Propriedades do ar

45,024 views

Published on

Published in: Education
9 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
45,024
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,572
Actions
Shares
0
Downloads
552
Comments
9
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Propriedades do ar

  1. 1. PROPRIEDADES DO AR
  2. 2. O AR O ar é matéria , (qualquer substância sólida, líquida ou gasosa que ocupa lugar no espaço) portanto tem massa (peso) e ocupa um lugar no espaço. Objetos que apresentam estar vazios, como um copo, estão cheios de ar. EXPERIMENTO 1: Vasilha com água, e garrafa de água mineral.
  3. 3. Propriedades do ar 1. COMPRESSÃO OU COMPRESSIBILIDADE: É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Quando empurramos o embolo, o ar vai sendo comprimido, isto é, o volume do ar de dentro vai diminuindo. À medida que o volume do ar diminui; a pressão exercida pelo ar dentro da seringa vai aumentando até ficar igual a pressão exercida sobre o embolo. Nesse momento não conseguimos apertá-lo mais.
  4. 4. Propriedades do ar 2. ELASTICIDADE: É a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando cessa a compressão. Sem compressão o embolo da seringa sobe. Aí, então, o ar volta a ter o seu volume inicial.
  5. 5. Propriedades do ar 3. EXPANSIBILIDADE: É a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o espaço disponível. O ar de alguns ambientes da casa ocupa todos os espaços, ele se expande. Por isso, quando uma substância volátil (pode se transformar em gás) entra em contato com o ar, sentimos o seu cheiro. Por exemplo: perfume, álcool, éter, etc...
  6. 6. O ar exerce pressão A imensa camada de ar atmosférico exerce pressão sobre tudo o que estiver na superfície da Terra. É a PRESSÃO ATMOSFÉRICA (pressão exercida pela camada de ar que envolve a terra). A medida que aumenta a altitude, a camada atmosférica vai ficando menos concentrada (ar rarefeito) e, portanto, a pressão diminui. A quantidade de gases é menor quanto maior a altitude. Assim, a pressão atmosférica ao nível do mar é maior do que, por exemplo, sobre a montanha.
  7. 7. Pressão atmosférica
  8. 8. Nós não sentimos os efeitos da pressão atmosférica porque o ar atmosférico penetra em nosso organismo; dos pulmões ele passa para o sangue e os outros líquidos do corpo, exercendo, de dentro para fora, uma pressão equivalente à pressão atmosférica.

×