Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Economia e mercado 3

177 views

Published on

Microeconomia e Macroeconomia.

Published in: Economy & Finance
  • Be the first to comment

Economia e mercado 3

  1. 1. ECONOMIA E MERCADO 3 Prof. Andrey Martins andreymmartins@bol.com.br
  2. 2. ECONOMIA Economia é a ciência da escolha , quando os recursos são escassos, ou seja, insuficientes para satisfazer necessidades e desejos ilimitados dos indivíduos. Estudar Economia é estudar o processo de TOMADA DE DECISÃO em um ambiente de ESCASSEZ. Assim, o economista analisa o comportamento individual ou coletivo, partindo da hipótese de que os indivíduos cotidianamente possuem objetivos atingíveis e tendem a escolher a melhor forma para alcançá-los. Essencialmente, é essa a racionalidade econômica.
  3. 3. HOMEM  O objeto de estudo da Economia é o HOMEM e suas NECESSIDADES  Satisfação de suas necessidades - Na prática, o homem nunca está satisfeito e não há recursos disponíveis para todos.  Surge a ESCASSEZ. Recursos Escassos Necessidades Ilimitadas QUESTÕES BÁSICAS RELACIONADAS À ECONOMIA Problemas econômicos: Tríade de problemas econômicos
  4. 4. QUESTÃO DA ESCASSEZ E PROBLEMAS ECONÔMICOS  É necessário fazer escolhas!  O QUE E QUANTO PRODUZIR?  Quais desejos e necessidades serão satisfeitos e em que quantidade? + bens de consumo ou + bens de capital?  COMO PRODUZIR?  Técnica para conseguir o Máximo de produção com a menor quantidade de produtos. Métodos capital-intensivo? Mão de obra- intensivo? Terra- intensivo?  PARA QUEM PRODUZIR?  Quem será o beneficiário da produção? Como o produto será distribuído? Trabalhadores? Capitalistas? Proprietários de terra? Pense... O que você irá fazer com seu 13º salário? Viajar? Pagar contas atrasadas? Comprar um produto? Tudo é questão de ESCOLHA!
  5. 5. ELEMENTOS DO CENÁRIO ECONÔMICO
  6. 6. ELEMENTOS DO CENÁRIO ECONÔMICO
  7. 7. MACROECONOMIA  A MACROECONOMIA é a parte da teoria econômica que estuda a atividade da economia (como, por exemplo, hábitos de produção, consumo e acumulação de bens) de um grupo de indivíduos, famílias, empresas e comunidades, sendo que estes grupos podem formar cidades, estados ou países.  Podemos considerar três agregados econômicos fundamentais: Produto, Renda e Despesa.  Produto é a somatória de todos os bens produzidos por uma sociedade em um determinado período de tempo  Renda é a somatória da remuneração das pessoas de uma sociedade em um determinado período de tempo.  Despesas é a somatória dos gastos efetuados pelas pessoas e empresas na compra de produtos ou serviços.
  8. 8. MERCADOS DA MACROECONOMIA
  9. 9. MERCADOS DA MACROECONOMIA
  10. 10. FINALIDADES DA MACROECONOMIA
  11. 11. FINALIDADES DA MACROECONOMIA
  12. 12. CONCEITOS DA MACROECONOMIA
  13. 13. CONCEITOS DA MACROECONOMIA
  14. 14. CONCEITOS DA MACROECONOMIA
  15. 15. CONCEITOS DA MACROECONOMIA
  16. 16. CONCEITOS DA MACROECONOMIA
  17. 17. IMPOSTOS
  18. 18. CONCEITOS DA MACROECONOMIA
  19. 19. CONCEITOS DA MACROECONOMIA
  20. 20. 2015
  21. 21. MICROECONOMIA  A microeconomia nos traz conceitos menos amplos. Quando abordamos a microeconomia, observamos que ela se refere ao estudo dos comportamentos de consumo das pessoas, das famílias e das empresas; e ao estudo da produção de bens e serviços, formação dos preços e fatores da produção relacionados a estes indivíduos, famílias e empresas.  A microeconomia trata da atividade econômica de pessoas, famílias, ou seja, de pequenas unidades da sociedade, enquanto a macroeconomia trata da atividade econômica de uma sociedade como um todo.  Cada um de nós como cidadãos contribuímos para que a macroeconomia do país se fortaleça a partir do fortalecimento da microeconomia, aquela relacionada à nossa vida cotidiana.
  22. 22. AGENTES ECONÔMICOS
  23. 23. NECESSIDADES
  24. 24. NECESSIDADES Secundárias: São aquelas vinculadas ao Desejo ou ao impulso. Coletivas: São aquelas que se referem aos serviços públicos.
  25. 25. FATORES DE PRODUÇÃO  Quando citamos fatores de produção, devemos nos lembrar de alguns elementos que são essenciais para a atividade econômica, ou seja, extremamente necessários para produzir algo ou realizar algum tipo de serviço. Os fatores de produção são:
  26. 26. FATORES DE PRODUÇÃO
  27. 27. FATORES DE PRODUÇÃO
  28. 28. FATORES DE PRODUÇÃO
  29. 29. SETORES DE PRODUÇÃO
  30. 30. SETORES DE PRODUÇÃO
  31. 31. SETORES DE PRODUÇÃO
  32. 32. CONCORRÊNCIA PERFEITA
  33. 33. MONOPÓLIO
  34. 34. INTERESSES DO MERCADO
  35. 35. LEI DA PROCURA

×