Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Hamlet no holodeck

5,053 views

Published on

Apresentação do 1º capítulo do livro "Hamlet no Holodeck" de Janet H. Murray para a aula de Sistema de Hipermídia: Ambientes Imersivos.

Published in: Technology

Hamlet no holodeck

  1. 1. Hamlet<br />NoHolodeck<br />O futurodanarrativa no ciberespaço<br />Capítulo : O Beijo de Lorde Burleigh<br />Janet H. Murray<br />
  2. 2. O que é Holodeck ?<br /><ul><li>É um quarto negro com grades brancas.</li></li></ul><li>O que é Holodeck ?<br /><ul><li>Função: Executar programas e Holonovelas.
  3. 3. Holonovela: História programada pelo usuário, que interage com ela.</li></li></ul><li>O que é holodeck ?<br /><ul><li>Computador projeta simulações. Campos de força magnéticos transformam energia em matéria.</li></li></ul><li>O que é Holodeck ?<br /><ul><li>“Evolução” da RV e RA.
  4. 4. Ambiente de Interatividade.
  5. 5. Ambiente Imersivo Digital.
  6. 6. “Mais Real do que a Realidade” </li></li></ul><li>Narrativa No Ciberespaço<br /><ul><li>Distópicas:
  7. 7. Medo da Imersão que as narrativas causam.
  8. 8. Intensificado pelas mídias digitais.</li></li></ul><li><ul><li>Exemplos: Fahrenheit 451.
  9. 9. O Admirável Mundo Novo.</li></li></ul><li>Narrativa No Ciberespaço<br />“Por que as massas dóceis iriam querer uma forma narrativa que as ajudasse a melhor entenderem a si mesmas quando elas podem desfrutar de uma cena de amor ou de um sensual tapete de pele de urso, no qual ‘cada fio (...) pode ser sentido separada e distintamente’”. <br />
  10. 10. Narrativa No Ciberespaço<br /><ul><li>Utópicas :
  11. 11. Suporte não muda a função da narrativa.
  12. 12. Ajuda a refletir sobre nós mesmos.</li></li></ul><li>Narrativa No Ciberespaço<br /><ul><li>Exemplos: Star Trek
  13. 13. Ambas podem se concretizar.</li></li></ul><li>Conclusão<br /><ul><li>Ambiente de interação e imersão.
  14. 14. Não importa o suporte nem como a história é narrada. </li></li></ul><li>Conclusão<br /><ul><li>É o modo como o “leitor” se põe diante da história e de como ele tira proveito dela que diz qual visão foi concretizada.
  15. 15. Exemplo: a internet. </li></li></ul><li>Sistema de Hipermídia: Ambientes Imersivos Digitais<br /><ul><li>Seminário : Livro Hamlet No Holodeck
  16. 16. Autora : Janet H. Murray
  17. 17. Capítulo : O Beijo de Lorde Burleigh
  18. 18. TMD-PUC / 2°Semestre
  19. 19. Alunos :
  20. 20. Gabriela Freitas
  21. 21. Thiago Mittermayer
  22. 22. Professor : David Lemes</li>

×