Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação discipulado infantil

4,219 views

Published on

Apresentado por Taty Souza em Fevereiro de 2016

Apresentação discipulado infantil

  1. 1. “ Ide,portanto,fazei discípulos de todas as nações, Batizando-os em nome do PAI,do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Ensinando-os a guardar todas as Coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou Convosco todos os dias até a consumação do século. “ MATEUS 28.19 e 20
  2. 2. Podemos destacar 3 coisas nessa passagem bíblica: 1. Uma ordem 2. Três tarefas 3. Uma promessa
  3. 3. Discipular uma criança é prepará-la para a vida cristã,exercitando o seu fortalecimento espiritual. É despertar na criança por meio da Obra do Espírito Santo, o desejo de ser um imitador de Cristo.
  4. 4. O próprio JESUS em Lucas 14.25-35 destaca três condições que nos permitem tornar seus discípulos: 1. Amar a Ele sobre todas as coisas (v.26) 2. Estar pronto para morrer por Ele (v.27) 3. Deixar tudo o que tem por Ele (v.33) “ BASTA AO DISCÍPULO SER COMO SEU MESTRE “ Mateus 10.24-25
  5. 5. O discípulo não apenas aprende o ensino, mas aceita-o, dedica-se ao mestre, adere-se ao caminho e estilo de vida do seu mestre. O discípulo não é um processo imediato. Ele exige tempo e dedicação, o que requer objetivos claros nessa tarefa. Não se pode realizar nada, sem antes saber o que se deseja realizar (Planejamento de ensino).
  6. 6. Aqui estão destacadas as principais doutrinas que devemos ensinar as Crianças no discipulado e alguns alvos que devem ser alcançados no Processo de discipulado infantil: > COM RELAÇÃO A DEUS > COM RELAÇÃO A JESUS CRISTO > COM RELAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO > COM RELAÇÃO À BÍBLIA > COM RELAÇÃO AO PECADO > COM RELAÇÃO AO CAMINHO DA SALVAÇÃO > COM RELAÇÃO AO FUTURO > COM RELAÇÃO À VIDA CRISTÃ > COM RELAÇÃO A OUTROS ASSUNTOS DOUTRINÁRIOS
  7. 7. . Ore, apresente a Deus, fale com a liderança da sua igreja, forme uma equipe de trabalho e reserve local apropriado para o discipulado infantil; . As crianças poderão ser novas convertidas ou não; . Realize um cadastro dessas crianças; . Faça divisão de classe se possível. Proposta:
  8. 8. - Crianças de todas as faixas etárias serão acolhidas e receberão os primeiros conhecimentos sobre a vida com Deus. - Crianças de 9 anos até 11 anos de idade estarão incluídas nessa turma, salvo com alguma exceções,onde receberão um conhecimento mais aprofundado,com o objetivo de amadurecimento e fortalecimento de suas vidas espirituais. . Exceções: -Relacionadas ao nível de aprendizagem cognitiva; -Relacionadas ao nível de maturidade espiritual. Obs.: as duas condições não estão relacionadas diretamente à faixa etária mais sim ao desenvolvimento da criança com um todo,o ser e fazer da criança.
  9. 9. 1. Seguir o currículo proposto ao Discipulado Infantil AD Joinville. 2. Bíblia,harpa cristã,Kit de apoio e as revistas Os Amigos de Jesus, O Livro da Família (AMME Evangelizar). 3. Planejar o desenvolvimento das atividades,unidas à aplicação prática do ensino principal (Plano de aula, esboço).
  10. 10. . Recapitulação rápida do ensino anterior; . Atividade lúdica; . Devocional (oração, cânticos); . Atividade de sondagem para medir o nível de maturidade espiritual da criança com relação ao ensino do dia, a qual ajudará o discipulador no desenvolvimento da sua aula, possibilitando-o com a ajuda do Espírito Santo atender às necessidades específicas das crianças; . Lição bíblica.
  11. 11. INTRODUÇÃO: Atividade que prenda a atenção da criança (gancho), que traga a criança para dentro lição. – Desenvolvimento: Reflexão e Explicação do ensino principal através de atividades e exemplos práticos sempre se utilizando de referências bíblicas apropriadas. CONCLUSÃO: . Atividade e revisão, retomando a atividade de sondagem para descobrir se os objetivos do ensino principal foram alcançados; . Atividade de aplicação pessoal com embasamento bíblico; atividades práticas que ajuda- rão a fixar o ensino. Pois a criança aprende pelo ver, ouvir e praticar. . Para sala: atividades interativas – Exemplos: ilustrações, teatro, etc... . Para casa: atividades de registro – Exemplos: Devocional Semanal com Kit para execução em família (resgatando o culto doméstico).
  12. 12. TATIANE CRISTINA M. DE SOUZA Coordenadora Geral do Discipulado Infantil na Assembléia de Deus de Joinville

×