.
  7. 7. 3 – Dificuldades e Facilidades Encontradas 3.1 – Dificuldades 3.1.4 Mercado Fechado Uma empresa nova em um mercado já maduro e fechado, precisa se esforçar muito para ser aceita. 3.1.5 Intolerância Depois de ter um problema, de qualidade, atraso, produto errado, por exemplo, é muito difícil reverter, praticamente não é tolerável o erro, é muito perfeccionista.
  8. 8. 3 – Dificuldades e Facilidades Encontradas 3.2 – Facilidades 3.2.1 – Crise nos EUA Sem duvida a crise nos Estados Unidos que iniciou em 2008 e se agravou em 2009 abriu muitas portas. 3.2.2 - Governo Seria injusto não mencionar a facilidade que o empresário tem nos Estados Unidos para fazer negocio. Em todas as áreas da empresa, recursos humanos, contabilidade, contas a receber. Contas a pagar, abertura e fechamento de empresa, contratação de empregados, compra de maquinas. Tudo é muito fácil, e sem burocracias
  9. 9. 3 – Dificuldades e Facilidades Encontradas 3.2 – Facilidades 3.2.3 – Estrutura Nos EUA as estruturas para feiras, viagem , transporte de mercadoria (aéreo / marítimo/ Rodoviário / Ferroviário) são excelentes e um custo logístico muito competitivo. 3.3.4 – Segurança Em todos os sentidos, desde sua chegada e saída do trabalho ao assalto de mercadoria e de empresas e também a estrutura de policia, bombeiros
  10. 10. 4 – Curiosidades sobre o Mercado Pessimismo Particularmente eu penso que o Americano é prevenido até demais. Eles geralmente fazem seguro para tudo. E pensa em tudo que poderá vir a dar errado. Pode ser até uma qualidade, mas é estranho e as vezes as empresas ficam engessadas. Sinceridade Negociação muito aberta, sem jogo. Eles quando colocam um preço objetivo ou uma necessidade você não precisa duvidar, são muito sinceros e honestos. Objetividade Os executivos de uma forma geral , são muito sérios, eles iniciam a reunião direto no assunto a ser resolvido, e também são muito objetivos nas decisões.
  11. 11. 5 – Porque a Raisman conseguiu Crescer ? 5.1 – Estudo do mercado A primeira missão, quando chegamos nos EUA foi mapear o mercado, entender como funciona, quem são os concorrentes quem são os clientes, como eles jogam, como atuam.EX Pesquisa da Apex 5.2 – Estratégia Segundo e muito importante objetivo é você ter uma estratégia, você precisa saber exatamente onde você quer chegar. O mercado eh muito grande, são 50 estados consumidores, todos com grande possibilidades, por isto eh preciso ter um foco.
  12. 12. 5 – Porque a Raisman conseguiu Crescer ? 5.2 – Estratégia A Raisman decidiu se posicionar como um CENTRO DE DISTRIBUICAO Os distribuidores são nossos clientes, então não poderíamos concorrer com eles e nem permitir que eles nos qualificassem desta forma. Como centro de distribuição das Fabricas, somos um anexo da fabrica, um facilitador de negócios, entre a fabrica e o cliente.
  13. 13. 5 – Porque a Raisman conseguiu Crescer ? 5.2 – Estratégia A Raisman decidiu se posicionar como um CENTRO DE DISTRIBUICAO Os distribuidores são nossos clientes, então não poderíamos concorrer com eles e nem permitir que eles nos qualificassem desta forma. Como centro de distribuição das Fabricas, somos um anexo da fabrica, um facilitador de negócios, entre a fabrica e o cliente.
  14. 14. 5 – Porque a Raisman conseguiu Crescer ? 5.3 Produto Durante dois anos desenvolvemos produtos que atendessem ao mercado dos EUA, Inicialmente os clientes nos qualificavam como uma fabrica com produtos para o Brasil e que fabricava algumas pecas para o mercado americano. Hoje somos conhecidos como uma fabrica voltada ao mercado dos EUA
  15. 15. 5 – Porque a Raisman conseguiu Crescer ? 5.4 – Se diferenciar no Mercado Para entrar e consolidar no mercado foi preciso se diferenciar. Se não nos identificamos como distribuidor e sim como fabrica, nossos concorrentes são os Asiáticos, principalmente. E como concorrer com eles? Preço ? impossível. Decidimos focar em vender um serviço. Ou seja uma fabrica que agrega o serviço de enviar a mercadoria ao EUA, armazenar, embalar de acordo com a necessidade do cliente, entregar na porta dele em 2 dias úteis
  16. 16. 5 – Porque a Raisman conseguiu Crescer ? 5.4 – Se diferenciar no MercadoOferecemos aos clientes as vantagens abaixo: Compras menores e mais freqüentes Não precisar pagar a mercadoria antes do embarque Diminuir risco financeiro Evitar atrasos de produção Não ter Atrasos logísticos, embarques, “famoso canal vermelho” Diminuir o estoque e aumentar a rotatividade Não precisar ir a China, ou Índia, ou Brasil, ele recebe visita anual dos nossos vendedores, e estamos todos anos nas feiras
  17. 17. 5 – Porque a Raisman conseguiu Crescer ? 5.5 – Qualidade A Raisman já passou por ajustes para chegar ao nível de qualidade atual, e somente depois destes ajustes, colocamos o produto com a nossa marcar e expomos no mercado Americano. Um problema serio de qualidade, dificilmente esquecido pelo mercado.
  18. 18. 6 – Perspectiva futura A Raisman USA é uma idéia que deu certo, é uma empresa lucrativa, competitiva, bem estruturada, bem organizada, uma ótima linha de produtos. Pretendemos vender este serviço para outros mercados, na forma de franquia. O projeto já esta em andamento, no México/ África do Sul / Argentina / 2 nos Estados Unidos. Como vai funcionar.- A Raisman USA vai ter um Catalogo , web site, banco de dados, estoque e vai entregar toda esta estrutura pronta ao parceiro em cada região. Estas franquias que já estão em funcionamento, são de antigos clientes que gostaram e acreditaram na facilidade de colocar o projeto em andamento. O que exigimos do franqueando é o conhecimento do mercado.
  19. 19. 7 – Centro de negócios Miami APEX Nos proporcionou as melhores condições possíveis de trabalho. Desde a estrutura física, com ótimas instalações até o atendimento personalizado de seus colaboradores. Sem divida, sem a APEX, a Raisman Corp teria enormes dificuldades. Como empresário, sabemos que o momento mais difícil é o inicio, e neste inicio que foi a fase mais difícil fomos muito bem assessorados. Sempre atendidos de forma extremamente dedicada, profissional e ética. Em nome da Raisman Corp agradeço a APEX e indico a todos que pensam em abrir uma empresa nos EUA a procurar a acessória deles.
  20. 20. CONTATO Raisman Corporation 1628 NW 82 AV – Miami FL 33126 Alex.Rodrigues@raisman.com Phone: 1 305 505 0112

×