Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Coulomb

2,040 views

Published on

Biografia, e Leis Físicas

Published in: Education
  • Be the first to comment

Coulomb

  1. 1. Vida Pessoal, Teorias e sua Importância na Física
  2. 2. Biografia Coulomb nasceu em uma famíliaabastada. Seu pai se chamavaHenri Coulomb e suamãe, Catherine Bajet. Sua famíliatinha se mudado para Paris, e láCoulomb estudou na prestigiadaescola Collège des Quatre-Nations. Os cursos dematemática de lá, por PierreCharles Le Monnier, motivaramCoulomb a seguir a carreiramatemática.
  3. 3. Cont... Coulomb nasceu em 14 de junho de 1736. Seu pai, HenryCoulomb, e sua mãe, Catherine Bajet, vinham de famílias muitoconhecidas na região de Angoulême, capital de Angoumois, nosudoeste da França. Após receber a educação básica em sua cidadenatal, a família de Coulomb mudou-se para Paris e este continuouseus estudos no Colégio Mazarin, vindo a receber o melhor ensinoem Matemática, Astronomia, Química e Botânica. Durante esteperíodo, seu pai perdeu todo o seu dinheiro devido a mausinvestimentos financeiros e decidiu ir para Montpellier, sendo quesua mãe permaneceu em Paris. Entretanto, devido adesentendimentos entre Coulomb e sua mãe a respeito de suacarreira, cujos interesses incluíam a Matemática e aAstronomia, Coulomb optou por partir para Montpellier com seupai. Lá, entrou para a Sociedade de Ciências em 1757.
  4. 4. Em um de seus trabalhos mais famosos,Coulomb trata do equilíbrio de torção. Neste,ele mostra como a torção poder viabilizarmedidas de forças muito pequenas comgrande precisão e descreve um método queutiliza fibras de diversos materiais, que foi umaperfeiçoamento da balança de torção,utilizada por Cavendish para medir a atraçãogravitacional. Em 1779, Coulomb foi enviado a Rochefort para colaborar com o Marquês de Montalembert na construção de uma fortaleza. Esse marquês, assim como Coulomb, possuía grande reputação entre os engenheiros militares. Durante esse período, Coulomb aproveitou para continuar seus estudos e conquistou o grande prêmio na Academia de Ciências em 1781 (já havia conquistado outro em 1777 graças a um trabalho sobre o magnetismo terrestre) devido à sua teoria do atrito nas máquinas simples.
  5. 5. Além disso, estudou as cargaselétricas pontuais e a distribuiçãode cargas em superfícies de corposcarregados. Em 1789 teve início aRevolução Francesa, ocasionandomuitas modificações nasinstituições às quais Coulombestava ligado. A Academia deCiências foi dissolvida, dandoorigem ao “Instituto da França”.Coulomb também se aposentou doExército passando a realizar suaspesquisas em uma casa ele possuíaperto de Blois. Em 1802 assumiu oposto de inspetor geral deInstrução Pública, cargo queocupou até o final da sua vida.Coulomb morreu em Paris a 23 deagosto de 1806.
  6. 6. Lei de Coulomb  A Lei de Coulomb trata da força de interação entre as partículaseletrizadas, as partículas de mesmo sinal se repelem e as de sinais opostos se atraem.
  7. 7. Introdução Em muitos exercícios você pode encontrar o termocarga elétrica puntiforme, este termo se refere a umcorpo eletrizado que tem dimensões desprezíveis emrelação à distância que o separa de outro corpoeletrizado.As cargas elétricas positivas são atraídas pelas cargaselétricas negativas e as cargas com mesmo nome serepelem, este não é um conceito difícil de entender e, jáestudamos nos processos de eletrização.
  8. 8. Introdução A lei de Coulomb diz que a intensidade da forçaeletrostática entre duas cargas elétricas é diretamenteproporcional ao produto das cargas e inversamenteproporcional ao quadrado da distância que as separa.Esta, porem, não é uma afirmação tão fácil de aceitar,por isso vamos observar a equação que a explica.
  9. 9. É importante lembrar que utilizamos os módulos das cargaselétricas das partículas, ou seja, colocamos na fórmula apenas ovalor numérico, sem o sinal (que indica o sentido do vetor) destacarga.Podemos tirar algumas conclusões sobre a Lei de Coulombobservando a equação acima, que relaciona o valor da forçaelétrica de interação entre partículas eletrizadas com suas cargaselétricas e com a distância que as separa. A relação entre a força eas cargas é uma relação diretamente proporcional, ouseja, quanto maiores as cargas, maior será a força de interação. Arelação entre a força e distância é uma relação inversamenteproporcional, quando aumentamos a distância entre aspartículas a força elétrica diminui.
  10. 10. Mas... Que Importância isso têm?? A importância da Lei de Coulomb transcende a descrição das forças que atuam entre esferas e bastões carregados.
  11. 11. Essa lei, quando incorporada àestrutura da física quântica, descreveas forças que ligam os elétrons de umátomo ao seu núcleo, as forças queunem os átomos para formar asmoléculas e as forças que ligam osátomos e as moléculas entre si paraformar os sólidos e os líquidos.Assim, a maioria das forçasrelacionadas com nossa experiênciadiária que não é de naturezagravitacional é de natureza elétrica. A força transmitida por um cabo de aço é essencialmente elétrica, porque, se supusermos um plano imaginário que corta o cabo perpendicularmente, é apenas a atração elétrica entre átomos de lados opostos deste plano que impede o cabo de se romper. Nós mesmos somos um conjunto de núcleos e elétrons ligados numa configuração estável pelas forças de Coulomb.

×