Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Informática aplicada à administração 1

473 views

Published on

A importância da informática nos processos administrativos.

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Informática aplicada à administração 1

  1. 1.  História da Computaçã o na Administraçã o  ERP  Tendências para o Futuro Prof. Andrey Martins andreymmartins@bol.com.br
  2. 2. 2 Conteúdos a serem vistos Informática Aplicada Sistemas Gerenciais ERP E-commerce
  3. 3. 3 História da Informática na Administração O que a informática tem a ver com Administraçã o? Quando as duas começaram a se relacionar?
  4. 4. 4 História da Informática na Administração Ábaco 3500 a.C. Primeira tentativa bem- sucedida de criar uma máquina de contar Dispositivo manual de cálculo Representa números no sistema decimal e realiza operações com eles
  5. 5. 5 História da Informática na Administração Ábaco
  6. 6. 6 História da Informática na Administração Computadores 1ªGeração (1940 – 1952) ►Computadores construídos à base de válvulas a vácuo ►Aplicados em campos científicos e militares. ►Utilizavam como linguagem de programaçã o a linguagem de máquina ►Armazenamento de dados era através da cartões perfurados.
  7. 7. 7 História da Informática na Administração Computadores 2ªGeração (1952 – 1964) ►Surgimento dos transístores ►As máquinas diminuíram muito em tamanho ►Aplicações passam além da científica e militar a administrativa e gerencial. ►Primeiras linguagens de programação. ►Fitas e tambores magnéticos passam a ser usados como memória.
  8. 8. 8 História da Informática na Administração Computadores 3ªGeração (1964 – 1971) ►Surgimento dos Circuitos Integrados (C.I.). ►Evoluçã o dos Sistemas Operacionais, multi- programaçã o, real time e modo interativo. ► Memória feita de semicondutores e discos magnéticos.
  9. 9. 9 História da Informática na Administração Computadores 4ªGeração (1971 – 1981) ►Surgimento do microprocessador, ►Redução no tamanho dos computadores ►Linguagens de alto-nível e nasce a teleinformática, transmissã o de dados entre computadores através de rede.
  10. 10. 10 História da Informática na Administração Computadores 5ªGeração (1981 – Atual) ►Surgimento da Inteligência artificial ►Conectividade ►Altíssima velocidade de processamento ►Alto grau de interactividade (Redes Sociais)
  11. 11. 11 História da Informática na Administração Pacote Office Word - 1983 Excel - 1985 Power Point - 1987 Pacote de programas para escritório criado pela empresa Microsoft.
  12. 12. 12 Sistemas Gerenciais ERP (Enterprise Resource Planning) Planejamento de Recurso Corporativo ► Integraçã o de todas as informações da empresa em um único programa. Principal ferramenta de apoio à decisã o. CRM ► Customer Relationship Management. Software para acompanhamento do relacionamento com clientes Outros Sistemas Gerenciais ► Projetos (MS Project), Recursos Humanos, Gestã o do tempo
  13. 13. Sistemas ERP Implantação e tendências de mercado
  14. 14. O que é um ERP ? Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), em inglês Enterprise Resource Planning (ERP) , são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
  15. 15. Benefícios • Ajuda na comunicação interna. • Agiliza a execução de processos internos • Diminui a quantidade de processos internos • Auxilia na elaboração de estratégias operacionais • Agiliza a obtenção de dados referentes a determinados cenários • Ajuda a lidar com grandes volumes de informação • Evita trabalho duplicado Desvantagens • Alto custo com aquisiçã o, customizaçã o e implementaçã o. • Longo prazo para uso estável, um ERP nã o é implantado da noite para o dia. • Treinamento e adaptaçã o de colaboradores. • Resistência ao novo : um ERP pode mostrar que certos paradigmas devem ser quebrados
  16. 16. Desenvolver ou comprar pronto ? Como decidir ? •Analisar a necessidade da empresa e mapear processos mais críticos •Consultar fornecedores •Mensurar custos, suporte e manutençã o
  17. 17. Comprando um ERP de mercado Vantagens • Casos comprovados de sucesso • Muitas empresas nã o possuem recursos de TI qualificados, a empresa fornecedora já está com todo o conhecimento a ser implementado. Desvantagens • Alto custo de implementaçã o. • Comprar um ERP pronto nã o significa que ele vai fazer tudo que sua empresa precisa, ele apenas faz os processos mais genéricos e o resto é preciso ser customizado, aumentando seu custo e prazo . • Pesquisando os principais ERPs do mercado hoje, a maioria é baseado em plataformas desktop ,ambiente cada vez mais instável e propenso a extinçã o no mundo corporativo.
  18. 18. Desenvolvendo o ERP internamente “É preciso que alguém com poder decisivo acredite na importância, necessidade e valor agregado de se desenvolver um ERP.” “Com o desenvolvimento interno, é possível deixar o ERP totalmente flexível ao negócio da empresa.” Por onde começar ? • Devido sua complexidade, desenvolver um ERP necessita de um projeto bem definido. • É necessário também um gerente de tecnologia ou gerente de projetos com conhecimento de processos de TI inseridos ao negócio da empresa. Profissionais de TI (desenvolvedores ou analistas) qualificados. • Profissionais da empresa em questã o que conheçam o negócio e saibam transmitir esse conhecimento que vai transformar-se em software.
  19. 19. 19
  20. 20. Qual tecnologia escolher ? Cliente Servidor Aplicação WEB Um software instalado em uma maquina de usuário se comunica com outro software instalado em outra máquina que representa o servidor de dados da aplicação. Um computador representa o servidor e a Aplicação pode ser acessado de qualquer Maquina que possua um navegador de Internet e esteja conectado na mesma rede
  21. 21. É seguro desenvolver um ERP para plataforma WEB ? • Uma aplicaçã o web pode está disponível em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. • É necessário apenas um computador de alto custo para servidor e os demais apenas um navegador. “A segurança depende de quem desenvolve e não da tecnologia aplicada.”
  22. 22. O que se pode fazer na plataforma WEB ? Usar recursos de telecomunicações É possível através de uma aplicaçã o WEB efetuar ligações, e as mesmas já serem tarifadas e automaticamente alimentar dados no departamento financeiro de uma empresa. Usar recursos multimedia Uma empresa pode se beneficiar de um ERP WEB para fazer reuniões através de video conferência rompendo limites geográficos “A plataforma WEB hoje converge com todas as tecnologias e a baixo custo.” O que não se pode fazer na plataforma WEB hoje ?
  23. 23. Tendências de mercado: o futuro dos ERPs Crescimento da Internet no Brasil
  24. 24. Tendências de mercado: o futuro dos ERPs Mobilidade • 57,2 % de todo o tráfego de internet no Brasil vem de dispositivos móveis. • Esse percentual representa uma fraçã o superior a toda a internet tradicional em 2010. • Mais De 90 milhões de usuários conectados em dispositivos móveis hoje no Brasil
  25. 25. ERP Mobile : convergência total Mobile inserido no negócio Pagamentos Localização Websites
  26. 26. 26

×